OSESP NÃO FORNECE INFORMAÇÕES SOBRE O NÚMERO DE ASSINANTES. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

   
                  Logotipo da OSESP em fundo preto e letras brancas. #paracegover 

   No dia 06 de Abril solicitei a assessoria de imprensa da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo informações relativas ao número de assinantes dos últimos cinco anos. A resposta foi essa: "Tentaremos levantar o número com a área responsável. De todo modo, poderia nos adiantar qual seria a pauta da matéria". Respondi que a pauta é o número de assinantes da OSESP, aumento ou não dos mesmos devido a crise econômica. Reiterei o pedido diversas vezes através do envio de mensagens eletrônicas e até a publicação desse texto não obtive resposta.
   A ausência de informação oficial me dá o direito de fazer afirmações: O número de assinantes deve ter despencado, se não o fosse eles passariam os números. A crise econômica pode ser uma das responsáveis pela diminuição do número de assinantes, mas não é o único motivo. A programação sem graça e a falta de empenho da regente titular, Marin Alsop, que pouco se importa com a orquestra e não faz nada além do mínimo obrigatório, afasta o público. 
   Marin Alsop anunciou que não apareceria por aqui em Maio devido a problemas de saúde, questionei a mesma assessoria de imprensa da OSESP : Solicito a informação se os vencimentos de Marin Alsop serão pagos ou descontados devido a sua ausência nas três semanas de Maio? A resposta foi: "Informamos que Marin só recebe nas semanas em que rege." Resposta um tanto vaga já que é sabido que a regente recebe uma bolada em dólar por algumas semanas de trabalho.
   Luís Henrique Rechdan, assinante da OSESP, pesquisou a agenda de Marin Alsop no dia 13 de Abril e constatou que até o momento ela só cancelou com a OSESP: "Interessante que não há qualquer referência ou notícia ao referido afastamento na página de Marin Alsop no FB, ou em seu site, a problemas de saúde... Ela inclusive regerá vários concertos ainda em abril - com a Britten–Pears Orchestra e a Baltimore Symphony Orchestra... Fiquei surpreso quando recebi o e-email da Osesp com esta informação... Ela apenas ficará afastada "por problemas de saúde" dos concertos da OSESP?". 
   Por que a OSESP esconde informações de interesse público? Lembrando que a maior parte de sua verba é pública, oriunda da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Quem perde com a falta de informação é o público e é um direito dele saber o número de assinantes anuais da casa.
Ali Hassan Ayache

Comentários

  1. Onde está o secretário de cultura? O povo exige transparência nos serviços públicos.

    ResponderExcluir
  2. Onde está o secretário de cultura? O povo exige transparência nos serviços públicos.

    ResponderExcluir
  3. Onde está o secretário de cultura? O povo exige mais transparência.

    ResponderExcluir
  4. Onde está o secretário de cultura? O povo exige transparência nos serviços públicos.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de parabenizar o senhor Ali Hassan Ayache por ter coragem de manter funcionando este blog independente bem como agradecer por publicar todos os comentários que este que vos fala fez aqui neste espaço até hoje.Podemos ver neste caso, onde uma instituição mantida com dinheiro público se nega a divulgar informações ao público,estamos sim diante de uma situação muito clara de autoritarismo e abuso de poder,onde as vozes críticas ou não existem ou são silenciadas,existe um site onde chamado BACHTRACK onde se publicam críticas de concertos do mundo inteiro,encontram-se nele pouquíssimas críticas publicadas sobre concertos realizados no nosso país,como certeza isso se deve ao fato da verdadeira crítica ainda ser UMA ATIVIDADE MUITO DIFÍCIL DE SE EXERCER NUM AMBIENTE CHEIO DE SEGREDOS E AUTORITARISMO COMO O NOSSO MEIO MUSICAL.Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas