DANCE THEATRE OF HARLEM, ÍCONE DA DANÇA NORTE-AMERICANA, VOLTA AO BRASIL.


  • Os espetáculos em São Paulo (11 e 12/10) e Trancoso (17 e 18/10) integram a programação 2019 do Mozarteum Brasileiro
  • A companhia também realizará matinê gratuita no Dia das Crianças, em São Paulo
  • Os brasileiros Ingrid Silva e Dylan Santos são destaques do elenco
Companhia histórica, referência internacional da dança, Dance Theatre of Harlem (DTH) realizará cinco apresentações em outubro, na programação de 2019 do Mozarteum Brasileiro. Em São Paulo, no Teatro Alfa, serão três: dias 11 e 12 de outubro, com entrada mediante ingresso, e uma matinê gratuita no Dia das Crianças. Em Trancoso, no Teatro L’Occitane, serão duas apresentações, além de workshops, entre os dias 15 e 18/10. Os ingressos estão à venda pelo site http://www.mozarteum.org.br/.
Em seus 50 anos de existência, que estão sendo comemorados em 2019, a Dance Theatre of Harlem fez do balé uma expressão cultural acessível para todos. Patrimônio internacional das artes, a DTH, originária do Harlem, bairro de Nova York, tornou-se uma instituição composta por uma consagrada companhia de dança, uma escola de balé e um renomado programa de educação artística e engajamento comunitário – o Dancing Through Barriers® (Dançando Através de Barreiras). Ao longo de sua admirável trajetória, a DTH tem comprovado o poder da arte de transformar vidas.
A Dance Theatre of Harlem foi fundada por um artista lendário, Arthur Mitchell (1934-2018), o primeiro afro-americano a se tornar o principal bailarino do New York City Ballet, e seu antigo professor de dança Karel Schook (1920-1985). A intenção de Michell era criar uma escola para incentivar e oferecer novas oportunidades de vida aos jovens do bairro onde havia crescido, por meio do rigor de uma forma de arte clássica.
Em 1971, apenas dois anos após a fundação da DTH, o jornal The New York Times classificou a instituição como “um dos empreendimentos mais interessantes do balé”. Atualmente, o grupo é liderado pela segunda geração de artistas inspirada na visão de Arthur Mitchell: a diretora artística Virginia Johnson, ex-primeira bailarina da companhia e que participou da fundação do grupo, e Anna Glass, diretora executiva.
Atualmente, a DTH acumula um legado extraordinário de apresentações emocionantes onde antes não existia possibilidade alguma. Por meio de alto desempenho, treino e educação, o impacto da Dance Theatre of Harlem continua a ser sentido no mundo todo. Ao longo de seus 50 anos, se apresentou em 41 países dos seis continentes e em mais de 250 cidades de 44 estados norte-americanos. Somente no último ano, DTH se apresentou para um público estimado de 60 mil pessoas nos Estados Unidos, sendo mais de seis mil pessoas durante a temporada no New York City Center.

Dois brasileiros no elenco
Ingrid Silva e Dylan Santos são destaque no elenco multicultural de DTH: os dois cresceram no Brasil, em uma realidade totalmente diferente da que vivem hoje em Nova York. Ambos passaram parte da infância sem saber se um dia alcançariam o sonho de participar de uma companhia de balé e poder dançar profissionalmente.
Agora, pela primeira vez desde que ingressaram na DTH, Ingrid e Dylan vêm ao Brasil para se apresentarem com a companhia. Mais 15 bailarinos participam das cinco apresentações no país, além dos workshops para escolas públicas de Trancoso. “Quando praticava balé na infância, dançava muito no Teatro Alfa, me espelhava nos profissionais e ficava maravilhado. Agora terei a chance de me apresentar para o público infantil no mesmo local que me fez sonhar com essa carreira. Espero inspirar essa nova geração e mostrar que tudo é possível”, diz Dylan.
Para Ingrid Silva, “realizar a matinê e os workshops, com foco no público jovem, será especialmente gratificante nesse tour pelo Brasil. Para aqueles que têm interesse em dança, também é uma oportunidade de conviver com profissionais que poderão inspirá-los pelo resto da vida. E, com dedicação e disciplina, todos têm a possibilidade de alcançar o que nós conquistamos”.
PROGRAMA
– Valse Fantaisiede George Balanchine (1904-1983), com música de Mikhail Glinka, é uma peça histórica, produzida originalmente em 1953 para o New York City Ballet. Além de ser um dos coreógrafos mais cultuados de todos os tempos, Balanchine tem importância especial para o DTH. Foi ele que abriu as portas para Arthur Mitchell no New York City Ballet, companhia que ele criou em 1948 e da qual foi mestre de balé e principal coreógrafo até sua morte, em 1983. “Ver a música e ouvir a dança” foi uma das linhas mestras de Balanchine, cuja obra é marcada por profunda musicalidade.
– Dancing on the Front Porch of Heavendo coreógrafo Ulysses Dove (1947-1996), com música de Arvo Pärt, é uma peça de 1993, que DTH remontou e estreou em 2013. Coreógrafo inovador, Dove trabalhou com várias companhias importantes, como a de Alvin Ailey e o Ballet da Ópera de Paris. “Para mim, a música de Arvo Pärt pode conduzir almas para o paraíso”, disse o coreógrafo, que explorou a poética musical nesta coreografia de 20 minutos, dançada por seis bailarinos.
– Change é de autoria de uma grande dama da dança norte-americana – Dianne McIntyre. Também coreógrafa e artista de teatro, McIntyre tem uma atuação longa e consagrada, que inclui prêmios importantes (com indicação ao Emmy) e parcerias com inovadores do jazz e trabalhos em cinema (coreografou para o filme Bem-Amada, 1988,– com roteiro baseado no romance homônimo de Toni Morrison e protagonizado por Oprah Winfrey e Danny Glover). Change, com música do coro feminino Spelman College Glee Club e de Eli Fountain, é uma coreografia de 2016 sobre mulheres guerreiras e inovadoras de todas as raças.
– Return, que encerra o programa, estreou em 1999 e foi concebida por Robert Garland, atual coreógrafo residente de DTH. Mistura de clássico e pop, tem música de Aretha Franklin e James Brown.

Matinê gratuita para Crianças
Uma matinê exclusiva para o público infantil será realizada no Dia das Crianças, às 15h, no Teatro Alfa. Com entrada gratuita, a inciativa do Mozarteum Brasileiro procura incentivar os pequenos a conhecerem e apreciarem a cultura clássica, que inclui o balé e música orquestrada. Os ingressos poderão ser retirados com antecedência, no escritório do Mozarteum Brasileiro. Para garantir a entrada, dois adultos terão acesso se acompanhados de pelo menos uma criança, para mais informações, ligue (11) 3815-6377.

Trancoso
No Sul da Bahia, no Teatro L’Occitane, o programa das apresentações nos dias 17 e 18 de outubro, se compõe de Balamouk, The Bitter Earth, Change e Return. Balamouk tem coreografia de Annabelle Lopez Ochoa e música da banda francesa Les Yeux Noirs, que desenvolve um trabalho multicultural, combinando elementos como jazz manouche e música iídiche. The Bitter Earth, do coreógrafo Christopher Wheeldon, é obra já dançada pelo New York City Ballet, com música de Dinah Washington.
A companhia também realizará workshops para estudantes de escolas públicas da região, nos dias 15 a 16 de outubro.
Ingrid Silva, 29 anos, nasceu no Rio de Janeiro e iniciou no balé aos oito anos no Projeto Dançando Para Não Dançar (Escola de Balé das Comunidades). Continuou os estudos na Escola de Dança Maria Olenewa e no Centro de Movimento Debora Colker, com bolsa de estudos integral. Em 2007 ganhou uma bolsa de estudos para o Dance Theatre of Harlem School e, em 2013, tornou-se a principal bailarina do Dance Theatre of Harlem. Além da dança, Ingrid se dedica ao projeto Empow’Her, plataforma colaborativa criada para empoderar mulheres, e dar voz às questões feministas.
Dylan Santos, 27 anos, nasceu na cidade de Ipiaú, no interior da Bahia. Aos dois anos mudou-se com sua família para São Paulo, onde começou sua formação em dança moderna e jazz. Aos 12, ingressou no Centro de Artes Pavilhão D, recebendo instruções do professor Ricardo Scheir. Cinco anos depois, aos 17, começou a atuar em companhias internacionais, como Houston Ballet (como trainee), Orlando Ballet, Chicago Ballet e Paris Opera Ballet, até chegar ao Dance Theatre of Harlem.
Temporada 2019
Ingressos: www.mozarteum.org.br.
São Paulo:
DANCE THEATRE OF HARLEM
11 e 12 de outubro – 21h | Teatro Alfa | Entrada por ingresso
12 de outubro – 15h | Teatro Alfa | Matinê gratuita para Crianças
Ingressos/Setores: R$250 (Balcão e Frisas); R$400 (Plateia) 
Patrocinadores
Mantenedor: EMS e Banco Votorantim
Patrocinadores Ouro: Bradesco e Banco BNP Paribas
Patrocinadores Prata: EY (Ernst & Young), Garde Asset Management, Pirelli e Crowe
Colaboradores: Bayer e Bonsucex
Apoio: Grupo L’OCCITANE, Estadão e Club Transatlântico
Realização: Mozarteum Brasileiro, Ministério da Cidadania, Lei de Incentivo a Cultura, ProacSP, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura
Trancoso:
Ingressos: www.mozarteum.org.br.
15 e 16 outubro – Workshops para escolas públicas | Teatro L’Occitane (participação somente como ouvinte)
17 e 18 outubro – 18h30h | Apresentações | Teatro L’Occitane | Entrada por ingresso
DANCE THEATRE OF HARLEM
Ingressos/Setores: R$ 100 (Inteira); R$50 (Meia); R$20 (Comunidade);
Patrocinadores
Lei de Incentivo à Cultura
Mantenedor: Grupo L’OCCITANE e EMS
Patrocinadores Ouro: Bradesco, BNP Paribas
Patrocinador Prata: Crowe, Garde Asset Management
Colaboradores: Bonsucex Holding
Apoio: Estadão, Teatro L’Occitane e Terravista Brasil
Realização: Mozarteum Brasileiro, Ministério da Cidadania, Governo Federal

Mozarteum Brasileiro
Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, é uma das mais conceituadas associações culturais do país e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura musical. Por meio da organização e promoção de espetáculos de música erudita e da manutenção de uma série de atividades educativas em São Paulo e Trancoso, sul da Bahia, fomenta a inclusão social e estende o acesso ao melhor da música para o maior número de pessoas. Desde 1981, início de suas atividades, vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical internacional para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo. Traz ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo e abre espaço em sua programação para a apresentação de orquestras jovens e novos talentos brasileiros. Em sua trajetória, realizou mais de 1.500 concertos, que foram vistos por mais de dois milhões de espectadores, em salas de concertos e locais públicos. Mais de oito mil alunos passaram pelas masterclasses e 340 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicais nacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos concedidas pela instituição.

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