VIVA! HÁ 180 ANOS NASCIA CARLOS GOMES! ARTIGO DE MARCUS GÓES EXCLUSIVO PARA O BLOG DE ÓPERA E BALLET.

                                  Carlos Gomes-Foto Internet

No dia 11 de julho de 1836 nascia em Campinas,então província de São Paulo,aquele que viria a ser o maior e mais conhecido internacionalmente compositor nascido em solo americano: ANTONIO CARLOS GOMES, filho de MANUEL JOSÉ GOMES, apelidado MANECO MÚSICO (havia outro MANECO MÚSICO: FRANCISCO MANOEL DA SILVA),e FABIANA MARIA CARDOSO, morta assassinada quando CG tinha oito anos.
É comum ver-se dar a CG o título de “maior compositor de óperas do Brasil”, ou “maior compositor brasileiro do século XIX”, e outros diminutivos. CARLOS GOMES foi o maior compositor das Américas no século XIX. “TOUT COURT”.
Outra tolice que se repete à exaustão é que CG foi estudar na Europa por dádiva de D.Pedro II, que lhe concedeu uma bolsa de estudos e dinheiro de seu imperial bolso. CG foi para a Europa aperfeiçoar-se porque foi o primeiro aluno medalha de ouro do Conservatório de Música de Francisco Manoel, que enviava regularmente para estudar ou aperfeiçoar-se na Europa os primeiros alunos de cada cinco anos. Antes de CG, Henrique Alves de Mesquita fora estudar na Europa sob os auspícios daquele conservatório.
Chegado à Europa em 1864, mais precisamente à Itália, CG foi aceito como compositor em aperfeiçoamento naquele conservatório, em exceção aberta por força de seu talento e do dinheiro de que dispinha, pois já havia ultrapassado o limite de idade para matrícula.
O momento não podia ser mais propício para um compositor novo e diferente como era CG. Era a época dos “scapigliati”, grupo de jovens intelectuais italianos liderados por Arrigo Boito. Essa associação pretendia reformular o melodrama italiano, propagando que principalmente deveria haver maior adequação da música à palavra e da palavra à cena dramática. Não queriam eles mais ver o trovador em cena dizendo que corre a salvar da fogueira a mãe infeliz, mas permanecendo parado no palco cantando com o coro durante dez minutos.
CG atendeu a tudo isso com a “Fosca” de 1873, e mesmo com “Il Guarany”, de 1870, com o “Salvator Rosa” de 1874. Com “Lo Schiavo” em 1889 CG arremata uma série de inovações trazidas por ele ao melodrama italiano. Essa ópera tem muitos de seus trechos copiados estilisticamente por muitos outros compositores, vide “A alvorada”.
Carlos Gomes morreu em 1896, em Belém do Pará, cidade que até hoje lhe cultiva a memória.

MARCUS GÓES – 11/07/2016 – direitos reservados-proibida a reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas