SESI Música apresenta o projeto Grandes Poetas, Grandes Canções - uma síntese entre a música e a literatura.

Canções com poemas de Machado de Assis, Olavo Bilac, Mário de Andrade, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Ronald de Carvalho, Ribeiro Couto, Guilherme de Almeida, Vinicius de Moraes e Hilda Hilst
Adelia Issa, foto Internet

Dia 2 de agosto, sexta-feira, às 20h, a cantora Adélia Issa e o pianista Ricardo Ballesterrealizam a primeira apresentação do projeto Grandes Poetas, Grandes Canções, contemplado no Edital SESI Música 2013. Esse recital acontece no SESI Vila das Mercês, zona sul de São Paulo. No repertório, canções brasileiras para canto e piano, sobre poemas de grandes nomes de nossas letras. Apoio da Fritz Dobbert. Grátis!
A apresentação seguinte, com o mesmo repertório, acontece em Campinas no dia 23 de agosto, sexta-feira, às 20h, no SESI Campinas I.
Importante cantora lírica brasileira, Adélia Issa frequentou a Manhattan School of Music, em Nova York, e tem se apresentado em todo o Brasil, Estados Unidos e Europa, em recitais, concertos sinfônicos e óperas. Ricardo Ballestero é professor no Departamento de Música da USP, atuou como professor na Universidade do Colorado-Boulder, Estados Unidos, e tem realizado recitais, palestras e cursos na Itália, Alemanha, Estados Unidos e no Brasil.
Um dos objetivos do edital SESI Música é a formação de plateia para a música de concerto, organizando apresentações para um público adulto e também atividades especiais para escolares. O projeto Grandes Poetas, Grandes Canções inclui 6 apresentações nas cidades de Campinas, São José dos Campos, Birigui, São José do Rio Preto e São Paulo.
Adélia Issa é considerada uma das maiores pesquisadoras do repertório de música vocal brasileira em nosso país. Grande parte das canções que serão apresentadas foram resgatadas por ela junto às famílias dos compositores, acervos pessoais de músicos ou seus descendentes, e em bibliotecas por todo o Brasil.
O recital, exclusivamente dedicado à canção brasileira, tem como estrutura a utilização, pelos mais importantes compositores da música de concerto em nosso país, de poemas de grandes nomes de nossa literatura. O resultado são algumas das canções mais belas e significativas do repertório de música vocal brasileira. São obras elaboradas, intensas, impregnadas de uma autêntica brasilidade, e que ressaltam a essência de nossas tradições culturais através da perfeita integração entre as duas linguagens, música e palavra.
No programa, obras de Alberto Nepomuceno, Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, César Guerra-Peixe, Oscar Lorenzo-Fernandez, Helza Camêu, Osvaldo Lacerda, José Vieira Brandão, Cláudio Santoro e Almeida Prado, com poemas de Machado de Assis, Olavo Bilac, Mário de Andrade, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Ronald de Carvalho, Ribeiro Couto, Guilherme de Almeida, Vinicius de Moraes e Hilda Hilst.
Programa:
Mário de Andrade
Oscar Lorenzo Fernandez - Toada pra Você
Camargo Guarnieri - Lembranças do Losango Cáqui
- Anti-anti é Tapejara (de 4 Poemas de Macunaíma)
Olavo Bilac
Alberto Nepomuceno - Numa Concha
Machado de Assis
Alberto Nepomuceno - Coração Triste
Cecília Meireles
Oscar Lorenzo Fernandez - Berceuse da Onda
Helza Camêu - Chuva Fina, Matunina
Ribeiro Couto
Heitor Villa-Lobos - Abril
Ronald de Carvalho
Heitor Villa-Lobos - Festim Pagão
Hilda Hilst
Almeida Prado - Do amor contente e muito descontente
Guilherme de Almeida
José Vieira Brandão - Embalando
Vinícius de Moraes
Cláudio Santoro - Em Algum Lugar
Carlos Drummond de Andrade
Francisco Mignone - Quadrilha
Osvaldo Lacerda - Uma Nota, uma Só Mão
Manuel Bandeira
César Guerra-Peixe - Vou-me Embora pra Pasárgada
Camargo Guarnieri - Vai, Azulão
Francisco Mignone - Dona Janaína
