AS ESCOLHAS DE ARTHUR NESTROVISKI, DIRETOR ARTÍSTICO DA OSESP. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

   
                                                                                                    Arthur Nestrovski, foto Internet.

   Sabemos que o diretor artístico de uma grande orquestra, tem o aval e é o responsável pelos principais regentes e solistas convidados. É inegável que a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, OSESP para os íntimos, conta com os grandes regentes e solistas internacionais da atualidade. Também é inegável a cegueira da Fundação ou do seu diretor para os grandes solistas e regentes nacionais. Não é nacionalismo barato, pois cerca de 80 por cento dos convidados anualmente são “gringos”. O que tem de errado em exigir que a pequena fatia de espaço que sobra ser dos nossos melhores talentos brasileiros?
   Para exemplificar esta negligência com grandes artistas brasileiros, citarei alguns exímios músicos da nossa terrinha que não ficam devendo em nada aos estrangeiros e andam esquecidos pela direção da OSESP.
  Começo pelos pianistas: temos dois gigantes, jovens e ganhadores do primeiro premio no concurso internacional Marta Argerich (no qual tinha a mesma como presidente da banca). Os nomes são: Alexandre Dossin (Porto Alegre) e Sérgio Montero (RJ). Coincidência ou não, os dois moram e são catedráticos em universidades americanas e fazem carreira por lá. Ambos gravam pelo selo Naxos (selo que muitos artistas convidados pela Osesp também gravam) e já tocaram com as principais orquestras brasileiras, a exceção não precisa nem falar qual é.
   Outro exemplo de desperdício da Fundação OSESP é Luis Fabiano Rabello exímio pianista, virtuose, sobrinho do grande violonista Raphael Rabello. Luis Fabiano também solou com grandes orquestras pelo mundo e foi fisgado por uma das principais universidades de Rotterdam (Holanda) para assumir a cátedra de piano.
   Cito ainda outros nomes do piano brasileiro já consagrados e completamente negligenciados: Linda Bustani, Sonia Goulart e Eliane Rodrigues. 
   Com relação ao violino também temos dois soberbos instrumentistas. O primeiro é o carioca Daniel Guedes, muito admirado pelo seu mestre Pinchas Zukerman (referencia mundial do violino). Daniel é um grande virtuose, também teve sua formação nas maiores universidades americanas e hoje faz intensa carreira no Brasil e exterior. Outro exemplo violinístico é o prodígio gaúcho Carmelo de Los Santos. O mesmo foi enviado para a terra do "Tio Sam" ainda jovem, onde aos 25 anos já era PHD em violino e fazia carreira na América. Carmelo leciona na terra de Trump. É lógico, eles não são bobos. Pra variar, só um pouquinho, o gaúcho também nunca solou com a OSESP.
   Terceira e última safra que cito é a dos regentes. Começamos pela regente, mulher intensa e extremamente competente: Lígia Amadio. Ela parece obviamente ser colocada de escanteio pela nossa  maior orquestra, como se a mesma não existisse. Lígia é inegavelmente uma das melhores regentes brasileiras da atualidade tendo no currículo trabalhos com as grandes orquestras pelo mundo e as principais orquestras brasileiras. Ligia Amadio foi a primeira mulher a reger a OSESP, em administração passada e tempos longínquos. Na atual é esquecida ano após ano. 
   O último e talvez o mais absurdo e emblemático exemplo de negligência da direção da orquestra, é o nome do maestro paulista Roberto Minczuk. Roberto é um nome consagrado no Brasil e exterior, dispensando maiores comentários. Apenas em 2010, por uma questão de homenagem, a pedido do seu irmão Arcádio, Roberto regeu a Osesp. Se há problemas de relacionamento ou antipatia entre membros da direção OSESP com Minczuk, o problema é dele ou deles. O público não tem nada a ver com isso e quer ver nossos grandes talentos no palco da Sala São Paulo. Está é uma entidade pública e não propriedade da direção.
   De todos os casos citados podemos chegar a uma conclusão. A velha e famosa "panelinha" esta instaurada. O diretor artístico Arthur Nestrovski se fechou com um grupo e esses sempre são os convidados para as apresentações.
Ali Hassan Ayache

Comentários

  1. Pelo andar da carruagem, e pela competência que tem mostrado no Theatro Mvnicipal, lotando a casa cada vez mais, em breve a direção da OSESP terá que pedir a presença do Minczuk em seus concertos....eles não terão alternativa....

