MEZZO-SOPRANO ELINA GARANCA ESBANJA TALENTO E SIMPLICIDADE NA SALA SP. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


                             Elīna Garanča, convidada do Mozarteum Brasileiro na Sala São Paulo, foto Internet.

   Elīna Garanča se apresentou a convite do Mozarteum Brasileiro pela primeira vez no Brasil. O mezzo-soprano justificou a fama que percorre todos os teatros do mundo com uma voz única. Na Sala São Paulo, no dia 22 de Junho, desfilou um repertório complexo na primeira parte e popular após o intervalo.
   A voz de Garanča está no auge, exibe um timbre denso, melódico e de técnica apurada. Abriu a apresentação com a complexa ária Voi lo sapete, o mamma (de Cavalleria Rusticana). Desde a primeira nota vimos seu excepcional talento. 
   Cantou e interpretou de forma sublime, uma voz que enche o teatro de lirismo mantendo sempre uma consistência uniforme em todos os registros. Nas árias, Io son i´umile ancella (ária de Adriana Lecouvreur), Mon coeur s’ouvre à ta voix (de Sansão e Dalila)  e Acerba voluttà (ária de Adriana Lecouvreur) esbanjou solidez técnica unida a uma interpretação cênica convincente. Confiança nas alturas, sua voz escura e quente faz parecer fácil cantar árias  complexas. 
   Após o intervalo dedicou todo o repertório a Espanha, brindou o público com zarzuelas, canções e árias da ópera Carmen (de Bizet). Até o vermelho quente do vestidão homenageava o país da Península Ibérica. Voz marcante, nunca perdendo a beleza do timbre. Versátil, o mezzo-soprano prova que consegue soluções em alto nível em diversas formas musicais. Conversou com o público em espanhol fluente explicando as músicas do bis.
   A Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro acompanhou a cantora, sob regência do maestro convidado Constantine Orbelian. Emitiu sonoridade volumosa quando necessário em tempos corretos. Com pouco tempo de fundação o grupo já mostra rápida evolução.
   A oportunidade oferecida pelo Mozarteum Brasileiro para aqueles que não podem viajar ao estrangeiro e para o público em geral é única. Temos a oportunidade de ver os grandes nomes da lírica mundial no seu auge vocal e técnico. Inesquecíveis foram as apresentações de Jonas Kaufmann, Diana Damrau e Anna Netrebko. 
Ali Hassan Ayache


             Elīna Garanča, convidada do Mozarteum Brasileiro, segunda parte da apresentação na Sala São Paulo, foto Internet.

Comentários

Postagens mais visitadas