Nos tempos do maestro Neschling ,a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo apresentava duas óperas em forma de concerto por ano. Essa tradição foi esquecida pela nova administração.
O ano era 2005, e a OSESP anunciou a ópera Faust, de Gounod. Assisti todas as versões disponíveis em vídeo , me preparei. Tive até a felicidade de conseguir o áudio do balé. As televisões fizeram matérias, uma da Rede Globo anunciou que quatro harpas estariam presentes, duvidei da informação. Tudo parecia grandioso.
Começa o primeiro ato, entram o soprano Leontina Vaduva (eu a conheci no vídeo Romeo et Juliet, do mesmo Gounod, ao lado do bonitão do Alagna) e o tenor, acho que era o D'Artegna. Quando ele solta o vozeirão, a coisa complica. A voz não saia, simplesmente se perdeu pelas gargantas da vida. No intervalo, comentei com meu amigo Edson Lima que o digníssimo cantor estava sem voz, nem sei se ele terminaria a récita.
Dito e feito: acaba o intervalo, o maestro Neschling pega o microfone e anuncia que o tenor estava sem voz. Ouve-se o murmúrio da platéia, um ar de decepção percorre a sala. Fiquei apavorado, não queria perder o restante do concerto. A OSESP estava em estado de graça naquela tarde de sábado. Muitos jovens estavam presentes, debutavam na ópera , que decepção seria se tudo parasse.
Neschling tinha um ás na manga: existia um tenor na platéia. Ouvi um suspiro de alívio da galera. A ópera não pararia. Ele pediu compreensão com o rapaz, que nem sequer ensaiara. Palmas ecoaram por todos os lados, os vovôs adoraram a idéia, pararam até de tossir, o espetáculo tem que continuar.O rapaz não tinha lá uma grande voz mas, naquela hora, passou a ser o melhor tenor do mundo, um Pavarotti magro. Terminou a ópera com dignidade.
Procurei as quatro harpas que a Rede Globo anunciou, mas só vi duas. Até hoje não encontrei as outras... Eta reporter mal informado!
Ali Hassan Ayache
Quem foi o tenor que substituiu?
ResponderExcluirCaro amigo Paulo Borges, infelizmente não lembro do nome do Tenor. Como foi colocado na hora ele não consta no programa.
ResponderExcluirCaro Ali,
ResponderExcluirsegundo alguns arquivos consultados, o tenor inicialmente designado para o papel-titular era o ítalo-americano Gioacchino Li Vigne. O baixo Francesco Ellero D'Artegna interpretava Mefistofeles.