ENCERRAMENTO DA TEMPORADA 2018 DO CENTRO DE MÚSICA BRASILEIRA.



No dia 17 de novembro, sábado, às 20h, é o encerramento da Temporada 2018 do Centro de Música Brasileira (CMB) com recital com o duoRenato Mismetti (canto) e Maximiliano de Brito(piano) no Centro Brasileiro Britânico em Pinheiros. Os dois músicos são brasileiros e vivem na Alemanha. Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São PauloGrátis!

“Foi uma bela temporada com 6 apresentações gratuitas no ano e vasto repertório erudito brasileiro, que é a proposta da instituição de valorizar e difundir a nossa música”, conta Eudóxia de Barros, presidente do CMB. Neste ano foram prestigiadas e interpretadas obras de 31 compositores eruditos brasileiros: Achille Picchi, Alberto Nepomuceno,Almeida Prado, Amaral Vieira, Antonio Ribeiro, Arnaldo Ribeiro Pinto, Ascendino Theodoro Nogueira, Camargo Guarnieri, Carmo Bartoloni,Chiquinha Gonzaga, Claudio Santoro, Edino Krieger, Ernesto Nazareth, Ernst Mahler, Fernando Cupertino, Francisco Braga, Francisco Mignone, Guerra-Peixe, José Francisco Leal, José Siqueira, Kathia Bonna, Kilza Setti, Marlos Nobre,Osvaldo Lacerda, Raquel Peluso, Ronaldo Miranda, Sá Pereira, Sérgio Vasconcellos Corrêa, Valdemar Henrique, Villa-Lobos e Villani-Côrtes. Desde a sua existência, 1984, o CMB já integra 331 apresentações, mais festivais de música.

O recital de novembro terá várias primeiras apresentações mundiais de composições de Kilza Setti, Achille Picchi eAntônio Ribeiro feitas sobre textos de Renata Pallottini especialmente para o concerto, além de obras importantes do repertório já convencional da canção de concerto, criadas por alguns dos mais significativos nomes da música erudita brasileira. A isto se junta uma espécie de diálogo poético entre colegas: Renata Pallottini e sua amiga Hilda Hilst, com textos outrora musicados por Almeida Prado e Kilza Setti, obras também dedicadas ao duo e por ele apresentadas em vários países da Europa.

Programa:
Renato Mismetti – canto (barítono)
Maximiliano de Brito – piano

José Francisco Leal (1792-1829) - Esta noite, ó céus, que dita se tu presumes, meu coração

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Serenata (1925) - texto: David Nasser - 1917-1980
Canção do marinheiro (1936) - texto: Gil Vicente - 1470 ?-1536 ?

Valdemar Henrique (1905-1995)
Valsinha do Marajó (1946) - texto: Paulo Waldemar Falcão
Trem de Alagoas (1939) - texto: Ascenso Ferreira - 1895-1965

Francisco Mignone (1897–1986)
Dois amô (1961) - texto: Nelson Vaz
As treis pinta (1941) - texto: Meton de Alencar

Osvaldo Lacerda (1927-2011)
Martírio (1968) - texto: Junqueira Freire - 1832-1835
Murmúrio (1965) - texto: Cecília Meireles - 1901-1964

José Siqueira (1907-1985)
Meu limão, meu limoeiro (1949) – folclore
Mulher rendeira (1949) - folclore

Camargo Guarnieri (1907-1993)
Duas Canções de Renata (1977) - texto: Renata Pallottini 1931 
Oferta - Poema interior

Almeida Prado (1943-2010)
Três Cantos de Hilda Hilst (2002) - texto: Hilda Hilst 1930-2004 
Se não vos vejo - Iniciação do poeta - Há tanto a te dizer agora

Kilza Setti (1932)
Trova de muito amor para um amado senhor (1961) - texto: Hilda Hilst
Dois Cantos Vespertinos - Canto entre lírios e O instrumento louco (2018) - texto: Renata Pallottin

Achille Picchi (1952)
Imagem opus 219 nº 1 (2018) - texto: Renata Pallottini
Finisterrae opus 219 nº 2 (2018) - texto: Renata Pallottini

Antônio Ribeiro (1971)
Três Canções de Ofélia e Tronador (2018) - texto: Renata Pallottini - Soneto I -Soneto II -Soneto III

Currículos:

Duo Renato Mismetti & Maximiliano de Brito

O barítono Renato Mismetti e o pianista Maximiliano de Brito têm, como duo, em seu histórico de apresentações, alguns dos endereços musicais do maior prestígio na Europa e América, entre eles Salle Gaveau em Paris, Konzerthaus am Gendarmenmarkt de Berlim, Markgräfliches Opernhaus de Bayreuth, Cuvilliés-Theater Residenz de Munique, a Konzerthaus de Viena, St. Johns Smith Square em Londres e o Weill Recital Hall at Carnegie Hall em Nova Iorque. O duo atraiu a atenção da imprensa e dos especialistas  além da extraordinária qualidade e da amplitude de seu trabalho  pelo ineditismo de seu empenho em reunir estudiosos e intelectuais de diferentes áreas do conhecimento para realização de projetos interculturais criados na Alemanha, estabelecendo pontes entre continentes, entre poesia e música, entre culturas diversas, estilos, linguagens musicais e até mesmo de diferentes gerações de compositores contemporâneos, assim dando relevante contribuição para o enriquecimento da literatura especializada em poesia e música. Por este impulso à expansão do repertório da Canção de Arte Brasileira e do Lied, diversos compositores têm especialmente dedicado obras aos dois artistas.
Mismetti e de Brito, ao atuarem também como pedagogos com enfoque especial na interpretação do Lied e da Canção de Arte Brasileira em suas Master Classes, realizam um notável intercâmbio cultural entre seu país de origem e aquele que escolheram  e esta  abordagem já tem considerável tempo, pois, lançando um olhar à sua trajetória profissional, encontramos sua atuação já no 44º. Festival Internacional de Jovens Artistas em Bayreuth, em 1994, o que tem um valor histórico, considerando-se que, pela primeira vez, a canção de arte brasileira teve um enfoque específico num festival internacional europeu. Naquele evento, este duo de brasileiros já fundava sua reputação atualmente solidificada de embaixadores da cultura brasileira, cujo trabalho propicia a muitas pessoas uma redescoberta do Brasil e de seus valores artísticos e culturais ainda desconhecidos fora do país.

Centro de Música Brasileira - CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística (Sala Rubens Sverner), com um recital de Eudóxia de Barros.
Visa a defender e promover maior divulgação da música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Grande parte dos intérpretes que se apresentam são jovens no início de suas carreiras de instrumentistas, cantores ou regentes.
Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011 e atualmente é a pianista Eudóxia de Barros.
O CMB realizou 331 apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA, pelo trabalho realizado em prol de nossa música.
Não conta com subsídios de entidades nem particulares, nem governamentais, com exceção de esporádicos patrocínios dos prêmios dos concursos ou apoios culturais: Banco Francês e Brasileiro, Metal Leve, PADO S/A., Funarte – MINC, Rotary Club de São Paulo, Orquestra da RTC, SESC, Academia Brasileira de Música, Cultura Inglesa, Bovespa, Grupo Arão Sahm, Casa Manon, Pianos Fritz Dobbert, Orquestra Sinfônica De Campinas, Ballet Stagium, Unibero, Sabó Ind. e com Ltda., e mais recentemente, um grande apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Financeiramente, sobrevive graças às anuidades pagas por seu quadro social, e que foram estipuladas em R$ 100,00 (individual) e R$ 150,00 (casal) a partir deste ano, podendo ser enviadas para a sede da entidade: Rua Santarém, 269 Bairro Perdizes, CEP 01251-040 São Paulo-SP.
Desde 1995, recebe um valioso apoio cultural da Cultura Inglesa de São Paulo, podendo realizar seus recitais mensais da temporada, na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros
Promoveu vários concursos de Interpretação, de âmbito nacional: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Promoveu um Concurso de Monografia “O Dobrado” (marcha cívica e militar brasileira), e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” (São Paulo) e mais recentemente, em 2008, um Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve como prêmio, além de uma vultosa quantia oferecida pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, ainda a impressão de sua Tocata, pela Academia Brasileira de Música. O 2º prêmio foi para Edson Sant´Anna. Foram marcantes os dois recentes Concursos promovidos pelo Centro de Música Brasileira, em dezembro de 2009, curiosamente realizados na Casa Mário de Andrade: o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, que tiveram grandes prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. E em 2015, o Concurso de Interpretação Pianística da obra de Osvaldo Lacerda.
Site: http://www.centrodemusicabrasileira.blogspot.com.br/
Sua atual Diretoria é assim constituída:
Presidente: Eudóxia de Barros
Vice-Presidente: Fernando Cupertino
Primeiro Secretário: Helena Marcondes Machado
Segundo Secretário: Fernanda Iervolino Rossini
Primeiro Tesoureiro: Lavínia Rossini
Segundo Tesoureiro: Tomasino Castelli
Conselho Fiscal:
Christina Thornton
Antonio Ribeiro
Carlos Augusto de Souza Lima

Serviço:

Dia 17 de novembro, sábado, às 20h
Centro de Música Brasileira (CMB)
Renato Mismetti – barítono
Maximiliano de Brito – piano

Local: Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico
Rua Ferreira de Araújo, 741 
Pinheiros - São Paulo 
Tel: (11) 3039 0500
Capacidade: 160 lugares
Classificação Livre
Grátis!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas