CANTOR INTERNACIONAL EM DESTAQUE: CESARE SIEPI E A LAMBANÇA NO RIO DE JANEIRO.

Cesare Siepi -Foto Intenet
Cesare Siepi nasceu em Milão em 10 de Fevereiro de 1023.
Dizia-se autodidata, começou a cantar em madrigais de sua cidade e freqüentou por curto período o conservatório musical.
Sempre foi contrário ao regime fascista, mudou-se para a Suiça no período da Segunda Guerra Mundial.
Após a guerra sua carreira entrou em ascenção. Destacou-se como Don Giovanni de Mozart e Mefistófeles de Boito, Nabucco e Rigoletto de Verdi .
Mozart - Don Giovanni / Furtwangler
Sua voz de Baixo era refinada, seu timbre era profundo e seus graves quentes.
Sua presença no palco era marcante, esbanjava elegância.
Sua fama internacional cresceu graças a suas atuações no Metropolitan Opera House de Nova Yorque.Abriu a temporada de 1950 fazendo o Rei Felipe II da ópera Don Carlo de Verdi. Por lá permanceu até 1974.
Protagonizou uma lambaça no Rio de Janeiro em 1964. Veio para cantar Mefistófeles de Boito. Siepi era uma estrela internacional e não imaginava que um soprano roubaria a cena. Magda Olivero arrebenta na ária "L' altra notte in fundo al mare" . É aplaudida e ovacionada mais que Siepi. Enciumado, o baixo italiano se manda pra casa no outro dia, com cara de poucos amigos.
É por essas e por outras que Cesare Siepi é cantor internacional em destque.
Cesare Siepi -Foto Internet

Comentários

  1. Sr. Ayache: Dizem que o aborrecimento do Sr. Siepi foi com o fato de não ter recebido seu cachet na última récita que cantou. Este seria a verdadeira razão de sua partida prematura.

    ResponderExcluir
  2. A gravação desse espetáculo é fantástica. Nenhum baixo do mundo poderia fazer frente à Olivero naquele dia. O público enlouqueceu. Depois da morte de Margherita parece que a ópera deu uma esfriada até o final apoteótico, quando o público delirou. O excelente soprano dramático Rita Orlandi-Malaspina, que fazia Elena di Troia, quase não teve aplausos depois da ária. Na segunda récita, a Orlandi-Malaspina teria sido substituida por Ida Miccolis se Siepi não tivesse abandonado a companhia.
    Essa temporada de 1964 foi uma das maiores temporadas internacionais que o Brasil já viu. Sopranos: Magda Olivero, Gianna d'Angelo, Leyla Gencer, Rita Orlandi-Malaspina e Marcella de Osma, Mezzo: Adriana Lazzarini, Tenores: João Gibin, Angelo Lo Forese e Flaviano Labò, Barítonos: Giangiacomo Guelfi e Piero Cappuccilli, Baixos: Siepi, Nicola Zaccaria e Massimiliano Malaspina, além das participações dos brasileiros: Diva Pieranti, Paulo Fortes, Glória Queirós, Maria Henriques e por aí vai. Dá uma tristeza...

    ResponderExcluir
  3. É verdade que saudade, tempos em que cultura musical era verdadeira. Assisti a todos os espetáculos. Também e verdade que Siepi foi embora por falta de pagamento, alias dizem que voltou pilotando seu próprio avião.
    Algum tempo depois tivemos a erpetição de outro calote proporcionado pelo governo brasileiro, quendo a ópera TOSCA foi interrompida no 2@ ato também por não cumprirem o combinado. Julio

    ResponderExcluir
  4. É verdade sobre a falta de pagamento, na Tosca eu estava presente, foi um vexame, o espetáculo só continuou porque o grande tenor ZACARIAS MARQUES estava na sala Cecilia Meireles, fazendo parte de um juri e foi chamadp,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas