QUATERNAGLIA LANÇA CD XANGÔ.


Dia 27 de agosto, quinta-feira, às 21h, o Quaternaglia lança Xangô, seu sétimo CD, em show especial no SESC Pinheiros. Resultado de uma pesquisa de 12 anos, o título do álbum homenageia o compositor Almeida Prado (1943-2010), de quem o quarteto apresenta as XIV Variações sobre o tema de Xangô, tema recolhido por Mário de Andrade (cujos 70 anos de morte são lembrados neste ano) e trabalhado pelo grupo com o próprio compositor. Ingressos: R$ 30,00.

Quaternaglia é formado pelos violonistas Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina. O show contará com a participação especial da violinista Constança Almeida Prado, filha do compositor, e de sua mãe, a pianista Helenice Audi.
Todos os compositores presentes no CD Xangô – como Ronaldo Miranda, João Luiz, Villa-Lobos, Paulo Bellinati e Chrystian Dozza (este último membro do Quaternaglia) terão obras tocadas no show, que também marca a estreia no Brasil de Canção sem fim (para sons sem palavras), de Sérgio Molina, apresentada unicamente nos Estados Unidos no último mês de junho. O show contará também com a presença - pela primeira vez na história do grupo - do percussionista Ari Colares tocando com oQuaternaglia.
Programa do show:
Quaternaglia Guitar Quartet
I
Ronaldo Miranda (1948) Suíte n. 3 (1973) arranjo: Chrystian Dozza                         
(I- Allegro / II-Allegretto / III-Lento / IV-Allegro gracioso)
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)   Bachianas Brasileiras n.9 (1945) arranjo: Thiago Tavares
(I-Prelúdio / II- Fuga)
Almeida Prado (1943-2010)     XIV Variações sobre o Tema de Xangô* (1961-2003)
                                              com Quaternaglia
II
Almeida Prado  Noturno n.4 (com Helenice Audi, piano) 
                         Sonata n.4 para violino e piano  (I-Allegro Appassionato / II- Adagio III-Presto)
                               com Constança Almeida Prado, violino, e Helenice Audi, piano
III
Sérgio Molina (1967)   Canção sem fim (para sons sem palavras)* (2014) -  estreia no Brasil
Chrystian Dozza (1983) Sobre um tema de Gismonti (2012)*     
João Luiz (1979) Kirsten - toada (2014)*
                                com Quaternaglia
 IV
 Paulo Bellinati (1950)  Maracatu da Pipa (2004) / Frevo e Fuga (2010)*
                                 com Ari Colares e Quaternaglia
* peças dedicadas ao Quaternaglia

Quaternaglia Guitar Quartet (QGQ) tem sido aclamado como um dos mais importantes quartetos de violões da atualidade, tanto pelo alto nível de seu trabalho camerístico como por sua importante contribuição para a ampliação do repertório. 
Em mais de vinte anos de atuação, o grupo - formado pelos violonistas Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina - vem estabelecendo um cânone de obras originais e arranjos audaciosos, o que inclui a colaboração com compositores como Leo Brouwer, Almeida Prado, Egberto Gismonti e Paulo Bellinati. 

Sua atuação começou a despertar o interesse da crítica internacional após a obtenção do "Ensemble Prize" no "Concurso Internacional de Violão de Havana" (Cuba) e da participação em importantes séries de violão e música de câmara dos Estados Unidos. Segundo o jornal Los Angeles Times, "uma aura de pureza penetrou o concerto do quarteto de violões Quaternaglia, que preencheu todos os requisitos com serenidade e inteligência em sua estreia na Califórnia". 

A discografia do Quaternaglia inclui os CDs Quaternaglia, Antique, Forrobodó, Presença, Estampas, Jequibau e Xangô, além do DVD Quaternaglia, gravado ao vivo. Em 2012, como parte das celebrações de seu vigésimo aniversário, o quarteto atuou como solista convidado da Sinfônica Heliópolis regida por Isaac Karabtchevsky na Sala São Paulo. 

