CONCERTOS PAULÍNEA - GRANDES CONCERTOS SINFÔNICOS.

Orquestra Jovem do Estado de São Paulo encerra temporada da série “Grandes Concertos Sinfônicos” no Theatro Municipal de Paulínia.

orq.-jovem-do-estado-SP-600

A Orquestra Jovem do Estado de São Paulo volta ao Theatro Municipal de Paulínia para o encerramento da temporada dos “Grandes Concertos Sinfônicos”. Sob regência do maestro Cláudio Cruz, o concerto terá a participação dos pianistas solistas Hibiki Tamura e Kyoshiro Hirama, considerados meninos prodígios da música erudita no Japão, que fazem sua primeira turnê pelo Brasil.
Hibiki Tamura
30set Hibiki Tamura 1501 Concertos Paulínia   Grandes Concertos Sinfônicos
.
Grande vencedor do renomado Concurso Internacional de Piano Long Thibaud Crespin em Paris na França, nasceu em 1986. Iniciou o aprendizado do piano aos 3 anos de idade com sua mãe. Após um curto período com Naohito Fukaya, continuou seus estudos com Cláudio Lisbôa Soares, pianista brasileiro radicado no Japão. Depois de se formar no departamento de música de Aichi, estudou na Universidade Mozarteum de Salzburgo, com Christoph Lieske. O currículo de Tamura é vasto. Em 2003, foi escolhido como pianista do ano e, no ano seguinte, lançou seu primeiro álbum, “Debut Album Hibiki Tamura”. Suas apresentações bem sucedidas incluem concertos com a Sinfônica de Osaka, Japão Filarmônica, Filarmônica de Nagoya, Kansai Philharmonic Orchestra e Tokyo Philharmonic Orchestra, além de várias orquestras européias.

Kyoshiro Hirama
30set Kyoshiro Hirama 150 Concertos Paulínia   Grandes Concertos Sinfônicos
.
Nascido em 1998, começou a tocar piano aos quatro anos de idade com Hiroko Kojima. Entre 2005 e 2010, foi finalista e laureado no Concurso Nacional de Piano PTNA, recebendo respectivamente a medalha de ouro nas classes A1, B e F, a medalha de prata na classe E e diploma de honra ao mérito na classe D, além de ter sido laureado como Melhor Dueto. Em 2008, foi laureado com a medalha de prata no Concurso para Jovens Solistas da Fundação Yamaha, tendo executado o Concerto No. 8 de Mozart para piano e orquestra. Recentemente, apresentou-se na televisão e nas cidades de Fukui, Shiga e Osaka. Kyoshiro Hirama estuda com o professor Cláudio Lisbôa Soares.

Cláudio Cruz
ClaudioCruzIII 150 Concertos Paulínia   Grandes Concertos Sinfônicos
.
Spalla da Osesp desde 1990 e atual regente e diretor musical da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, figura na lista dos mais importantes violinistas brasileiros e tem atuação cada vez mais expressiva como regente. Além disso, Cláudio também se apresenta em recitais e quartetos, inclusive ao lado dos ‘Solistas de Paulínia’. Cláudio Cruz acaba de reger a Orquestra Sinfonia Varsóvia, com a participação dos solistas: Maria João Pires (piano), Teddy Papavrani (violino) e Antônio Meneses (violoncelo), num dos mais importantes festivais da Europa, o Festival de Musique de Menton, na França.

Orquestra Jovem do Estado de São Paulo
Encerra a temporada dos “Grandes Concertos Sinfônicos” em Paulínia, depois de duas apresentações na Alemanha, em agosto. O ano de 2012 marca um importante momento na história da Orquestra. Após 33 anos de muito trabalho e superação, a proposta pedagógica da Orquestra Jovem finalmente atinge um nível de excelência.
Formada por 90 músicos e ligada à Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), a Orquestra Jovem do Estado é uma das raras orquestras brasileiras dedicadas à experimentação musical para estudantes. Sob direção do maestro Cláudio Cruz, o grupo oferece aos jovens uma experiência fundamental para a formação musical.
Fundada em 1979, representou o Brasil no 2° Encontro Latino Americano de Orquestras Juvenis, realizado na Argentina, e foi responsável por apresentações brasileiras de primeiras audições de obras de Dvorák e Händel. Atualmente, tem se apresentado com solistas de renome como Antônio Del Claro, Gilberto Tinetti, Marcelo Jaffé, Gretchen Miller, Adélia Issa e Céline Imbert, entre outros.
PROGRAMA
F. Liszt (1811-1886)
Concerto para piano n. 1 em mi bemol maior S. 124
– Solista: Hibiki TAMURA
F. Liszt (1811-1886)
Concerto para piano n. 2 em lá maior S. 125
– Solista: Kyoshiro HIRAMA
C. Debussy (1862 – 1918)
Petite Suite L. 65
C. Guerra-Peixe (1914 – 1993)
Suíte Sinfônica nº 2 “Pernambucana”

Comentários

Postagens mais visitadas