CARMINA BURANA COM A ORQUESTRA ACADÊMICA SP NO TEATRO BRADESCO.


A Orquestra Acadêmica de São Paulo e o Coral da Cidade de São Paulo, sob regência de Luciano Camargo, apresentam Carmina Burana, a célebre cantata profana de Carl Orff.  Os solistas são Sebastião Teixeira (barítono), Jéssica Leão (soprano) e Jabez Lima (tenor).
Na abertura do concerto será apresentado ainda o 1º ato da ópera “Édipo Rei”, de autoria do regente Luciano Camargo (em forma de concerto). A orquestra e o coral são grupos independentes ligados à Associação Coral da Cidade de São Paulo, entidade não-governamental sem fins lucrativos dedicada à difusão e ensino de música erudita na cidade de São Paulo.
Carmina Burana
Este manuscrito contém 318 canções, a maioria em latim, e algumas em alemão. Seu conteúdo é quase exclusivamente irreverente: sátiras e poemas moralizantes instrutivos, canções de amor e de primavera, e versos sobre bebidas e jogos são aqui reunidos na coleção mais abrangente e importante da poesia lírica do século XII e início do século XIII.
As canções parecem derivar de várias fontes, algumas provavelmente tiveram suas origens com estudiosos viajantes. Além das canções, o manuscrito contém duas peças latinas: uma peça sobre Natividade e outra sobre Paixão. Em algumas partes da obra as canções apresentam melodias na forma de neumas.
Há oito ilustrações, a maioria na parte final dos grupos de canções de assunto semelhante. Três escribas trabalharam no manuscrito, que, de acordo com a caligrafia e o idioma, deve ter sido produzido na região dos Alpes do sul. Há evidência que esse manuscrito esteve no mosteiro de Benediktbeuern somente a partir do século XVIII em diante.
Em 1803, quando o mosteiro foi dissolvido, o manuscrito foi descoberto por Johann Christoph von Aretin. As canções de Benediktbeuern foram popularizadas pelo compositor Carl Orff (de 1895 a 1982), que mais tarde as transformou numa cantata com o título Carmina Burana (1937).

Ficha técnicaCarmina Burana, de Carl Orff
Solistas: Sebastião Teixeira, Jéssica Leão, Jabez Lima
Orquestra Acadêmica de São Paulo
Coral da Cidade de São Paulo
Regência: Luciano Camargo
Realização: Associação Coral da Cidade de São Paulo
Apoio: Pianos Fritz Dobbert
Vendas: uhuu.com
www.coralsp.org.br
SERVICO:
Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020 – 21:00
Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020 – 21:00
Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020 – 21:00
Sábado, 29 de fevereiro de 2020 – 21:00
Domingo, 1º de março de 2020 – 20:00
Carl Orff
Carmina Burana
Solistas: Sebastião Teixeira, Jéssica Leão, Jabez Lima
Orquestra Acadêmica de São Paulo
Coral da Cidade de São Paulo
Regência: Luciano Camargo / Andrey Ivanov (26 e 27/02)
Realização: Associação Coral da Cidade de São Paulo
Apoio: Pianos Fritz Dobbert
Duração: 90 minutos.
Classificação Etária: Livre. Menores de 14 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis. Crianças até 24 meses de idade que ficarem no colo dos pais, não pagam.

Comentários

Postagens mais visitadas