A GLÓRIA DO KIROV E DO BOLSHOI. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

  


    A coleção "O melhor do Balé" lançou em 2009 os DVDs " A Glória do Kirov" e a "Glória do Bolsoi". Ambos são um primor na arte da dança. Mostram trechos de diversos balés , alguns conhecidos no ocidente , outros nem tanto. Neles se acompanha a evolução e o estilo de duas das maiores escolas de balé do mundo. Sem dúvida celeiros de grandes dançarinos. Nesses dois vídeos podemos ver momentos preciosos , únicos da dança mundial, cenas cativantes de uma técnica de dança que nos dias de hoje não existe mais.
  Sempre ouvi falar de Galina Ulanova, Ekaterina Maximova, Vladimir Vasiliev, Bessmertnova, Irek Mukhamedov, Dudinskaya, Makarova e Karsavina. Mas nunca os tinha visto em vídeo. Interessante descobrir como se dançavam e se montavam os balés na primeira metade do século XX na extinta União Soviética socialista. Outra surpresa foi ver novas coreografias de bailarinos famosos e conhecidos como Maya Plisetskaya,Rudolf Nureyev e Michail Baryshnikov. 
 Um pedaço da história do balé do século XX esta contido nesses dois DVDs. Neles temos material imprescindível para os amantes da dança. Cenas raras com balés clássicos e românticos dançados por estrelas de primeira linha fazem esses dois vídeos terem um lugar especial em minha estante. 
Ali Hassan Ayache


Comentários

  1. Esses DVDs são sensacionais e estão disponíveis no meu blog para download^^. Uma verdadeira raridade...

    Posso sugerir a crítica dos DVDs da coleção histórica da ICA Classics? Eles são maravilhosos! Já assisti La Fille Mal Gardée com a Nadia Nerina, a coletânea Coreografias de Bournonville (com A Sílfide com o Rambert Ballet e o pas de deux Festival das Flores) e a coletânea com duas coreografias de John Cranko (The Lady and the Fool e Pineapple Poll). Show de bola!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas