UFPA leva ópera para a Ilha do Marajó.


O município de Soure vai receber, pela primeira vez, a Ópera O contrato de Casamento, do compositor italiano Gioachino Antonio Rossini. A apresentação será na próxima sexta-feira, 24, , às 20h, no Ginásio Poliesportivo do Município, com entrada gratuita. A iniciativa é da Diretoria de Apoio à Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (DAC/Proex/UFPA) e faz parte das atividades do Projeto Multicampiartes 2013.
Com duração de 60 minutos, o espetáculo mostra, de forma cômica, a relação entre os tradicionais costumes da Europa e os novos da América. “Através da música e do teatro, o autor consegue mostrar os diferentes costumes entre o velho e o novo mundo”, diz o diretor do DAC, Leonardo Coelho de Souza.
O elenco é formado pelos professores da Escola de Música da UFPA Dione Colares, Jefferson Luz, Antonio Wilson, Ione Carvalho, Nilberto Viana e Milton Monte, além de ex-alunos da EMUFPA. Para esta apresentação, participa como convidado especial o pianista paraense Paulo José Campos de Melo. A direção cênica é do americano Bill Ferrara.
A ópera de Rossini estreou em Belém, em 2009, no Theatro da Paz. Em dezembro de 2011, foi a vez do Campus do Guamá receber o espetáculo. Este ano, o espetáculo irá se estender, mais uma vez, ao interior do Estado, atendendo à proposta da UFPA, que é levar a ópera aos diversos municípios onde a Instituição está presente.
A obra – Com apenas 18 anos, o compositor Antonio Rossini produziu sua primeira ópera, intitulada La cambiale di matrimonio (nome original da obra). O espetáculo estreou no dia 3 de novembro de 1810, em Veneza, e tornou-se um dos mais apreciados no mundo. São seis personagens principais, com os cantores se revezando entre caras e vozes.
Enredo - A trama envolve o negociante canadense Slook, que viaja até a Inglaterra para conhecer a futura esposa, encomendada para Tobias Milque, por meio de uma carta e uma nota promissória.
As confusões começam quando os criados de Tobias Milque contam a sua filha Fanny que ela será oferecida como esposa. Mas a jovem está apaixonada por Edward Milford. O casal resolve ameaçar Slook para desistir da negociação.
Serviço:
Apresentação da Ópera O Contrato de Casamento
Data: 24 de maio de 2013
Local: Ginásio Poliesportivo do Município de Soure
Horário: 20h
Entrada franca.
Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes
Fonte: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=7630#.UZwsmMq9ehU.facebook

Comentários

Postagens mais visitadas