    ResponderExcluir
  2. A principal questão a meu ver é que a OSESP é uma instituição onde se desperdiça rios de dinheiro contratando uma regente estrangeira medíocre como Marin Alsop,sendo que com esse dinheiro poderiam fomentar e promover dúzias de solistas e regentes nacionais que acabam por falta de oportunidades entrando para orquestras e coros para conseguirem sobreviver.Obviamente Aslop está ocupando este cargo por ter um contrato com uma gravadora e contatos com pessoas influentes no mercado da música clássica mundial,devido ao fato da americana de ter sido aluna de Leonard Bernstein.Duvido que na Venezuela de onde saiu o Dudamel,Gabriela Montero(que critica o El Sistema no qual ela estudou) e outros artistas em ascensão como Rafael Payare e Christian Vazquez havia tanto dinheiro para manter uma orquestra só como no caso da Fundação Osesp.O pior é que neste país ninguém critica nada abertamente,só o blog Opera e Ballet!Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que não tenho influência em nada nem sequer aparece gente para rebater as coisas do arco da velha que escrevo aqui,mas não vejo solução no custo prazo para destruir essa panelinha da OSESP,ainda mais agora com o Dória como governador.Uma boa nova seria o surgimento de novas orquestras para concorrer com a OSESP,por ex. a Filarmônica de MG que por sua vez convida muitos regentes e solistas nacionais.Remarco que muitas grandes cidades do mundo possuem várias orquestras dando concertos semanais.A dura realidade é atualmente no Brasil estão ao contrário fechando orquestras,o Instituto Baccarelli está implorando por dinheiro para não encerrar as atividades em Heliópolis por exemplo.O pior que ao contrario de 20 anos atrás,o país está cheio de jovens estudantes de música de nível elevado que não encontrarão meios de desenvolver todo seu potencial por aqui.A classe artística e a classe de professores estão em pé de guerra com o novo governo por justíssimas razões,este presidente já falou que deseja ser um Juscelino Kubitschek ao contrário,o mineiro queria avançar 50 anos em 5,o capitão falou desejar fazer a nação retornar o que era 50 anos atrás!Isaac Carneiro Victal.

      Excluir
    2. Correção "solução no cuRto prazo",perdão pelas minhas trapalhadas!Gostaria de acrescentar algumas indicações para os que desejam conhecer melhor os artistas indicados por Ali no texto acima.Sérgio Monteiro foi convidado para participar da série de gravações da integral da obra de Liszt pela Naxos e o resultado é um disco muito interessante.Carmelo de los Santos aparece na gravação em vídeo disponível no YOUTUBE do adorável concerto para violino de Korngold ao lado da orquestra de Porto Alegre conduzida por Valentina Peleggi.Existem vários concertos gravados dessa orquestra pela TVERS disponíveis na internet e usualmente não gosto muito desse ensemble,não se irritem comigo os gaúchos por outro lado Porto Alegre para mim a mais interessante capital do sul muito mais bonita que Curitiba.A maestrina italiana no entanto soube extrair o melhor resultado dos músicos,unidos ao solista me pareceu ser o melhor concerto que pode-se ver no YOUTUBE dessa orquestra.Ligia Amadio,que inclusive muito educadamente já me respondeu aqui neste blog,produziu uma série excelente de gravações em áudio e vídeo de música brasileira com a orquestra da UFF que podem ser desfrutadas livremente no YOUTUBE.Muitas vezes os resultados superam os feitos de orquestras e regentes renomados dispondo de recursos financeiros muito maiores.Também vale a pena ouvir as gravações dos concertos número 2 e 3 mais a Rapsódia sobre um Tema de Paganini de Rachamaninoff realizadas pela regente brasileira juntamente com o pianista Moura Castro ao lado da orquestra da rádio e televisão eslovenas em Liubliana,embora a acústica do recinto de gravação não me pareça muito boa.Este agrupamento é bem conhecido pelos colecionadores de gravações clássicas "budget price" por causa das incontáveis gravações que realizaram esse músicos do leste europeu.Isaac Carneiro Victal.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas