OSESP- INGRESSOS ESGOTADOS COM POUCO PÚBLICO NA SALA SÃO PAULO.

 

   As fotos que seguem são do colega Carlos Eduardo Cianflone tiradas no dia 26/09 e mostram muitos lugares vagos na Sala São Paulo no início da série "Grandes Clássicos". Lembro que o evento foi anunciado com "preços populares" ou uma oncinha a inteira e estava com ingressos esgotados.
   Não é a primeira vez nem será a última e não ocorre só na Sala São Paulo. Ingressos esgotados na bilheteria e lugares sobrando aos montes. Os motivos são vários: patrocinadores tem uma cota de ingressos e esses pouco se importam com o evento, alguns compram ingressos e não aparecem e tem aqueles que só chegam atrasados (o horário das 19:30 é péssimo) ou entram após o intervalo. Muitos que desejam ver o concerto voltam para casa cedo.
   A solução do problema era o ingresso da hora, faltando dez minutos para começar o evento a direção da OSESP disponibilizava uma cota de ingressos a R$ 10,00 para quem estava na fila. A administração de Arthur Nestrovski visando elitizar o público acabou com isso. 
   A resposta oficial padrão é que existem diversos concertos gratuitos. Sempre são no Domingo de manhã com orquestras jovens e experimentais. Os melhores eventos, o filé mignon  nunca entra nessa gratuidade, a elite não gosta de se misturar com a plebe.
Ali Hassan Ayache





Comentários

  1. Pois é.......o Arthur , como sempre, continua a fazer bobagens. E fica a flanar como uma borboleta na Sala, prá lá e prá cá.......

    ResponderExcluir
  2. Uma vez a Filarmônica de Berlim à URSS tocou Shostakovich na presença do compositor(Bernstein havia feito o mesmo 10 anos antes com a Filarmônica de NY);ele estava mais preocupado em agradecer ao maestro Karajan e à orquestra que receber ele os agradecimentos.Os ingressos estavam destinados à alta burocracia,o hoje famoso Semyon Bychkov tentou entrar por uma janela escalando o prédio da sala de concertos,arriscando a vida e terminou preso!O próprio Shostakovich quase foi preso,o compositor estava ligado e foi promovido no início da carreira por pessoas próximas à Trótski,dissidente de Stalin que acabou assassinado.A meu ver isso contribuiu para a desconfiança que Stalin tinha sobre Shostakovich.


    Mahler teve que se converter ao cristianismo,pois não aceitavam em Viena um judeu diretor da Ópera.Emitia sentenças como "tradição é atraso",o mestre chegou a dizer que até o fim do mundo chegaria em Viena com 20 anos de atraso!Nunca o aceitaram muito bem e foi só começar a apresentar suas sinfonias que aí foi o fim...


    Callas em Milão e NY só chegou após perambular bastante,inclusive por esses lados de cá.Brigas no Metropolitan com Rudolf Bing fizeram com que durante a maior parte desta histórica carreira de prima-dona as portas desta importantíssima casa estivessem fechadas para essa celebérrima figura.


    Eis os exemplos de que a falta de respeito e desvalorização da arte e dos artistas por um lado,por outro a apropriação das grandes criações do espírito humano por uma minoria de poderosos,infelizmente são o pão de cada dia.A história também registra desde quando os escribas e sacerdotes egípcios guardavam mistérios a sete chaves,passando pelos monges copistas da idade média que perderam a função com o surgimento da imprensa,até a discussão que está na ordem do dia sobre direitos autorais na época da internet,É IMPOSSÍVEL DOMINAR E CONTROLAR A DIFUSÃO DO CONHECIMENTO.Só uma teocracia como a egípcia da antiguidade conseguiu esse controle por muito tempo.


    No caso presente da Sala SP,o Mozarteum e o Cultura Artística creio ainda oferecem a possibilidade do ingresso da hora,meus parabéns.Recordo que no concerto da Filarmônica de Viena em 2016 havia uma fila quilométrica de gente atrás do ingresso da última hora e todos foram embora passivamente quando lhes informaram que não tinha mais jeito.Eu não só permaneci como incitei,inutilmente,outros a resitirem.Por fim entrei no intervalo,uma funcionária da Sala abordou um rapaz que largou a apresentação no meio e ele me cedeu seu ingresso.Quando fui agradecer estendi a mão e ele fez questão de desviar o olhar,ir embora e me deixar com a mão aberta parada no ar!Bem que um argentino conhecido meu diz que tem alguns brasileiros tão preconceituosos que tem nojo de apertar a mão da gente(nós da gaiola das loucas!).Outro dia a Sala SP estava cheia de poltronas vazias,fui me sentar num lugar bem mais caro que não era o meu e uma bruxa que estava sentada do meu lado passou o concerto inteiro não olhando para o palco diretamente mas no sentido oposto me olhando de rabo de olho e fazendo cara feia,uma cara mais feia ainda do que a cara que ela já tinha sem fazer careta.No fim a Sala permaneceu semi-vazia,a velha aplaudiu algo violentamente e sem graça,como uma macaca amestrada de circo,e saiu com uma cara horrível,tenebrosa mesmo,não parecia que estava ali para se entreter com nada.Acho que a megera é ou foi assinante,sempre vai no mesmo dia da semana e procuro ficar bem longe quando a vejo.Um ambiente assim tão intimidador tem muita relação com o fato da sala viver fazia.Já passei por situação similar no Municipal do Rio,mas bem menos em meu estado natal MG.Inclusive a sala Minas Gerais está com uma acústica tão boa que o público se se remexer muito na cadeira,faz um tremendo barulho e todos ouvem.A orquestra também como bem vaticinou o mastro Mechetti iria ficar com o som 2 vezes maior na nova casa e ficou mesmo!Resumo,a acústica e a configuração do ambiente nos força a concentrar toda a atenção na música...Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção:"a acústica e a configuração do ambiente nos forçam".O que mais me assusta é que só neste blog vejo tocarem sem pestanejar neste assunto,do "ingresso popular" no valor de "uma oncinha"!AS PESSOAS TÈM VERGONHA.Dessa maneira que tratamos aqui,nenhum jornalista da mídia convencional fala.Não vou aceitar que inculquem na minha cabeça essa de "quem sabe um dia depois de terminar um curso universitário,arrumar um bom emprego e até um bom casamento,eu possa vir a merecer ..."Até parece que o trabalhador brasileiro nesta situação de crise está com tempo e dinheiro sobrando para frequentar toda semana a temporada da OSESP.NOSSA PACIÊNCIA ESTÁ SE ESGOTANDO!Isaac Carneiro Victal.

      Excluir
  3. É uma pena. Não basta a péssima localização dessa Sala em São Paulo. A administração é prá lá de péssima, elitista e orgulhosa de si própria. Só há uma solução: Troca imediata do diretor artístico (Arthur Nestrovski).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas