"O ELIXIR DO AMOR", ÓPERA DE DONIZETTI NO RIO DE JANEIRO E NITERÓI.



O  projeto Ópera na UFRJ, criado em 1994 por iniciativa dos alunos da Escola de Música da UFRJ, realiza sua 22ª montagem com O Elixir do Amor, popular ópera em dois atos de Gaetano Donizetti, um dos mais fecundos compositores do Romantismo italiano.
A temporada tem início com quatro récitas abertas ao público no Salão Leopoldo Miguez, de 27 a 30 de junho; e segue para mais três apresentações no Teatro Municipal João Caetano de Niterói, no programa Óperas de Inverno.
O Elixir do Amor é um bom exemplo da música de Donizetti, conhecida por sua beleza melódica, orquestração simples, mas habilidosa, e linhas vocais requintadas. A história se passa em uma aldeia basca no final do século XVIII, onde Nemorino, um camponês ingênuo e pobre apaixona-se por Adina, rica proprietária de terras, que está interessada em Belcore, um militar de passagem pela região. Nemorino encontra no Elixir do Amor, comercializado pelo charlatão Dr. Dulcamara, o remédio para curar os males do desamor.
Com direção musical de Inácio De Nonno, direção cênica de Menelick de Carvalho, regência de Sílvio Viegas e Felipe Damico, a montagem conta com solistas formandos e formados da Escola de Música e do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO; a Orquestra Sinfônica da UFRJ; e o Coral Brasil Ensemble. A direção geral do espetáculo tem a assinatura de Andrea Adour.
Na criação e confecção do cenário e figurinos, estudantes dos cursos de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes, sob coordenação das professoras Andrea Renk e Desirree Bastos. O projeto de luz é de José Henrique Moreira, com montagem, operação e suporte do Sistema Universitário de Apoio Teatral (SUAT), da Escola de Comunicação.
Cantada em italiano e com diálogos em português, a montagem de O Elixir do Amor, com sua música encantadora que agrada a todos, promete duas horas do mais completo encantamento.

Elenco
Adina: Amanda Gonzalez e Sophia Dornellas (Doppione: Nila Clara)
Nemorino: Jessé Bueno e Ivan Jorgensen
Belcore: Cyrano Sales e Felipe Corrêa
Dr. Dulcamara: Ciro D´Araújo Paulo Maria
Gianetta: Júlia Anjos, Júlia Requião, Helena Lopes

SERVIÇO

Escola de Música da UFRJ apresenta o “O Elixir do Amor”
Dias 27 e 28 de junho, quinta e sexta-feiras, às 19h 
Dias 29 e 30 de junho (sábado e domingo), às  16h 
Salão Leopoldo Miguez – Escola de Música da UFRJ (Rua do Passeio, 98, Centro – Rio – 2240-1441)
Entrada Franca.
Livre.

Dias 05 e 06 de julho, às 19h
Dia 07 de julho, às 17h 
Teatro Municipal de Niterói (Rua XV de Novembro, 35 – Centro, Niterói – 21 2620-1624)
Ingresso: inteira, R$ 40; Meia entrada, R$ 20.
Livre.

Comentários

Postagens mais visitadas