Uma das mais importantes cantoras líricas brasileiras, Adélia Issa estudou com Herminia Russo e frequentou a Manhattan School of Music, em Nova York, onde também participou de workshops de cena lírica ministradas por Lou Galterio, da New York City Opera. Fêz cursos de aperfeiçoamento operístico com Graziella Sciutti e com Nico Castel, na Metropolitan Opera de Nova York. Em música de câmara, trabalhou sob a orientação do renomado pianista Dalton Baldwin. Concluiu recentemente o Mestrado em Música pela Universidade de São Paulo.
Tem se apresentado por todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa com obras de várias épocas e estilos, e dentre suas atuações mais importantes em ópera destacam-se Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi e Carmen de Bizet, com Plácido Domingo.
Foi solista em primeiras audições mundiais de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Leo Brouwer, Gilberto Mendes, e no Requiem para JK de Cláudio Santoro, com regência do compositor.
Artista versátil, com formação de atriz pela escola de Myriam Muniz, tem atuado em diversos espetáculos multimeios, como O Messias de Handel em versão encenada dirigida por William Pereira, Máscaras para Pound, ópera composta e dirigida por Lívio Tragtenberg, O Carnaval dos Animais, concebido e dirigido por Ivaldo Bertazzo, e o espetáculo Luar Trovado, interpretando o Pierrot Lunaire de Schoenberg, com direção de Gerald Thomas.
Adélia Issa gravou em LP as Modinhas Imperiais - recolhidas por Mário de Andrade - para o selo Eldorado e, mais recentemente, participou da gravação do CD duplo Sons das Américas, com o Núcleo Hespérides e pelo Selo SESC, onde interpreta a Suite para Voz e Violino de H. Villa-Lobos.
Aluno de dois dos mais renomados pianistas-colaboradores da atualidade, Martin Katz e Dalton Baldwin, Ricardo Ballestero tem dedicado sua carreira à arte da colaboração pianística.
Obteve o Bacharelado na Universidade de São Paulo, o Mestrado no Westminster Choir College, em Princeton, Estados Unidos, e completou o seu Doutorado em Acompanhamento e Música de Câmara na Universidade de Michigan, Estados Unidos, onde teve a oportunidade de acompanhar as aulas de Shirley Verrett, George Shirley, Paul Kantor, Stuart Sankey, e as master-classes de Grace Bumbry e János Starker.
Apresenta-se regularmente em recitais com cantores solistas da Metropolitan Opera, New York City Opera e Houston Grand Opera, e colaborou com músicos das Orquestras Sinfônicas de Baltimore, Porto Rico e OSESP. Tem atuado nas principais capitais do Brasil, e em Berlim, Florença, Lisboa e Nova York.
Como pianista-preparador, trabalhou em quase vinte produções de óperas, na Houston Grand Opera, Festival Amazonas de Ópera, Festival de Inverno de Campos do Jordão, e nos departamentos de ópera das Universidades de Michigan e Colorado.
É professor de Repertório Vocal e de Colaboração Pianística (Acompanhamento) no Departamento de Música da Universidade de São Paulo, e atuou como professor-visitante na Universidade do Colorado-Boulder, Estados Unidos, em 2002/03. Ministrou recitais-palestras e cursos no Festival Intercity de Florença (Itália), University Musical Society da Universidade de Michigan, nas Universidades Federais do Paraná, Rio Grande do Sul e de Pelotas, Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro, Universidade do Estado de Santa Catarina e na Escola de Música de Brasília, entre várias outras instituições.
Serviço:
Projeto Grandes Poetas, Grandes Canções
Adélia Issa (canto) e Ricardo Ballestero (piano)
Projeto contemplado no Edital SESI Música 2013
Apoio da Fritz Dobbert
Agenda:
Dia 2 de agosto, sexta, às 20h
SESI Vila das Mercês
Rua Júlio Felipe Guedes, 138 - Vila das Mercês
São Paulo-SP
Fone: (11) 2946-8172 ramal 216
Dia 23 de agosto, sexta-feira, às 20h
SESI Campinas I
Av. das Amoreiras, 450 - Parque Itália
Campinas-SP
Fone: (19) 3772-4184
Grátis!

Comentários

Postagens mais visitadas