PRIMAVERA DA DANÇA NO THEATRO MUNICIPAL DO RJ.

Primavera da Dança de Outubro

Recebido com aplausos pelo público, o Ballet que estreou no final de setembro de 2018, na Cidade das Artes, volta à cena, nos dias 11, 12 e 13 e 14 de outubro. Desta vez a montagem conta com a presença da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, regida pela Maestrina Assistente Priscila Bomfim. As apresentações terão ingressos populares, a partir de R$10, com objetivo de garantir o acesso do grande público às artes clássicas.
Criado pelas diretoras do ballet do Theatro Municipal, Ana Botafogo e Cecília Kerche, ‘Primavera da Dança’, é composto de trechos de ballets de repertório, entre eles os célebres “A Bela Adormecida” e “O Lago dos Cisnes” de Tchaikowsky, um dos maiores compositores de música para dança.
O espetáculo inicia com o Pas de Quatre, de Cesare Pugni, que desde 1845 mantém seu sucesso inalterado, sendo veículo para o virtuosismo das quatro bailarinas em cena. Em seguida, apresentamos Pas de Six, parte do 1º ato do ballet “Giselle”, em que os amigos de Giselle dançam festejando a colheita da uva. A terceira apresentação é o Adagio da Rosa do 1º ato de “A Bela Adormecida”, que acontece quando a Princesa Aurora é cortejada por quatro príncipes pretendentes à sua mão em seu 16º aniversário. Na sequência, temos a Melodia de Gluck, um ballet que retrata a leveza do amor em êxtase com a música da “Dança dos Espíritos Abençoados”, considerada uma das mais belas melodias de toda a ópera “Orfeo e Euridice”. O próximo ballet é um trecho do 3º ato de “O Lago dos Cisnes” que representa a Hungria com suas típicas Czardas,  dançadas pelo Corpo de Baile nos festejos de aniversário do Príncipe SiegfriedApós o intervalo, assistiremos à envolvente Sheherazade, que estreou em 4 de junho de 1910 na Opéra de Paris, com os Ballets Russes de DiaghilevSheherazade é o personagem central dos contos “As Mil e Uma Noites” tida como a obra mais popular do compositor russo Rimsky-Korsakov. Finalmente, o Pas Hongrois, extraído do último ato de “Raymonda”, passa-se no Século XIII e encena o casamento dos dois heróis, em que toma parte todo o corpo de baile reunido em uma lindíssima apresentação ao som da música de Glazunov.

 O Theatro Municipal é vinculado à Secretaria de Estado e Cultura do Rio de Janeiro

Corpo de Baile do Theatro Municipal
Direção Ana Botafogo e Cecilia Kerche
Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal
Regência Priscila Bomfim


PROGRAMA
‘PRIMAVERA DA DANÇA’

Pas de Quatre de Pugni
Música: Cesare Pugni                        
Coreografia: segundo Jules Perrot
Marie Taglioni: Claudia Mota ou Deborah Ribeiro
Lucile Grahan: Juliana Valadão ou Rachel Ribeiro
Carlotta Grisi: Fernanda Martiny ou Renata Tubarão
Fanny Cerrito: Carla Carolina ou Viviane Barreto

Pas de Six – Giselle
Música: Adolph Adam
Coreografia: Segundo Peter Wright segundo J.Coralli/J.Perrot                                              
Bailarinos: Renata Tubarão e Filipe Moreira ou Juliana Valadão e Cícero Gomes ou Fernanda Martiny e Alef Albert, Carla Carolina, Flavia Carlos, Rachel Ribeiro, Vanessa Pedro, Viviane Barreto,Alysson Trindade, Bruno Fernandes, Santiago Jr., Wellington Gomes, Yitzhack Davi, Gabriel Gomes e Michael Willian (EEDMO)

Adágio da Rosa – A Bela Adormecida
Música: P.I.Tchaikovsky 
Coreografia: Marius Petipa
Bailarinos: Fernanda Martiny ou Juliana Valadão, Alysson Trindade, Bruno Fernandes, Carlos Cabral, Edifranc Alves, Ivan Franco, Saulo Finelon, Yitzhack Davi

Melodia de Gluck – Pas-de-Deux
Música: Christoph Gluck
Coreografia: Assaf Messerer           
Bailarinos: Deborah Ribeiro ou Juliana Valadão ou Fernanda Martiny e Edifranc Alves ou Alef Albert ou Yitzhack Davi

 Czardas – O Lago dos Cisnes
Música: P.I.Tchaikovsky
Coreografia: Marius Petipa
Solistas: Aloani Bastos, Carla Carolina, Fernanda Martiny, Melissa Oliveira, Rachel Ribeiro, Viviane Barreto, Edifranc Alves, Saulo Finelon, Santiago Jr., Wellington Gomes
CB: Ana Paula Siciliano, Bianca Lyne, Elida Brum, Flávia Carlos, Margherita Tostes, Melissa Oliveira, Monica Barbosa, Thais Danello, Vanessa Pedro, Alysson Trindade, Bruno Fernandes, Mateus Dutra, Paulo Ricardo, Saulo Finelon, Sergio Martins, Yitzhack Davi, Michael Willian (EEDMO)

 Intervalo

Sheherazade
Música: Nicolai Rimsky-Korsakov
Coreografia: Michel Fokine
Bailarinos: Deborah Ribeiro e Cicero Gomes ou Renata Tubarão e Filipe Moreira

Raymonda
Música: Alexander Glazunov
Coreografia: MariusPetipa
Cláudia Mota e Cícero Gomes ou Juliana Valadão e Alef Albert, Aloani Bastos, Carla Carolina, Fernanda Martiny, Flavia Carlos, Margheritta Tostes, Rachel Ribeiro, Thaís Danello, Viviane Barreto, Marcella Borges (EEDMO), Alysson Trindade, Bruno Fernandes, Edifranc Alves, Ivan Franco, Santiago Jr., Saulo Finelon, Wellington Gomes, YitzhackDavi e Michael Willian (EEDMO)
Quarteto Masculino: Edifranc Alves, Wellington Gomes, Alyson Trindade, Yitzhack Davi
Quarteto Feminino: Carla Carolina, Rachel Ribeiro, Aloani Bastos, Thaís Danello

Comentários

Postagens mais visitadas