PRATELEIRA NELES: GRAVAÇÕES QUE MERECEM FICAR MOFANDO NA PRATELEIRA, CAVALERIA RUSTICANA DO TEATRO ANTICHE TERME ROMANE.



O selo TDK se destaca pela qualidade de seus lançamentos.Sempre comprei seus títulos de olhos fechados. Quando lançaram essa Cavalleria Rusticana não hesitei em adquirí-la. Uma das minhas óperas preferidas lançadas em um selo que prima pela excelência.
O Teatro Antiche Terme Romane  é de beleza exepcional. Aliado a uma iluminação caprichada faz os cenários tornarem-se grandiosos, belos. Fiquei com vontade de conhecer o lugar.
A regência de Zhang Jiemin tropeça na falta de conhecimento do verismo. A orquestra do Teatro San Carlo di Napoli conheçe música verista, mas a maestrina não. Se limita a barulheira, a falta de sutileza e aos tempos imprecisos. Queremos ver maestrinas regendo todas as orquestras do mundo, mas não podemos abrir mão da competência. 
Os solistas são fracos, nunca vi um conjunto tão ruim em uma única ópera. A Santuzza de Ildiko Komlosi tem voz ocre (saudades da Troyanos, da Meier e da Callas). O Turiddu de Sung Kyu Park é uma aberração vocal.Marco di Felice sonha em ser barítono como nosso Paulo Szot um dia, seu Alfio é uma triteza vocal.
Ópera de sucesso mundial instantâneo , Cavalleria Rusticana está no repertório de todos os grandes teatros líricos do mundo. Tenho nada mais que dez versões em vídeo dela e posso garantir que essa é a pior de todas.
Versão gravada em um majestoso  e exótico teatro foi detonada pelos fracos solistas e por uma maestrina incompetente. Quem quiser uma Cavalleria Rusticana de qualidade pode procurar a da  TatianaTroianos e Plácido Domingo com regência de Levine no MET  versão de 1978 ou a da Waltraud Meier  e José Cura com regência de Muti em Ravena em 1996 
Ali Hassan Ayache

Comentários

Postagens mais visitadas