CASA DE MÚSICA DE POÁ - EDUARDO CASTAÑERA, HOMENAGEM A PIAZZOLLA /100 ANOS.



Desde junho de 2020 a Casa da Música Poa vem promovendo, através de suas redes sociais, uma série de recitais virtuais com o objetivo de levar para a casa de cada espectador apresentações com diversos músicos e musicistas nacionais e internacionais. Essa iniciativa decorreu da impossibilidade de realização dos recitais em formato presencial, como costumeiramente acontecia nesse espaço cultural até a chegada da pandemia de coronavírus.

Como segunda atração da temporada 2021 da CASA DA MÚSICA NA SUA CASA, haverá a apresentação virtual do violonista Eduardo Castañera, renomado musicista argentino que desde 1982 reside em Porto Alegre.

O recital ocorre em formato virtual no domingo, 28 de fevereiro, às 19h, e traz como repertório músicas de Astor Piazzolla. Neste ano, celebram-se os cem anos de nascimento do grande bandoneonista e compositor argentino, nascido em Mar del Plata em 11 de março de 1921 e falecido em Buenos Aires em 4 de julho de 1992.

As apresentações dos recitais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA seguem tendo novas estreias regularmente, sempre nos domingos, às 19h, e podem ser acompanhadas pelas redes sociais do espaço cultural.

Acompanhe os recitais nas redes sociais da Casa da Música Poa:

- Facebook: https://pt-br.facebook.com/CasadaMusicaPoa/

- Instagram: https://www.instagram.com/casadamusicapoa/

- Youtube: https://www.youtube.com/user/casadamusicapoa

Assista este breve vídeo para conhecer a nova identidade visual da Casa da Música Poa:

https://www.instagram.com/p/CK9Dv1KglQO/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Sobre Eduardo Castañera...

Eduardo Castañera nasceu em Buenos Aires, Argentina. Iniciou seus estudos de violão aos seis anos, tendo aulas com os mais conceituados maestros do mundo violonístico da capital argentina. Aos nove anos, apresentou-se nos principais centros musicais daquele país (Buenos Aires, Rosário e Mar del Plata). Em 1970, iniciou seus estudos de aperfeiçoamento com o maestro Abel Carlevaro. Obteve os primeiros prêmios nos seguintes concursos internacionais de violão: Porto Alegre (1975); Cidade de Quito (Equador, 1976); Alírio Díaz (Caracas, Venezuela, 1977); Prêmio H. Villa-Lobos, acompanhando a Orquestra de Câmara da Rádio MEC (Rio de Janeiro, 1980). Foi laureado nos concursos internacionais de violão organizados pela Radio France (ORTF) em 1979 e 1984, em Paris, e ainda no concurso da Cidade de Alexandria, em 1984, na Itália.

Lançou o CD P´al Sur, patrocinado pela Prefeitura de Porto Alegre, em 2002, que foi indicado, no ano seguinte, para concorrer ao Prêmio Açorianos de Música na categoria de Melhor CD de Música Erudita.

Em 2009, 2013, 2014 e 2018, participou do 1º, 5º, 6º e 10º Seminário Internacional de violão UFRGS. De 2010 a 2018, participou do festival Andes y Sierras Guitar Festival, em Córdoba, na Argentina. De 2014 a 2018, participou do 1º ao 5º Cevennes Guitar Festival, na França. É criador e diretor artístico do RS Guitar Festival, cuja 1ª e 2ª edição ocorreram em 2016 e 2017.

De 2010 a 2018, Eduardo Castañera realizou tournées pela Europa, tocando em Madri, Barcelona e Lanzarote (Espanha); Alès, Gex, Saint-Jean-de-Valériscle, Vézénobres, Nimes, Boussac e Moissac (França), Cremona e Carpi (Itália); e Genebra (Suíça). Em 2018, lançou o CD Acordes, onde interpreta compositores latino-americanos. Em outubro de 2019, realizou uma tournée pela Europa e Oceania.

Comentários

Postagens mais visitadas