COMENTÁRIOS SOBRE OS VENCEDORES DO XV PRÊMIO CARLOS GOMES DE ÓPERA E MÚSICA ERUDITA.

  
   

   O Theatro Municipal de São Paulo abriu as portas para a entrega do XV Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita na noite do dia 27 de Agosto. No belo saguão, fotógrafos procuravam celebridades para cliques imortais, muitos "papagaios de pirata" tentavam aparecer nas fotos. O povo era só elegância e garbo. Artistas se abraçavam como se fossem amigos de infância, muito exagero nos gestos.
   A convidada para apresentar o prêmio foi a grande atriz Beatriz Segall, quem não se lembra dela como Odete Roitman. A personagem fez um enorme sucesso nos anos 80 e até em reapresentações tem bom Ibope. Nossa querida atriz se atrapalhou toda, confundiu tudo . Na hora de anunciar nomes e intercalar com vídeos foi um desastre, ar de constrangida a todo o momento. Certa hora ela mesmo se desculpa e diz não ter ensaiado. Uma apresentação confusa.
  O Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita esse ano apresentou justiça no resultado, os melhores foram agraciados. Fica uma única ressalva, Martin Muehle merecia ganhar o prêmio de melhor cantor solista. O vencedor  Fernando Portari, é um dos melhores tenores do Brasil , mas no ano de 2011 entendemos que Martin Muehle foi o cara. Sua apresentação na ópera A Valquíria foi única e inesquecível.
   O grande vencedor da noite foi a ópera O Menino e os Sortilégios, faturou o prêmio de melhor cenário, figurino, iluminação, direção de cena e espetáculo de ópera. Luiz Fernando Malheiro ganhou como melhor regente de ópera pela grande regência na ópera A Valquíria de Richard Wagner.  Prêmio mais que justo , ano que vem deve ganhar de novo, seu Crepúsculo dos Deuses foi  soberbo.
   Ligia Amadio ganhou o prêmio de melhor regente, a maestrina merece. Fez da Orquestra Sinfônica da USP uma grande orquestra, com repertório variado e a introdução de compositores nacionais. Deu musicalidade e corpo ao conjunto e recebeu como prêmio a demissão no começo do ano. Uma tremenda sacanagem da direção da Orquestra Sinfônica da Universiade de São Paulo. Em seu último concerto  com a OSUSP sequer pode falar ao microfone . Não se intimidou e soltou o verbo sem microfone mesmo. Bravo Ligia!
   Denise de Freitas mereceu ganhar como melhor cantora solista, seu bom trabalho vem se destacando há anos. Um prêmio mais que merecido. A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais ficou com o prêmio de melhor orquestra sinfônica , a qualidade que apresentou nos últimos anos a faz merecedora .
   Quer saber com antecedência dos vencedores do Prêmio Carlos Gomes , acesse o blog de Ópera e Ballet. Nos melhores e piores apresentados no começo do ano quase todos os que foram agraciados como melhores levaram o Carlos Gomes. A exceção é o prêmio de melhor espetáculo de ópera e cantor solista. O restante faturou, sinal que quando agraciamos alguém é porque entendemos do riscado.
Ali Hassan Ayache

Comentários

  1. Entende do riscado? Quase nao tem nada sendo produzido no Brasil! Nao tem muito o que julgar num pais que produz tao pouco!

    ResponderExcluir
  2. Discordo quando se refere a injustiça do premio ao Portari, ele merece!
    Muitos conceitos podem ser contestado em um
    Premio como esse:
    Quais são os critérios de nomeação? teria q ser aberto a todos essa lista!
    Muitas injustiças podemos também averiguar , produtores, regentes e cantores sequer foram citados e produções como Nabucco e Tosca que alias botaram o TMRJ a baixo com a Exelente regência do mastro Viegas que nao foi citado no premio...
    Também o tenor Arancan que esta arrebentando mundo a fora e deu o ar da graça aqui no Brasil inclusive bisando a Aria durante o espetáculo! Mas temos muitos outros grandes nomes e nunca, nunca citados...como:
    Lina Mendes em Rigoletto que recebeu inclusive um premio deste site!
    Gabriela Pace, Eliane Coelho (GENTE A MAIOR DE TODAS) a imbativel DIVA brasileira!!!....
    Fica Dica, proxima vez coloquem os Grandes dentro desse premio!

    Sem mais,

    Luiz Alberto Cunha
    Niteroi RJ

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas