NOVO REGENTE TITULAR DA OSESP.

   


   Um passarinho comentou comigo, meio que sem querer querendo, que é grande a possibilidade do novo regente titular da OSESP ser o suíço Stefan Blunier. Marin Alsop está em seu último ano de contrato, as especulações, até o presente momento sobre seu substituto são muitas. 
   Stefan Blunier parece ter preferência da direção da casa para o cargo. Inclusive já regeu a orquestra em 2019 e participou da Classe de Regência da Academia de Música da Osesp.
   Confirmado o nome esperamos do novo regente titular uma coisa óbvia, básica e sagrada por aqui: dedicação a orquestra, fato esse que passou bem longe do trabalho de Marin Alsop.
Ali Hassan Ayache

Comentários

  1. Dedicação é fundamental. No caso dele queremos, apenasmente, que ele se dedique à OSESP como os suíços se dedicam ao dinheiro e à fabricação de relógios...

    ResponderExcluir
  2. Ainda que mal lhes pergunte, por que a OSESP, orquestra BRASILEIRA, tem que ser regida por maestros estrangeiros? Não temos talentos nacionais ou existe alguma nova regra sobre o cargo?

    ResponderExcluir
  3. Ai ai ai,escolha bem ao estilo do Nestrovski,se for esse o escolhido mesmo,mais um estrangeiro que provavelmente não vai conduzir quase nada de música brasileira!Nada contra estrangeiros,pois Max Barros gravou com uma orquestra polonesa e o maestro Thomas Conlin em Varsóvia um ótimo ciclo de concertos de Camargo Guarneiri,já no podcast do site da orquestra paulista pode-se ouvir uma horrível versão de um desses concertos dirigida por Markus Stenz.Esse e outro alemão chamado Alexander Liebreich mais esse suíço Blunier são o tipo de maestro que mais são convidados pela direção do ensemble,uns regentes sem personalidade,nenhum conceito inovador de interpretação mas com uma carreira razoável na Europa e nos Estados Unidos,atingindo no máximo resultados tecnicamente seguros mas interpretativamente insípidos,como o recente ciclo das sinfonias de Mahler gravado pelo regente Stenz na Alemanha.Sobre Blunier,pelo que pesquisei,é mais capaz de oferecer interpretações tecnicamente seguras do repertório padrão europeu que Marin Alsop.Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir
  4. A minha opinião é que se for essa a escolha,é um absurdo entregar um cargo desse para um maestro convidado uma única vez para se apresentar com a orquestra se não me engano,seria uma loucura total.Mesmo se ele fosse um regente fantástico,o que não é,precisa-se saber: existe química entre o diretor e os músicos da banda paulista?Ademais esse suíço,avaliando melhor, aparentemente não traz nada de novo,nem de melhor,daquilo que tivemos nas últimas temporadas.Para mim que tal passar um ano inteiro,ou seja 2020,adiando essa escolha e chamando vários regentes nacionais e estrangeiros para dirigir o grupo,assim com o tempo fazer uma escolha mais acertada...A OSESP já parece nos últimos tempos que está acéfala mesmo!Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas