JONAS KAUFMANN CANTA PUCCINI. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


   

   Jonas Kaufmann é o melhor tenor da atualidade. Esse certeza tive em 2016 quanto se apresentou pelo Mozarteum Brasileiro na Sala São Paulo. Em vídeo existem diversas e excelentes gravações com Kaufmann: Fidelio, Carmen, Werther, Tosca , Manon Lescaut entre outras. 
   Uma que chama a atenção é um recital de 2015 gravado no Scala de Milão onde o grande tenor se dedica a cantar somente árias de Puccini. O programa tem as grandes e famosas árias para tenor, mas não fica só nisso. Kaufmann canta árias desconhecidas do grande público como da ópera "Le Villi", Atto II: "Ecco la casa ... Torna ai felici dì" e da ópera "Edgar", Atto II: "Orgia, chimera dall'occhio vitreo". 
   A voz sempre magnífica é dotada de um timbre único, o tenor exibiu toda a dramaticidade, lirismo e sentimentos expressos na música. Técnica impecável que faz a voz fluir do alegre ao triste, do cômico ao dramático. Kaufmann passeia pelos sentimentos humanos com facilidade e velocidade espantosa. Faz o canto lírico complexo parecer fácil.
Ali Hassan Ayache

Comentários

  1. Permita-me discordar,um dos piores tenores de todos os tempos,voz abaritonada,rouca,"engolada",prematuramente envelhecida e horrível.A gravação de Aida dele com Pappano é mais uma farsa de mercado e prova muito bem o que estou falando,o tempo todo seu Radamés a meu ver soa como o pai da Aida.Claro respeito quem gosta desse tipo de voz,além disso esse aí demonstra manejar até com algum engenho o horrível instrumento que a natureza lhe deu.O melhor tenor para interpretar papéis jovens de tenor heróico como Siegmund atualmente é Klaus Florian Vogt,mas esse não tem mídia como essa porcaria do Kaufmann nem berra estrondosamente.Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de contar também a última façanha do tenor alemão Vogt.A Deutsche Grammophon havia contratado o famoso tenor mexicano Rolando Villazon para gravar algumas óperas de Mozart com o maestro Yannick Nezet Seguin,algumas já foram lançadas como o Rapto no Seralho onde o tenor conseguiu ótimos resultados.Esse ano está programada a Flauta Mágica,essas gravações são feitas ao vivo em Baden-Baden.Qual não foi a minha surpresa ao saber que Villazon não iria igualar o feito de seu compatriota Francisco Araiza,que gravou esta ópera com Karajan em 1980,mas justamente Klaus Florian Vogt foi escolhido para interpretar o papel de Tamino e rabaixou Rolando(cantor que aliás muito me agrada também)ao papel de Papageno que é para barítono,foi inclusive escrito para ser interpretado pelo libretista da ópera que era também um ator cantante, Emanuel Schikaneder.Isaac Carneiro Victal.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas