TURNÊ BRASILEIRA DA ORQUESTRA DE CÂMARA DO CONSERVATÓRIO CENTRAL DA CHINA.


Para celebrar o Dia Nacional da República Popular da China, comemorado em 01 de outubro, a Orquestra de Câmara do Conservatório Central da China realiza uma importante turnê pelo Brasil em setembro, com apresentações gratuitas. Os concertos, sob regência da maestrina Chen Bingacontecem em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
A estreia será na capital paulista, com apresentação na segunda-feira, dia 23 de setembro, às 21h, no Teatro Sérgio Cardoso. Em seguida, o conjunto segue para Brasília, onde sobe ao palco do Teatro Unip na terça-feira, dia 24 de setembro, às 20h. A turnê se encerra no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, na quinta-feira, dia 26 de setembro, às 20h.
Vitrine de uma das mais importantes escolas de música do mundo, o Conservatório Central da China é o laboratório para onde são enviados todos os talentos musicais descobertos no país, tanto nas grandes cidades quanto nas menores províncias e povoados. A escola é um retrato da dedicação da China ao cultivo das artes, especialmente da música.
Não por acaso, o país vem revelando, nas últimas décadas, um sem números de solistas do mais alto nível – entre eles, dois grandes astros internacionais do piano: Yuja Wang e Lang Lang.
Além da exibição de seus pupilos, a orquestra tem ainda a responsabilidade de divulgar a herança musical chinesa e seus novos compositores, como faz em Moonlight Over Oceans and Nations, programa apresentado em sua turnê brasileira.
Os concertos, que antecedem as comemorações do 70º aniversário da fundação da República Popular da China, têm produção da Dell’Arte Soluções Culturais e realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania – Lei de Incentivo à Cultura e Pátria Amada Brasil Governo Federal. O patrocínio é da CPFL Energia e State Grid Brazil Holding.

PROGRAMA
Li Bochan
Abertura 
Comemorativa
Música tradicional
Uma Noite Enluarada no Rio da Primavera
fFlclore menorZizhu

Wu Hua
A Noite Profunda
 (Qupai da Ópera de Pequim)
Wang Danhong
A Pradaria
Jiang Ying
Dunhuang
Folclore brasileiro
Lambada
Li Shangqian
Paisagem a mão livre
Qin Hongyu
Estilo Miao
Música tradicional
Marchando na Estrada Brilhante
– Arranjo de Li Shangqian


Sinopse das músicas
Abertura Comemorativa
Abertura Comemorativa exprime a alegria das pessoas no alvorecer de uma nova era. O tema do entusiasmo e júbilo canta a boa vida proporcionada às pessoas na nova era. A parte central da música é integrada à canção folclórica “Envio-lhe uma Rosa de Xinjiang” e em “Água Gotejante do Yunnan”, com bela melodia e música apaixonada que descreve a unidade e harmonia, a brilhante perspectiva de renovação de todos os grupos étnicos do povo chinês.

Uma Noite Enluarada no Rio da Primavera
Esta famosa música tradicional, surgiu em 1930, adaptada pelo Clube de Música Datong de Xangai e faz referência à música “Luar de Xunyang”, título falso do poema homônimo do poeta Zhang Ruoxu, da dinastia Tang. A música ressalta a rara beleza da vida através do eufemismo de melodia rústica, suave extensão do ritmo, que expressa o amor e louvor ao gosto estético da natureza da nação oriental.

Zizhu
Sua fonte pode ser rastreada até a primavera e outono do período dos Estados Guerreiros. Depois que os artistas das dinastias passadas a cantaram e modificaram, foram-lhe acrescentadas as características locais, sendo algumas das sílabas diferentes. Ela permanece uma bela canção folclórica do município de Jiangnan, apesar de suas palavras apresentarem todas um acentuado estilo Wu. Melodia de ondas refrescantes, otimismo emocional e cordial, alegre e brilhante, que traduz a característica do povo de Jiangnan.

A Noite Profunda
A Noite Profunda é composta por Andante, Allegro, Allegro e Presto. A melodia e a dança são alegres; o ritmo é conciso. A dor interior é, na verdade, desoladora. A parte solo de Jinghu reflete a personalidade de Yu Ji, com uma característica externa de suavidade. A música revela a tragédia trazida a Xiang Yu e Yu Ji pela dura guerra Han-Chu.

A Pradaria
A peça absorve o elemento musical da Mongólia, que é a paixão ardente. Retrata a liberdade de galopar na vasta pradaria onde as pessoas são livres para cantar o quanto amam suas vidas.

Dunhuang
Dunhuang é como uma pérola brilhante e deslumbrante na Rota da Seda, com sua conotação misteriosa e ampla — relíquias históricas ricas e requintadas. Ele traz a história da troca entre civilizações chinesas e ocidentais e espalha a antiga cultura. A música combina a melodia ocidental com a indiana através do uso de instrumentos especiais. Encarna o local único de encontro das quatro civilizações antigas — Dunhuang tem a cor plural e lendária. A música é dividida em duas partes em ritmo e expressão emocional; a primeira parte coloca o foco na desolação da antiga cidade de Dunhuang, a milhares de quilômetros de Gobi. A segunda expressa a prosperidade e vitalidade da Dunhuang atual.

Lambada
É o arranjo de uma canção folclórica brasileira dinâmica e vibrante. Encarna inteiramente a profunda relação entre chineses e brasileiros.

Paisagem a Mão Livre
O estilo de pintura de paisagem a mão livre retrata de maneira simples a montanha, rio, paisagem, pedra, árvores e casa. A paisagem a mão livre é pintada principalmente sobre um papel cru Xuan. Ele expressa diretamente o sentimento do pintor por um estilo de pintura, da mesma forma que esta obra musical teve o som e a paisagem combinados pelo compositor de maneira também simples.

Estilo Miao
Sua criação é inspirada no “tambor de madeira anti-row” e em Lu Sheng, da etnia Miao, na área de Qiandongnan, em Guizhou. Os tambores de madeira e danças de Miao são inseparáveis. Lu Sheng é também um dos importantes elementos musicais da dança nesta área, no acompanhamento de dança, especialmente na forma de blocos sonoros, tocando uma ampla variedade de tipos rítmicos.
Ainda hoje, as vidas de muitos Miao são acentuadamente “primitivas”, mais próximas da natureza, com sua dança e música eivada de temor dos deuses, de reverência pelos ancestrais e entusiasmo pela vida. Esta composição lança mão de muitos efeitos coloridos da música folclórica e busca apresentar uma imagem do mundo do povo Miao, transportando o ouvinte para a antiga área montanhosa de Qiandongnan. Expressa ainda a compreensão do mundo espiritual do povo Miao.

Marchando na Estrada Brilhant
A música é estruturada sobre material de Marchando na Estrada Brilhante de LIU Tianhua e da canção Minha Pátria. Ele utiliza o ritmo composto, harmonia e outras técnicas na elaboração do arranjo, e expressa seu amor pela Pátria, sempre em busca do brilho.

SERVIÇO

Orquestra de Câmara do Conservatório Central da China

Em São Paulo
Dia 23 de setembro, segunda-feira, às 21h
Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo – 3288-0136
Entrada franca


Em Brasília
Dia 24 de setembro, terça-feira, às 20h
Teatro Unip  (SGAS, Quadra 913, Conjunto B – Asa Sul – 2192 7000)
Entrada franca


No Rio de Janeiro
Dia 26 de setembro, quinta-feira, às 20h
Teatro Carlos Gomes (Praça Tiradentes, s/n – Centro – Rio – 2224-3602)

Entrada franca

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Informações pelo site:



Orquestra de Câmara do Conservatório Central da China
Fundada em junho de 2018, a Orquestra de Câmara do Conservatório Central da China está ligada ao Conservatório Central de Música. Dependente de recursos das instituições de ensino superior, é composta por um grupo de jovens instrumentistas chineses, vencedores do Prêmio Sino de Ouro Chinês, Prêmio Wenhuan de Academias de Belas Artes, Concurso Nacional de Instrumentos Musicais Chineses CCTV e de outros grandes concursos nacionais de música.
Herdeira da tradição acadêmica e da filosofia científica da escolarização, exploração e inovação, é uma das principais orquestras de câmara do país, com alto padrão e musicalidade. Enraizada na cultura tradicional da China, a orquestra pretende herdar e levar adiante a música chinesa, além de estimular sua vitalidade, exibindo seus estilos e características a nível internacional.
Com seus apenas seis meses de vida, a orquestra empreendeu várias atividades importantes a nível nacional e internacional, apresentando-se para líderes do Estado no país e no exterior, que não lhe pouparam grandes elogios.
Em setembro de 2018, foi a única orquestra de câmara selecionada para atuar em uma exibição da Excelente Orquestra Nacional da China, organizada pelo Ministério da Cultura e Turismo, e se tornou uma das dez melhores orquestras do país.

Chen Bing – regente
Professora Associada do Departamento de Direção do Conservatório Central de Música, a jovem maestrina esteve ativa nos últimos anos e viajou pela América do Norte, Europa e África. A carreira profissional de Chen abrange uma vasta gama de gêneros, como música sinfônica, ópera, coro, música folclórica e de câmara. Foi assistente do mundialmente aclamado maestro Zubin Mehta, convidado pelo Centro Nacional de Artes Cênicas, junto com a melhor equipe de produção do mundo, na altamente elogiada montagem da ópera Aida.
Participou de muitos empreendimentos nacionais importantes e em atividades no exterior, tendo-se apresentado diante de líderes nacionais e chefes de estado, recebendo frequentes elogios do Ministro da Cultura e Turismo e do Ministro da Educação. Chen está engajada na divulgação da música nacional chinesa, promovendo o intercâmbio de obras e dirigindo constantemente concertos de música oriental e ocidental, com a participação de muitos artistas de música folclórica. É ainda uma grande divulgadora dos novos compositores, sendo responsável pela estreia e gravação de uma série de obras recentes.
Em janeiro e abril de 2018 dirigiu, com a Orquestra de Câmara do Conservatório Central e solista de música folclórica, o “Concerto de Compositores de Música Chinesa Contemporânea do Conservatório Central” no Lincoln Center de Nova York e no Centro Nacional de Artes Cênicas, com grande sucesso, abrindo um novo capítulo da história da música chinesa no mundo.
Em outubro de 2018, a Orquestra de Câmara do Conservatório Central da China participou da I Exibição de Orquestras Nacionais, patrocinada pelo Ministério da Cultura e Turismo, oportunidade em que foi considerada uma das dez principais orquestras da China.

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