JOVEM DEVE ASSUMIR REGÊNCIA DO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

  


    Eduardo Strausser havia sido demitido na última Sexta-feira do cargo de maestro-residente do Theatro Municipal de São Paulo por John Neschling acusado por ele de participar de articulações para tentar derrubá-lo. O jovem regente de apenas 30 anos deve assumir a batuta das óperas "Fosca" de Carlos Gomes e "Elektra" de Richard Strauss. A certeza é que conduzirá o espetáculo de dança "Titã" conforme programação definida. Ele não será efetivado como diretor-artístico, o Instituto Brasileiro de Gestão Cultural, entidade que gere o teatro informa que não há previsão para o anuncio do substituto de Neschling.
   Duas óperas de peso, complexas que exigem conhecimento profundo de regência são entregues a um regente com pouca experiência. Tudo pode acontecer, espere fortes emoções caro leitor. Segundo alguns músicos confidenciam em Off a inexperiência de Strausser gera desconfiança. 
   O que é  fato até agora é o clima mais leve no teatro, o famoso autoritarismo de Neschling é parte do passado, para um músico o "momento é de alívio". "A situação com o maestro Neschling estava difícil, não apenas pelo desempenho dele, mas também por causa da insistência em humilhar e ofender músicos". 
Ali Hassan Ayache
   
(Com Estadão conteúdo)
Foto:Eduardo Strausser (Walter Garosi/Divulgação)

Comentários

  1. Desejo muito sucesso para ele.Aqui em Porto Alegre é muito dificil a interação com nossos Maestros.
    A maioria deles julgam que o público nem deva opinar, mesmo quando enviamos mensagens exclusivas para eles.

    ResponderExcluir
  2. Lígia Amadio como titular seria a melhor de todas e qualquer decisão!

    ResponderExcluir
  3. Tenho acompanhado as recitas nas quais o Maestro Eduardo Strausser tem regido no Theatro Municipal de São Paulo e estou convencido de que ele é um raro ( senão genial ) talento com grande senso de profissionalismo e responsabilidade.
    Ele tem um curriculum em teatros e opera houses Europeias de poucos com tão pouca idade ( a sensibilidade o senso estetico e a criatividade não podem ser adquiridas a meu ver e sim exercitadas e desenvolvidas ) Espero e desejo que o Theatro Municipal de São Paulo atraves dos responsaveis pela escolha do novo Diretor Musical abracem um artista unico que faz tempo não aprecia no horiznte musical Brasileiro e internacional . Bravo Maestro Eduardo Strausser !

    ResponderExcluir
  4. São muitos os jovens e bons regentes que vemos atuando, hoje, no Brasil. Ideal seria a promoção de um concurso.

    ResponderExcluir
  5. Para mim o nome ideal é Claudio Cruz, que já deu prova do seu enorme talento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas