BALÉ DA CIDADE ABRE TEMPORADA 2014 DO TMSP.

Companhia celebra aniversário de São Paulo com coreografia inédita.
bale-cidade-SP-600

O Balé da Cidade, grupo artístico da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, abre a temporada 2014 do teatro com estreia da coreografia “Cantata”, de Mauro Bigonzetti. O programa, que também traz remontagens de “Cantares” e “Abrupto”, com estreia no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, e fica em cartaz no teatro até o dia 29 de janeiro.
Sob a direção artística de Iracity Cardoso, o Balé da Cidade inicia uma nova temporada que apresentará ao público um total de nove coreografias, sendo seis delas inéditas. Para a estreia, a companhia escolheu uma coreografia vibrante e vigorosa – que representa bem o grupo, que em fevereiro de 2014 encerra as comemorações dos 45 anos de sua fundação. “Cantata tem a energia dos imigrantes italianos que vieram para São Paulo. É dramática e solar, assim como sua cultura. É uma excelente representação de força e vitalidade de SP e do nosso Balé”, destaca a diretora.
Força, gestual marcante e ritmo frenético são de fato as principais características dessa montagem, que chega ao Brasil assinada pelo coreógrafo italiano, Mauro Bigonzetti, que trabalha pela segunda vez com o Balé da Cidade. O último trabalho foi Zona-Minada em 2003.
“Cantata”, que homenageia a cultura italiana e a tradição musical, é uma obra popular no sentido mais elevado do termo. Inclui música italiana de 1.700 e 1.800, desde canções de ninar até pizziche Salentina e serenatas Napolitanas.

PROGRAMA
- Cantares, de Oscar Araiz
- Abrupto., de Alex Soares
- Cantata, de Mauro Bigonzetti

BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO
- Diretora Artística: Iracity Cardoso
- Assistentes de Direção : Alexandra Itacarambi, Raymundo Costa, Silvana Marani
- Coordenação de Ensaios: Suzana Mafra
- Assistentes de coreografia: Kênia Genaro, Roberta Botta e Suzana Mafra
- Maitre de ballet: Liliane Benevento
- Professor convidado: Milton Kennedy
- Pianista: Wirley Francini
- Inspetor: Deoclides Fraga Neto
- Coordenadora técnica: Melissa Guimarães
- Iluminador: Cristiano Pedott
- Sonoplasta: Leandro Lima
- Coordenadora do figurino: Bruna Fernandes
- Camareira: Juliana Andrade
- Maquinista: José Hilton Jr.
- Secretaria: Doralice de Queiróz
- Expediente: Lenira Alberto
- Coordenação do acervo: Raymundo Costa
- Bailarinos (as): Bruno Gregório, Camila Ribeiro, Cleber Fantinatti, Erika Ishimaru, Eugênia Vasconcellos, Fabiana Fornes, Fabiana Ikehara, Fabio Pinheiro, Fernanda Bueno, Gleidson Vigne, Gustavo Barros, Hamilton Felix, Igor Vieira, Irupé Sarmiento, Jaruam Miguez, Jefferson Damasceno, Joaquim Tomé, Laura Ávila, Leonardo Hoehne Polato, Liliane de Grammont, Luiz Oliveira, Manuel Gomes, Marcos Novais, Marina Giunti, Marisa Bucoff, Rebeca Ferreira, Renata Bardazzi, Shamara Bacelar, Simone Camargo, Thaís França, Victor Hugo Vila Nova, Victoria Oggiam, Vivian Navega Dias, Wagner Varela, Yasser Díaz


CANTARES

Criado em 1982 para o Ballet du Grand Théatre de Genève e remontado para o Balé da Cidade em 1984, 1990 e 2013
- Coreografia e Desenho de Luz: Oscar Araiz
- Música: Maurice Ravel – Rapsódia Espanhola
- Remontagem: Andréa Maia
– Assistente de Coreografia: Suzana Mafra
– Figurinos Originais: Carlos Cytrynowski
- Recriação de Figurino: Madalena Machado
– Nº de Intérpretes: 09

Sinopse
Cantares é uma peça para mulheres sobre a temática do feminino e hispânico. É parte de um conjunto de quatro coreografias que formam a obra “Ibérica”, inspirada na poesia, na pintura e na música desta cultura.
É a expressão de nove mulheres que carregam dentro de si a mais profunda essência do espírito feminino. É o grito da mulher, no caso a espanhola, mas que traz dentro de si a universalidade.

ABRUPTO.
Criado para o Balé da Cidade em 2013.
- Coreografia e Desenho de Luz: Alex Soares
– Música: Arvo Pärt –Mein Weg, Tabula Rasa (2º Movimento: Silentium – Em acordo com a Universal Edition AG, Vienna
- Assistente de Coreografia: Kênia Genaro
– Figurinos: Cassiano Grandi
– Nº de Intérpretes: 10
Sinopse
Ambientada por duas músicas contrastantes compostas em épocas distintas pelo estoniano Arvo Part, Abrupto. retrata o momento de uma catarse – quando agimos por um impulso irracional – e o desdobramento que ocorre imediatamente após esse evento - o estado de esgotamento, liberação e ampliação de consciência daquilo que acaba de ocorrer.
Abrupto., assim como numa trajetória de vida, também nos confronta com modelos de relações, onde indivíduo e grupo estão conectados de maneira imprevisível.

CANTATA
Estreia pelo Ballet Gulbenkian, no Teatro Municipal Rivoli, Porto, em 29 de junho de 2001.
- Coreografia: Mauro Bigonzetti
– Música: Canções originais e tradicionais napolitanas e do sul da Itália, composição e arranjos de Assurd, com Cristina Vetrone, Lorella Monti, Enza Prestia e participação especial de Enza Pagliara.
- Remontagem: Roberto Zamorano
– Assistente de Coreografia: Kênia Genaro, Suzana Mafra
– Figurinos: Helena Medeiros
– Confecção de Figurinos: Madalena Machado
- Desenho de Luz: Carlo Cerri
– Número de Intérpretes: 20
Sinopse
“Cantata” é uma explosão coreográfica com as típicas cores vibrantes do Sul. Seus gestos apaixonados e viscerais evocam um tipo de beleza selvagem do Mediterrâneo. Uma dança instintiva e vital que explora as várias facetas da relação entre homem e mulher: sedução, paixão, brigas, ciúme. A obra homenageia a cultura italiana e a tradição musical, uma obra popular no sentido mais elevado do termo. Inclui música italiana de 1700 e 1800 que vão de canções de ninar até pizziche Salentina e serenatas Napolitanas. Nesta obra, criada após encontro com um grupo de músicos de Nápoles e Puglia, dança e música se misturam fortemente.

SERVIÇO

Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº.
Fone: 11 3397-0300 / Bilheteria: 3397-0327
Dias 25 a 29 de janeiro, às 20h. e dia 31 de janeiro, às 18h.
Ingressos: R$ 20,00 a R$ 60,00
Meia entrada para estudantes.
Sugestão de faixa etária: acima de 10 anos.
www.ingressorapido.com.br
Bilheteria do Theatro Municipal SP
De segunda a sábado das 10h às 19h.
Domingo das 10 às 17h.
Nos espetáculos à noite, até o início do evento;
Em dias de espetáculos pela manhã, a partir das 9h.

Fonte: http://www.movimento.com/

Comentários

Postagens mais visitadas