Paola Leguizamón, Chris Merritt, Paulo Abrão Esper, Richard Martet, Robson Tirotti Felipe, Alexandre Vaz, Isaque Oliveira, Fulvio Macciardi, Helena Losada, Alonso Sicairos-León.
Em sua 17º edição consecutiva, o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, criado por seu diretor artístico Paulo Abrão Esper, teve recorde de participantes da américa latina. Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru e Uruguai formam a lista dos sete países que somaram 131 candidatos inscritos. Com dois dias de eliminatória realizada na cidade de São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso, compareceram à primeira fase 85 cantores que se apresentaram à banca de jurados que teve como presidente o italiano Fulvio Macciardi -Superintendente e Diretor Artístico do Teatro Comunale di Bologna, o tenor americano Chris Merritt, Richard Martet - redator chefe da revista francesa Opera Magazine de Paris, e os brasileiros Carlos Rauscher - membro do conselho consultivo e do comitê artístico da Cultura Artística e Robson Tirotti Felipe – vice-presidente da Associação Amigos Cia. Ópera São Paulo.
Com semifinal e final realizadas na cidade de Jacareí, interior de São Paulo, 24 talentos foram selecionados à segunda fase e 11 foram os finalistas que se apresentaram nos dias 10 e 11 de abril respectivamente.
No dia 12/04/2019 os vencedores se apresentaram em um recital, realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí, também repetido no dia 14/04/2019 no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
- 1º Premio Femenino: Paola Leguizamón Mezzo-soprano, Colombia.
- 1º Premio Masculino: Alexandre Vaz, Tenor, Goiânia.
- 2º Premio Femenino: Helena Losada, Soprano, Porto Alegre.
- 2º Premio Masculino: Alonso Sicairos-León, Tenor, México.
- 3º Premio Femenino: Maria Sole Gallevi, Soprano, São Paulo.
- 3º Premio Masculino: Isaque Oliveira, Barítono, Guarulhos.
- Premio Especial Cultura Artística: Albert Andrade, Barítono, São Paulo.
- Premio Especial de Público:Alonso Sicairos-León, Tenor, México.
O evento ainda realizou uma conferência sobre Teatro e Academia de Ópera com Fulvio Macciardi, presidente do júri, no “Istituto Italiano di Cultura di Sao Paolo”, no dia 09/04/2019 e foi aberta ao público e aos participantes do concurso. No dia 12 de abril, em Jacareí, uma master class ministrada pelo tenor americano Chris Merritt foi oferecida aos participantes e vencedores. E, no dia 15/04/2019, a palestra “Callas – La Divina” com o historiador e crítico de ópera Sérgio Casoy, foi realizada no Teatro Sérgio Cardoso.
Comentários
Postar um comentário