ORQUESTRA JOVEM MUNICIPAL DE GUARULHOS APRESENTA REPERTÓRIO DA TEMPORADA 2019.


A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura, apresentaram nesta terça-feira (12), na sede da Secretaria de Educação, o repertório da temporada 2019 da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG). O evento contou com a presença de veículos de imprensa da cidade (Tribuna Livre, Leia Já, Guarulhos Web, Click Guarulhos e Guarulhos Hoje) e de São Paulo (Revista Concerto), que conferiram o panorama dos dez espetáculos que acontecerão até o final deste ano.
Durante o encontro, o maestro regente da OJMG, Emiliano Patarra, forneceu detalhes dos espetáculos que terão início já no próximo sábado, 16, às 20h, com Samba em Concerto, no Teatro do Adamastor Centro. “É com grande prazer que apresentamos mais uma temporada da Orquestra, mostrando extremo profissionalismo de toda a equipe envolvida com as atividades do grupo e traçando uma perspectiva de trabalho que objetiva priorizar aquilo que a música de concerto tem de mais peculiar que é a possibilidade de se adequar perfeitamente a outras linguagens artísticas, equilibrando obras primas consagradas com peças inéditas”, vibra Patarra.
A temporada
Ao longo da temporada 2019, a OJMG fará profundos mergulhos nas obras de compositores renomados, como Chopin, Mozart e Beethoven, mas também apresentará peças completamente inéditas, como “Rito de Evocação dos Sons Ancestrais”, do brasileiro Matheus Bitondi; primeiras audições nacionais, como a ópera “Vanessa”, de Samuel Barber, e o Concerto nº 2, de Léo Brower. Além disso, a temporada oferece ao público a integração entre diferentes linguagens, como dança e teatro, espetáculos como “Samba em Concerto” e “Luar do Brasil”, ao mesmo tempo em que reserva momentos voltados à apreciação da música sinfônica em si.
Dentre as novidades desta edição estão os espetáculos “Os Novos Solistas de Guarulhos”, que destaca talentos da cidade pelos palcos do país, o concerto de premiação “GruPiano”, primeiro concurso de piano da cidade; “Cantos do Brasil”, quando a música brasileira de raiz encontra a orquestra sinfônica, entre outros.
Como de costume, as apresentações realizadas em parceria com a Companhia Brasileira de Danças Clássicas transpõem as fronteiras da música ao mesclar diferentes linguagens artísticas. Outra parceria de sucesso, dessa vez com o Coral Collegium Musicum, promete a execução de obras que surpreendem pela diversidade de estilos musicais.
Orquestra no Bairro e Projeto Ensaio-aberto
A Orquestra Jovem aproveitou o lançamento da temporada 2019 para apresentar o Programa Orquestra no Bairro, iniciativa que promove apresentações em escolas da Prefeitura, com músicas de filmes premiados, brasileiras e clássicas.
A novidade deste ano é a realização do projeto Ensaio-aberto, no qual as crianças participarão de ensaios da OJMG, ocasião em que terão a oportunidade de se familiarizar com os bastidores do espetáculo, conhecer e interagir com os músicos e com a preparação do concerto, uma forma bastante especial e lúdica de despertar o interesse pela música.
Por meio do programa, que surgiu em 2017, a Orquestra Jovem já realizou apresentações em diferentes pontos da cidade, como  Recreio São Jorge, Vila Carmela, Jardim Bananal, Jardim Fortaleza, entre outros.
Para acessar a temporada 2019 da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, acesse: http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/portal/php/gerarArquivo.php?txtID=5329
Imagem: Eduardo Calabria/PMG 

https://www.guarulhos.sp.gov.br/cultura/conteudo/orquestra-jovem-apresenta-repert%C3%B3rio-da-temporada-2019-0

Comentários

Postagens mais visitadas