Tatiana Leskova remonta obra para São Paulo Cia de Dança


A São Paulo Companhia de Dança, criada em 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, fará a remontagem do Grand Pas de Deux de um dos mais conhecidos balés de repertório, O Quebra-Nozes, de Marius Petipa e Lev Ivanov e para assegurar a excelência da obra convidou Tatiana Leskova, uma das figuras mais importantes da dança nacional, para assinar a remontagem.
D. Tania, como é mais conhecida, fica em São Paulo do dia 10 ao dia 21 de julho. A estreia do espetáculo será dia 29 de setembro, às 21h, em Indaiatuba, e em outubro em São Paulo.
 Tatiana Leskova -Foto Internet.
Tatiana Leskova
Uma das figuras mais importantes da dança brasileira, Tatiana Leskova nasceu em Paris e chegou ao Brasil pela primeira vez em 1942, com a companhia Original Ballet Russes do Coronel de Basil e fixou residência no país em 1944. Esteve à frente do Balé do Teatro Municipal do Rio por anos e o transformou em uma das companhias mais prestigiadas da dança clássica no Brasil. Para a instituição, remontou grandes clássicos da dança. Trabalhou com Léonide Massine, de quem se tornou remontadora oficial. Por conta disso, já trabalhou em companhias na Inglaterra, Estados Unidos, França (na Ópera de Paris, convidada por Nureyev) e Países Baixos. Foi homenageada pelo Figuras da Dança 2009, projeto da São Paulo Companhia de Dança.

Tatiana Leskova -foto Internet.
Grand Pas de Deux de O Quebra-Nozes
Coreografia: Marius Petipa (1818-1910) e Lev Ivanov (1834-1901)
Música: Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893)
Remontagem: Tatiana Leskova
O Grand Pas de Deux de O Quebra-Nozes é o ponto alto deste balé inspirado no conto O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos (1892), de E.T.A. Hoffmann. Nele a Fada Açucarada dança com o Quebra- Nozes para homenagear a menina Clara, que veio visitar o Reino dos Doces. O balé conta a história de Clara, que ganha de presente de Natal do seu padrinho um boneco Quebra-Nozes. Ao final da festa ela adormece junto ao boneco e sonha estar em mundos encantados, participar de batalhas e aventuras. Depois de salvar seu príncipe na luta contra o Rei dos Ratos, ele a leva para conhecer o Reino das Neves e em seguida o Reino dos Doces.

O Quebra Nozes. Foto Internet.

Comentários

Postagens mais visitadas