HISTÓRIA DA ÓPERA, UMA COLEÇÃO INACABADA. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.



Quando se iniciou minha paixão pela ópera ,lá pelo longínquo ano de 2000, procurei bibliografia sobre o tema e descobri o Kobbè. Grande resumo das óperas mais populares. Porém a coleção de mais serventia foi e é a História da Ópera de Lauro Machado Coelho, na época ela contava com apenas 5 títulos e foi crescendo no decorrer dos anos.
Apareceram títulos exóticos , mas  muito importantes como a Ópera Tcheca, Russa, Estados Unidos e Inglesa. Mas o centro da coleção está pautado na ópera italiana, do barroco ao modernismo, a ópera francesa, a alemã e do compositor Richard Strauss.
Mas a grandeza da coleção não está apenas nos títulos e sim no seu formato. Instrutiva, com linguagem de fácil acesso, citações interessantes, didática, muito bem ilustrada e áudio e vídeo disponíveis no mercado. Sempre que me deparo com um novo título de ópera e olha que nesses tempos tem aparecido cada DVD por mim desconhecido,  consulto a coleção do Lauro e fico bem informado.
Estava previsto para lançamento volumes específicos sobre a ópera de Giuseppe Verdi, Richard Wagner, Giacomo Puccini , Wolfgang Amadeus Mozart e sobre a opereta. Em conversa com o Lauro , indaguei a ele quando esses volumes seriam lançados. Em resposta ele disse que agora tinha outros projetos. Fiquei chocado, meu manual de estudo ficará incompleto.
 Lauro não nos abandone. Sua coleção é a única em português , tem grandes qualidade e serve tanto para estudiosos como para simples apreciadores da grande arte. Espero que você volte a dar prioridade a ela.
Ali Hassan Ayache

Comentários

Postagens mais visitadas