FALTOU O PÃO NA SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA NO THEATRO MUNICIPAL DE SP. CRÍTICA DE DOMINGOS D'ARSIE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


Assisti hoje, no Theatro Municipal de São Paulo, a Sagração da Primavera de Igor Stravinsky na versão orquestral.
A regência ficou à cargo do “showman” Roberto Minczuk. 
Do alto do pódio o maestro explicou a instrumentação da orquestra, discorreu sobre a obra e bem ao gosto do público conseguiu compará-la a um samba em alguns momentos estratégicos e ao rock heavy metal em outros. 
Enquanto isso, algumas crianças com seus papais e mamães na plateia gritavam alegremente mostrando sua felicidade incontida que obviamente continuou durante toda a apresentação. Muito meigo!
O “showman” aproveitou para explicar que um certo coreógrafo resolveu inserir na partitura o grito de uma bailarina (isso, na versão com balé), para dar mais dramaticidade ao momento em que a virgem é sacrificada lá pelo final da peça.
Como não havia a bailarina desta vez, ele pediu e ensaiou com a plateia o tal grito que deveria e foi repetido durante a apresentação.
Ele conseguiu transformar uma obra orquestral numa piada barulhenta e de mau gosto. Fiquei com saudades da magnífica regência desta mesma peça pelo Christian Järvy na Sala São Paulo há alguns anos.
E assim o circo foi aplaudido e todos saíram felizes do Theatro. Gritando, evidentemente.
Minha sugestão é que, da próxima vez ofereçam durante o concerto, sanduíches ao respeitável público. De mortadela!

Domingos D'Asie

Comentários

  1. Ja escrevo aqui pela segunda vez, na espera de que a imparcialidade e o bom senso democratico possa existir, pois se não, terei ainda mais certeza do seu amadorismo.
    E o solo maravilhoso do fagote? E a precisão da orquestra?
    E as mudanças dos andamentos e formulas e complexos ritmicos de alto nivel de dificuldade onde a orquestra se comportou madura o suficiente, impondo um padrão de qualidade digna de apreço e respeito, onde foi trabalhada pelo nosso maestro ROBERTO, o qual alçou belissima qualidade tecnica.
    E o seu desrespeito ao publico, é o que mais me impacta! Como ousa desrespeitar nosso publico, que desfrutou de um maravilhoso concerto?
    Isso demonstra seu bloqueio artistico no que tange a apreciaçao de arte em geral!
    E me lembro da OSESP praticamente em apuros com essa obra, a ponto de quase estaguinar sua execuçao diante da plateia, onde nossa orquestra sendo dirigida por seu maestro dominou completamente essa obra!
    E temos certeza que muitas pessoas que teveram a chance de estar nesse concerto, foram enriquecidas sem duvida com nossa arte, pois nosso publico nao precisa de sanduiche! nosso publico precisa da nossa musica!, do nosso entusiasmo! SÃO PAULO NAO PRECISA DE CRITICOS SEM O MINIMO DE PREPARO COMO VOCE DEMOSNTROU NAS SUAS PALAVRAS DE INSULTO A NOSSA MUSICA, A FALTA DE SENSIBILIDADE COM A QUALIDADE DA NOSSA ORQUESTRA, E COM O DESRESPEITO AO NOSSO ESTIMADO PUBLICO!
    Sua arrogancia o cega, ao acreditar que é suficiente capaz de julgar aquilo que voce nunca conheceu, e pelo jeito nunca conhecerá.
    Sua critica e seu desrespeito é lamentavel e revoltante!

    ResponderExcluir
  2. Sério que vc vai a um concerto INFORMAL do TM que tem por objetivo atingir um publico mais leigo e faz tal crítica? Vc deveria mencionar das 08 recitas formais realizadas com a bilheteria ESGOTADA! #ficadica

    ResponderExcluir
  3. Que crítica rasa, insensível. Ficaria feliz em ver um teatro cheio de crianças barulhentas assistindo Stravinsky! Olha que coisa maravilhosa, não estavam no show de pagode e sim no municipal, onde voltarão no futuro, já quietos e contemplativos junto seus filhos! Caro amigo, se não gosta de sanduíche de mortadela, pesquise bem o programa da orquestra municipal antes de ir por la.... Em alguns dias eles servem um excelente caviar! Pratos para todos os gostos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas