THEATRO MUNICIPAL DO RJ DÁ INÍCIO A SÉRIE "GRANDES VOZES"



No dia 7 de julho de 2019, às 17h00, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro fará o primeiro concerto da série “Grandes Vozes no Rio de Janeiro” com o consagrado tenor italiano Vittorio Grigolo, trazido por GrandesVozes. Em 2019, além de Grigolo, já estão agendados os concertos de outros três cantores líricos internacionais que dominam hoje os maiores palcos de ópera do mundo (Paris, Londres, Milão e Nova York).

Serão acompanhados no palco pela Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal. Serão mais quatro concertos em 2020 e outros quatro em 2021. Parte da temporada oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, “Grande Vozes no Rio de Janeiro” é uma iniciativa inédita na cena lírica brasileira. Para reger este primeiro concerto foi convidado o maestro norte-americano Ira Levin.

A cada temporada serão quatro estrelas da ópera internacional que se apresentarão ao longo dos próximos três anos. Os artistas também ministrarão masterclasses para jovens cantores brasileiros.

“Nosso objetivo principal é não só despertar o interesse pela ópera no Rio de Janeiro, como também motivar sonhos e novas possibilidades para jovens artistas brasileiros” – afirma Ilias Tzempetonidis, Diretor de Casting da Ópera Nacional de Paris. Reconhecido por descobrir talentos e lançar internacionalmente novos cantores de ópera, Tzempetonidis é um grego apaixonado pelo Rio de Janeiro. Junto ao empresário austríaco Stefan Ganglberger, trouxe ao Theatro Municipal a ideia desta série única e exclusiva de concertos no Brasil.

André Heller-Lopes, diretor artístico do Theatro Municipal, comenta: “O projeto Grandes Vozes é algo totalmente inédito no país e ficamos muito felizes em poder recebê-lo como parte da temporada oficial – ainda mais que a estreia acontece no mês em que celebramos os 110 anos do Theatro. Destaco a importância de ser um projeto idealizado para acontecer ao longo de vários anos, o que é um marco na ópera no Brasil. Temos muito a agradecer ao Tzempetonidis, Diretor de Casting da Ópera Nacional de Paris, a sua generosa ajuda em tornar tudo isso possível”.

O tenor italiano Vittorio Grigolo vem pela primeira vez à América do Sul. Consagrado pela imprensa especializada, Grigolo foi, aos 23 anos, o tenor mais jovem a se apresentar no La Scala, em Milão. Em sua apresentação no Rio, ele interpretará árias de óperas de Verdi, Puccini, Donizetti, Massenet, Gounod e Offenbach.

Já estão confirmadas as agendas dos artistas internacionais de agora até o final de 2021. Serão quatro recitais líricos este ano, quatro em 2020 e quatro em 2021.  



PROGRAMA – Vittorio Grigolo

Verdi
Questa o quella – ‘Rigoletto’

Verdi
La donna è mobile – ‘Rigoletto’

Donizetti
Abertura – ‘Don Pasquale’

Donizetti
Una furtiva lagrima – ‘L’Elisir d’Amore’

Puccini
Intermezzo – ‘Manon Lescaut’

Puccini
Che gelida manina – ‘La Bohème’

Verdi
Abertura – ‘Nabucco’

Verdi
Di quella pira – ‘Il Trovatore’

Massenet
En fermant les yeux – ‘Manon’

Gounod
Ah ! Lève-toi, soleil ! – ‘Romèo et Juliett’e

Saint-Saëns
Bachanale – ‘Samson et Dalila’

Massenet
Pourquoi me réveiller – ‘Werther’

Rossini
Abertura – ‘Guglielmo Tell’

Offenbach
La légende de Kleinzach – ‘Les contes d’Hoffmann’

Comentários

Postagens mais visitadas