AQUECIMENTO PARA A ÓPERA "TURANDOT" DE PUCCINI QUE ESTARÁ EM CARTAZ NO THEATRO MUNICIPAL DE SP.













Comentários

  1. Oh,como o Ali demonstra,parece que ainda estão a lançar muitos vídeos de montagens ao vivo de ópera no mercado,o mesmo não acontece com as gravações em estúdio,as quais prefiro por permitirem um apuramento da performance vocal impossível numa apresentação num teatro diante de uma platéia.Outra coisa que me intriga é que está cada vez mais difícil achar cantoras classificadas como vozes "dramáticas",tipo vocal do papel título nesta ópera,que realmente cantem!A gritaria histérica predomina,não sabem mais como projetar a voz e se fazer ouvir sobre a massa orquestral sem se engajar com toda força.Birgit Nilson,ótima em sua gravação com Bjorling para a RCA demonstra meu ponto de vista contra essas cantoras mais recentes.O registro fonográfico destacado aqui pelo Ali possui o melhor elenco como um todo,pese altos e baixos,em especial Caballé interpretando sua parte como escrava atraindo toda a atenção para si,inclusive chamando mais atenção que a protagonista princesa.

    Na falta de vozes apropriadas resta a orquestração de Puccini; embora este mesmo aqui esteja longe de ser um compositor de música instrumental e absoluta,as melodias lindas de Puccini são apresentadas com orquestração e harmonias exuberantes,resultando numa obra eclética,onde os músicos da orquestra não terminam a obra mais cansados que os cantores como nas óperas de Wagner,mas o compositor visivelmente quis reunir ,sempre com o objetivo de entreter o público e nunca chocar ninguém,influências de tudo que estava "na moda" nos anos 20 em matéria de composição musical.Nesta direção temos abordagens como a de Karajan,fazendo Katia Ricciarelli se esforçar demais para se meter a interpretar o papel de Turandot e destacando cada nunce instrumental e harmônica da partitura.O elenco também é de estrelas neste caso,chegaram a escalar Zednik,Araiza e Hornik para cantar Ping,Pong e Pang,os mesmos sussuram em muitos momentos suas partes,numa competição no intuito de mostrar quem possui a voz mais bonita e a interpretação mais refinada.Nunca ouvi personagens secundários de ópera serem cantados desse jeito,acho que desejavam emular neste caso os modos polidos da corte,muito necessários para se sobreviver num ambiente dominado por uma figura terrível como a princesa de gelo.Percebe-se que por trás da escolhas controversas na escalação está a visão predominantemente orquestral da ópera,comandada pelo todo-poderoso diretor.Parece que esta abordagem está se difundindo,recentemente postaram no YOUTUBE uma performance semi-encenada de Turandot em Shenzhen,China com intérpretes todos chineses exceto para o papel de Calaf,os personagens secundários são defendidos de maneira honesta mas não existe brilho no caso dos papéis principais,nenhum deles é identificado na descrição do vídeo,só temos "Turandot with Daye Lin" se trata do maestro,que efetivamente é a grande estrela,obtendo um ótimo nível da orquestra e do coro,destaque para a maneira algo dançante com que os músicos chineses interpretam os motivos com caráter de chineseria da obra.Decidi me manifestar pois é bastante curioso isso que esta acontecendo com certas óperas,interpretadas de um jeito que parece não importar nada as vozes dos cantores intérpretes dos personagens principais!Isaac Carneiro Victal.

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    1. Correção:Hornik se encarrega de Ping,Zednik de Pang e Araiza de Pong,é bom identificar direitinho quem é o Ping o Pong e o Pang!Isaac Carneiro Victal.

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    2. Outro adendo é que um tal de Piero de Palma arrumou um jeito de participar de múltiplas gravações e montagens desta ópera,década após década,enquanto conseguia cantar!Claro sempre interpretando vários papéis secundários,esse homem deveria ter um empresário muito bom mesmo ou bons contatos pois todo mundo sabe que só ser competente não abre tantas portas assim...Isaac Carneiro Victal.

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