MÚSICA CLÁSSICA NO PLANETÁRIO DA GÁVEA - TRIO MIGNONE.



TRIO MIGNONE - Programa
Afonso Oliveira, flauta; Ricardo Santoro, violoncelo; Miriam Grosman, piano
Duração musical: 45:30
  1. Rodrigo Cicchelli (n. 1966), Preludio, Toccatina e Fughetta, 2019 (estreia mundial), 6’.

  1. Francisco Mignone (1897-1986), Trio nº 1, 1981, 13:30.i) Andante, 7:40; ii) Modinha, 2:20; iii) Festança sem Boi, 3:30.

  1. Ludwig van Beethoven (1770-1827), Trio WoO 37 em Sol maior, 1786-90, 26:20.i) Allegro, 7:20; ii) Adagio, 5:20; iii) Andante con Variazioni, 13:40.
  

AFONSO OLIVEIRA (flauta). Graduou-se em flauta e concluiu o mestrado na Escola de Música da UFRJ, onde leciona desde 1999. Estudou flauta e interpretação musical com grandes professores do cenário musical brasileiro como Eduardo Monteiro, Celso Woltzenlogel e Noel Devos. Atuou em diversas formações instrumentais, dentre elas a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Sinfônica da UFRJ. Dedicou-se à performance da música barroca com participação em diversas apresentações com o grupo “Brasil Barroco – coro e orquestra”, com o conjunto instrumental “Núcleo XVIII”, dirigido pelo cravista Marcelo Fagerlande, além de ter-se apresentado como solista da Suíte nº2, BWV 1067 de J. S. Bach com a Orquestra Sinfônica da UFRJ.  Apresenta-se com regularidade em importantes salas de concertos do Rio de Janeiro.
RICARDO SANTORO (violoncelo). Iniciou seus estudos musicais com seu pai, o contrabaixista Sandrino Santoro. É Mestre pela UFRJ e violoncelista da Orquestra Sinfônica Brasileira-OSB e da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Como solista, apresentou-se à frente de várias orquestras, entre elas a OSB por quatro vezes. Além do Trio Mignone faz parte dos conjuntos Duo Santoro (violoncelos), Trio Aquarius (piano, violino e violoncelo) e Harmonitango (piano, gaita e violoncelo), com os quais se apresenta regularmente por todo o Brasil. Com o Duo Santoro, já se apresentou no Carnegie Hall de Nova York e lançou os CDs “Bem Brasileiro” e “Paisagens Cariocas”. Além do CD “Francisco Mignone - Obras para flauta, violoncelo e piano”, com o Trio Mignone, gravou ainda os CDs “Trios Brasileiros” e “Peace to the city”, com o Trio Aquarius e “Harmonitango”, com o conjunto homônimo. É responsável pela primeira audição mundial de obras de alguns dos maiores compositores brasileiros, tais como Edino Krieger, João Guilherme Ripper, Ronaldo Miranda, Villani-Côrtes e Ricardo Tacuchian.
MIRIAM GROSMAN (piano). Doutora em Artes Musicais (DMA), título concedido pela Catholic University of America, em Washington, DC, é também Mestre em Música pela UFRJ. Professora Titular da UFRJ, realiza Master Classes e Cursos voltados para aspectos didáticos e interpretativos. Vários de seus ex-alunos vêm-se destacando como intérpretes e professores no cenário musical nacional e internacional. Paralelamente à docência, desenvolve atividade artística relevante como solista e camerista, com apresentações no Brasil, Portugal, Espanha, Áustria, Itália, Grécia e Estados Unidos, onde o repertório apresentado no exterior, assim como o de alguns de seus CDs, contempla em especial a música brasileira para piano. Além do CD “Francisco Mignone - Obras para flauta, violoncelo e piano”, com o Trio Mignone, gravou também “O Piano de Sergio Roberto de Oliveira e Ricardo Tacuchian” e “Água-Forte” com composições para dois pianos, piano a quatro mãos e piano solo com o duo Grosman-BarancoskiSobre sua interpretação dos 6 Estudos Transcendentais de Francisco Mignone, Carlos Dantas declara: a pianista Miriam Grosman nos dá uma versão que prima pela dinâmica filigranada, pela conduta técnica dominada senhorilmente. Performance nota 10”. (Tribuna da Imprensa, 3 de maio de 2006).

Serviço:
3º Concerto da Série Música Clássica nas Estrelas
Trio Mignone
Local: Grande Cúpula Carl Sagan do Planetário da Gávea 
Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100
Data:04 de maio
Horário:17h
Ingressos:  R$30 (trinta reais), com meia - entrada para maiores de 60 anos, professores e estudantes. Gratuito para servidores municipais. Ingressos podem ser comprados, antecipadamente, no site do Planetário (planeta.rio). 

Comentários

Postagens mais visitadas