MUSI.VALE REÚNE ARTISTAS PARA DIFUNDIR A MÚSICA DE CÂMARA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.


O primeiro festival de música de câmara do Vale do Paraíba traz gratuitamente ao público concertos, oficinas de dança histórica, exposição e palestra.

São José dos Campos é palco do primeiro festival de música de câmara do Vale do Paraíba, o Musi.Vale. Entre os dias 20 e 26 de agosto, seis pontos da cidade vão difundir a cultura musical europeia dos séculos XVI e XVII, através de atividades diversificadas realizadas por músicos e pesquisadores especialistas nas artes do Renascimento e do Barroco.

O festival traz em sua programação, além das apresentações musicais, a realização inédita de oficinas de danças históricas renascentistas e barrocas.

A música escrita para a formação camerística – ou seja, reduzida a poucos instrumentos ou vozes – foi muito explorada por compositores desde o século XVI. Ideal para pequenos ambientes, a música de câmara surgiu para ocupar os espaços mais intimistas dos palácios – as câmaras – privilegiando o refinamento e o entrosamento entre os músicos. Hoje, igrejas, museus e salões podem receber diferentes formações de câmara e distintos repertórios para esta formação instrumental.

Nesta edição, o público poderá desfrutar de músicas dos períodos do Renascimento e do Barroco europeu, compostas por artistas consagrados que trabalharam nos principais centros de difusão cultural da época: Roma, Florença, Veneza, Versalhes, Paris, Dresden e Viena. E neste contexto histórico e sonoro da ‘música antiga’ estão instrumentos como o cravo, a viola da gamba, a viela, o violino e o violoncelo barrocos, além da teorba, flauta-doce e instrumentos de percussão.
“Uma oportunidade para conhecer os instrumentos históricos e apreciar um repertório pouco conhecido, gratuitamente, em espaços públicos da cidade”, destaca Raquel Aranha, curadora e organizadora do 1º Musi.Vale.

O evento musical é realizado pela Pot-pourri Produção Cultural e tem como apoiadores: Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR); Centro Ambiental Edoardo Bonetti (CAEB); Associação para o Fomento da Arte e Cultura (AFAC); Parque Vicentina Aranha; Sociedade de Cultura e Educação Musical (SOCEM), Prefeitura Municipal de São José dos Campo; Vicentina Café e Design; Golden Tulip e Com-sciência Restaurante Natural.

Confira a programação:

20/08 (segunda) - Vivência de Dança Renascentista.

A vivência de danças da renascença é uma atividade onde todos experimentam as belas coreografias do período. Não requer nenhum pré-requisito. Serão abordadas as danças cortesãs, como pavanas, branles, gavottes e country-dances, entabuladas por dois grandes mestres da dança: Thoinot Arbeau e John Playford.

Local: Casa de Cultura Tim Lopes

Horário: 20h

Curso livre. Aula coletiva. Sem limite de inscrição.

Professor: Mário Orlando (RJ)

21/08 (terça) – Concerto de Música Renascentista: Grupo de Música Antiga da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Local: Museu Municipal

Horário: 20h

22/08 (quarta) - Vivência de Dança Barroca.

O curso é uma introdução à linguagem escrita e gestual das danças barrocas: Minuet, Sarabande, Gigue, entre outras. Serão estudados passos e movimentos de mãos e braços que caracterizam o estilo barroco na dança. Através do conhecimento do sistema Beauchamp-Feuillet de notação (Chorégraphie, ou l'art de d'écrire la danse, 1701), e da prática dos passos descritos por Pierre Rameau (Le Maître a Danser, 1725), vamos aprender: a relação entre música e dança, a ler uma partitura coreográfica dos mestres de dança franceses e a recriar danças do barroco.

Local: Casa de Cultura Clemente Gomes

Horário: 18h

Curso para bailarinos e atores. Aula coletiva. Sem limite de inscrição.

Professora: Raquel Aranha (SJC)

23/08 (quinta) - Vivência de Dança Barroca

Local: Casa de Cultura Chico Triste

Horário: 18h

Curso para bailarinos e atores. Aula coletiva. Sem limite de inscrição.

Professora: Raquel Aranha

25/08 (sábado) – Lançamento do livro Il Corago com exposição de gravuras – um manuscrito italiano do século XVII sobre arte da encenação.

Local: Igreja São Benedito

Horário: 11h

Palestra com Ligiana Costa (musicóloga) e exposição de gravuras com George Gütlich.

26/08 (domingo) – Concerto de Música Barroca

Local: Capela Sagrado Coração de Jesus – Parque Vicentina Aranha

Horário: 18h

Grupo Affetti Musicali (Orquestra de Câmara Barroca) e Solistas - Claudia Habermann (soprano) e Fábio Maciel (tenor).
Música barroca do século XVII.

Comentários

Postagens mais visitadas