DIVULGAÇÃO


 
A regência é do maestro Evandro Matté. A direção cênica ficará a cargo de Luiz Paulo Vasconcellos e a iluminação será de Fernando Ochôa. Integram ainda o elenco Flávio Leite (Beppe) e Homero Velho (Gasparo).
Rita, ou Le mari battu (Rita, ou o marido que apanhava) é uma ópera cômica em um ato, composta por Gaetano Donizetti com libreto francês por Gustave Vaez. A ópera, uma comédia nacional que consiste de oito números musicais ligados por diálogos falados, foi concluída em 1841, sob o título original Deus hommes e une femme (Dois homens e uma mulher). Nunca foi apresentada durante a vida de Donizetti, tendo sido estreada postumamente na Opéra-Comique, em Paris, em 07 de maio de 1860.
Embora não tenha sido um grande sucesso na época e só esporadicamente levada à cena nos 100 anos após a sua estreia, a ópera foi revivida e calorosamente recebida, primeiro em Roma em 1955 e, em seguida, no Scala Piccola, em Milão, em 1965. No 50 anos que se seguiram, Rita tornou-se uma das óperas mais frequentemente apresentadas de Donizetti.
Em 2009, a Casa Ricordi publicou uma nova edição crítica da partitura, que restabeleceu o diálogo falado original francês e removeu as mudanças que haviam sido foram feitos para a sua estreia póstuma e em revivals subsequentes. A versão original francesa foi reconstruída pelos musicólogos italiano Paolo Rossini e Francesco Bellotto, a partir de um libreto manuscrito recentemente descoberto com anotações de autógrafas de Donizetti.
SERVIÇO

Theatro São Pedro – Porto Alegre
Dias 1.10, às 21h. e 02.10,às 18h.
Ingressos: ver no local
FONTE: http://www.movimento.com/
Carla Domingues será a protagonista nas récitas da ópera Rita, de Donizetti, com montagem da Orquestra Unisinos.

Comentários

Postagens mais visitadas