O quarteto tem se apresentado em cidades como New York, Chicago, Los Angeles, Dallas, Lisboa, Porto, Buenos Aires e em mais de 15 estados brasileiros, além de ministrar masterclasses e palestras a convite de instituições como Universidade de Yale, Jacobs School da Universidade de Indiana em Bloomington e Conservatório de Coimbra. Em 2013 o Quaternaglia apresentou o Concerto Itálico, de Leo Brouwer, sob a regência do compositor no Teatro Nacional de Havana (Cuba) e, em 2014, estreou no Festival de Woodend, na Austrália. 
Os músicos do Quaternaglia utilizam três violões de seis cordas e um violão de sete cordas especialmente construídos pelo luthier brasileiro Sérgio Abreu.
Constança Almeida Prado foi pemiada com a Bolsa de Estudos da CAPES/Brasília, programa Apartes, concluiu em 2001 o Mestrado em Violino-Performance na Manhattan School of  Music – New York, com a orientação do Professor Isaac Malkin, música de câmara com Isidor Cohen e Sylvia Rosenberg, interpretação com Kenneth Cooper. Em 1996, realizou Master Classes com o violinista Eric Friedman, no Festival Eleazar de Carvalho. Com a orientação de Cecília Guida, Ayrton Pinto e Evgenia Popova realizou o Bacharelado em Violino na Faculdade Santa Marcelina em 1998, onde orientada por Paulo Castagna e Álvaro Carlini, desenvolveu o trabalho “31 Compositores Paulistas – Panorama da Obra violinística”.
Nascida em São Paulo em 1978, iniciou os estudos de violino aos seis anos com Yoshitame Fukuda e Elisa Fukuda. Estudou teoria musical,  percepção e análise  com Osvaldo Lacerda e Dante Cavalheiro. Recebeu os Prêmios: 1o lugar no Concurso Nacional de Violino de Piracicaba, Prêmio de Melhor Intérprete de Música Brasileira e 2o lugar  no Concurso IBEU Nacional de Violino, Indicação ao Prêmio Carlos Gomes 2001.
Como solista de orquestra, realizou estreia aos 10 anos. Realizou estreia mundial das obras:  compositores norte-americanos Peter Andreacchi, Hayg Boyadjian ao lado de Beatriz Balzi, do compositor russo Vladimir Beluntsov, e compositores brasileiros como Sergio Kafeijian, a obra Constantia para violino e piano, de Mario Ficarelli, as obras  para violino e orquestra: Fantasia e Cartas Celestes n.8, de seu pai, Almeida Prado,  e gravações das mesmas com OSB (ao Papa João Paulo II), Orquestra do Teatro Nacional e “Sudwestfalen Landesorchester NRW”, participando também em recitais dedicados a obras de Silvia de Lucca, Villani-Côrtes, Osvaldo Lacerda, Ronaldo Miranda. Atuou como solista na Alemanha e Brasil, junto aos Maestros Carlos Moreno, Roberto Tibiriçá, Benito Juarez, Ricardo Rocha, Ligia Amadio, Lutero Rodrigues, Claudia Ferez, Henrique Muller, Guga Petri, Cláudio Cruz, Graham Griffits, Emiliano Patarra, Aylton Escobar, Reinaldo Calegari, Silvio Barbato, Kenneth Cooper, Rafael Garcia, assim como recitais no Brasil e em Nova Iorque, junto aos pianistas Helenice Audi, Achille Picchi, Sarah Higino, André Rangel, Eun Young Lee, Marcos Aragoni, Ingrid Barancoski.
De 2001 a 2006, assumiu a classe de violino de Evgenia Popova na ECA/USP, tendo sido nomeada após Concurso Público. Entre diversos Festivais, participou em 2003 e 2004, como Violinista e Professora do Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza, e, a convite do Maestro Kirk Trevor , do Festival de Verão da “Missouri Symphony Orchestra”, por dois meses em 2005, e em 2008 para República Tcheca, dando continuidade ao seu aperfeiçoamento. Em 2006, gravou o CD /Projeto Petrobras : Música Contemporânea em registro na Discoteca Oneyda Alvarenga, sob direção de Francisco Coelho, com Obras de Almeida Prado para violino e piano.  Realizou junto ao Maestro Carlos Moreno e o Algol Ensemble, a gravação da obra “Das Lied Von der Erde” de Gustav Mahler-Versão de câmara de Arnold Schoenberg, com Rodrigo Esteves e Fernando Portari, em 2008, disco indicado ao Prêmio Carlos Gomes no ano de 2009.
Tem realizado inúmeros recitais e concertos com orquestra, homenageando seu pai, o compositor Almeida Prado, e após a morte física deste grande gênio, idealizou junto a Carlos Moreno, a criação do Almeida Prado Ensemble, que teve sua premiere em 17 de abril de 2011. Foi convidada a atuar como spalla da Cia Bachiana Brasileira sob direção do Maestro Ricardo Rocha na Bienal de Música Contemporânea, no Rio de Janeiro em outubro de 2011, e para a realização e edição da obra de seu pai, a Missa Saint-Nicholas, editada pela ABM. Em temporada no Teatro Tuca, em São Paulo, com a obra Pedro e o Lobo de Prokofiev e Cenas Infantis de Almeida Prado-Zangheri, atua como spalla da Orquestra Almeida Prado, junto ao Maestro Carlos Moreno, Direção de Muriel Matalon, Giuliano Ricca, Tarik Dib, bonecos de Marco Lima, e narração da atriz Giulia Gam. Em julho de 2012, atuou como solista da Orquestra Sinfônica de Santo André no Festival de Inverno de Campos do Jordão, no Auditório Cláudio Santoro, e no Theatro Municipal de Santo André em homenagem a Almeida Prado e ao Maestro Eleazar de Carvalho.
Nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro  de 2012, atuou como violinista  juntamente com o pianista Marcos Aragoni no Projeto “Notas Contemporâneas” de Cleber Papa e Rosana Caramaschi, no Auditório MIS, em São Paulo, homenageando os compositores: Mario Ficarelli, Amaral Vieira, Ronaldo Miranda, Edino Krieger. Realizou em outubro de 2012 a estréia mundial da obra Chacona “Lembranças em espiral” do compositor Nelson Lin, para violino, piano e sax tenor, na Pinacoteca de Santos.
Em outubro de 2012, empreendeu junto a Carlos Moreno, a viagem ao Rio de Janeiro para a entrega do acervo de partituras de seu pai Almeida Prado, destinadas à democratização e publicação das obras em fac símile através da ABM, Academia Brasileira de Música. Isto se deu após a organização detalhada que realizou com este acervo de mais de 600 partituras.
Realizou a estréia mundial do Trio Moema, do compositor Julio Battesti em 2013.
Com a pianista Helenice Audi, com quem compõe o Duo Almeida Prado, participou das comemorações dos 70 anos de Almeida Prado, nascido a 8 de fevereiro de 1943, em diversos recitais, concertos, como a Homenagem realizada no Festival Virtuosi Recife, tendo sido também solista da Orquestra Jovem sob regência do Maestro Rafael Garcia. Participou da homenagem ao Centenário de Guerra Peixe com a Sinfônica de Brasília em 2014, como solista sob regência de Carlos Moreno.

