CONCERTOS POPULARES : SUCESSO NA SALA SÃO PAULO. CRÍTICA DE MARCO ANTÔNIO SETA NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo apresentou um programa de altíssimo nível artísto.
villa-lobos-600
Na noite de 28 de Fevereiro de 2014, este programa fez parte da série de concertos a preços populares, com uma regência da mais alta qualidade, na batuta de Isaac Karabtchevsky , um de nossos expoentes do pódio musical brasileiro, onde revisou a partitura de duas obras de nosso maior compositor: Heitor Villa-Lobos.
A primeira composição foi o “Uirapuru”, composta em 1917 pelo mestre carioca, sobre o qual Isaac declarou pedagogicamente, elucidando sobre a lenda de Uirapuru, as viagens de Villa-Lobos ao Amazonas para captar o canto do pássaro e reproduzi-lo na orquestração. Fez com que o flautista, o saxofonista e o spalla da OSESP  reproduzissem o seu canto e os espectadores pudessem senti-los separadamente.  Após, a orquestra o executou na íntegra de maneira irrepreensível.  Sopros de madeira e metais,  tímpanos e xilofones, duas harpas e cordas usuais, tudo funcionou a contento sob o pulso de Karabtchevsky.
Como se tratava de um programa que vem sendo gravado em CD, em diversas etapas,  não houve intervalo e sobreveio a execução de uma das obras mais complexas de Villa; a Sinfonia nº 12, escrita de 1957. No primeiro movimento, “Allegro”, a orquestra deu a sua epígrafe de exímia correção na leitura musical. Seguida do “Adagio”, cordas expessas soaram nas mãos e regência  com calor e expressividade. Finalmente o “Scherzo (Vivace)”, movimento de belíssima orquestração de Villa-Lobos, foi um êxito, sua brilhante execução, quando a plateia explodiu em calorosos aplausos ao seu término.
As duas obras serão gravadas pelo selo Naxos e é sob a regência deste ilustre maestro brasileiro Isaac Karabtchevsky, que o sucesso da proposta é uma garantia. Os próximos concertos populares serão dia 06 e 07 de setembro às 11 e 16h30 respectivamente na Sala São Paulo. 
Escrito por Marco Antônio Seta em 01 de março de 2014.
Inscrição sob nº 61.909  MTB – SP 

Comentários

Postagens mais visitadas