Helenice Audi nasceu em São Paulo. Fez seus estudos de Piano com Lina Pires de Campos e Arnaldo Estrella . Matérias teóricas, Harmonia, Contraponto, Análise e História da Música com Osvaldo Lacerda e Camargo Guarnieri .Ganhou vários Concursos entre eles o 1 prêmio no Concurso Nacional de Tatuí , 1o  prêmio no Concurso Jovens Solistas da OSESP e  Prêmio Governador do Estado de S. Paulo. Formou- se em Piano e Virtuosidade pelo Conservatório Sta. Cecília de São Paulo. Com Maria Curcio fez Curso de Interpretação e Téçnica Pianística. Formou- se em Pedagogia na Universidade Oswaldo Cruz.
Como solista apresentou- se ao lado de regentes como: Eleazar de Carvalho, Diogo Pacheco, Flavio Florence, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Reinaldo Calegari entre outros. Realizou Recitais e Gravações de Música Brasileira em Helsinqui, Copenhage, Roma, Genebra, Frankfurt, Nova Iorque, e em várias capitais brasileiras. Realizou diversas estréias mundiais no Brasil e na Europa da obra pianística de Almeida Prado. Como camerista, apresentou-se junto à Evgenia Popova, Perez Dworecki, Dartiu Silveira e paralelamente tem se dedicado à atividade pedagógica.
Em 2006, participou do Projeto Petrobras : Música Contemporânea em registro na Discoteca Oneyda Alvarenga,  sob direção de Francisco Coelho, com a gravação de Obras para Violino e Piano de Almeida Prado. Com sua filha, a violinista Constança Almeida Prado, compõe o Duo Almeida Prado, com quem tem realizado concertos assim como também projetos do Almeida Prado Ensemble, desde 2011 com formações camerísticas diversas, tendo a missão principal da divulgação da obra deste compositor.


Ari Colares, músico e educador especializado em percussão e ritmos brasileiros. Atuante no Brasil e exterior, lecionando ou tocando com importantes nomes da música. Tendo já atuado com Naná Vasconcelos, Egberto Gismonti, Monica Salmaso, Zizi Possi, Ceumar, dentre outros. Participa de diversos projetos com o pianista Benjamim Taubkin, destacando-se Clareira e Al Qantara, com quem tem viajado para diversos países.
Serviço:
Dia 27 de agosto
, quinta-feira, às 21h
Show do Quaternaglia
Lançamento do CD Xangô
Local: Teatro Paulo Autran - Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 129, Pinheiros
Não recomendado para menores de 10 anos.
Ingressos: R$ 30,00 (inteira). R$ 15,00 (meia: estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência). R$ 9,00 (credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes).
Ingressos à venda pelo Portal www.sescsp.org.br a partir de 18/08 (terça-feira), às 16h30, e nas bilheterias do SescSP a partir de 19/08 (quarta-feira), às 17h30. Venda limitada a quatro ingressos por pessoa. 
Não é permitida a entrada após o início do espetáculo.
1010 lugares
Duração: 90 minutos
Crédito da foto do Quaternaglia: Gal Oppido

Comentários

Postagens mais visitadas