SYLVIA THEREZA ENCONTRA JOVENS PIANISTAS.

 


Sylvia Thereza transmite legado de excelência musical em projeto gratuito para jovens pianistas.

 

Pianista de reconhecimento internacional e ativista pela inclusão social através da música, a brasileira realiza, em fevereiro, o projeto “Sylvia Thereza encontra jovens pianistas”, uma série de workshops online gratuitos com participações especiais de renomados profissionais europeus

 

Um ano após turnê e workshops por cinco capitais brasileiras (Goiânia, Brasília, Fortaleza, Rio e São Paulo), a notável pianista Sylvia Thereza retoma sua atenção para os jovens brasileiros com um projeto que é um verdadeiro presente. Pianista premiada internacionalmente, Sylvia também foi durante 10 anos assistente da célebre pianista portuguesa Maria João Pires. Esse período inclui cinco anos em uma das mais prestigiadas escolas de música do mundo, a Queen Elisabeth Music Chapell na Bélgica, onde lecionou para proeminentes pianistas de diversas nacionalidades. A artista vai lançar, durante o mês de fevereiro, o projeto “Sylvia Thereza Encontra Jovens Pianistas”, uma oportunidade de transmitir, através de seis workshops online e gratuitos, parte da experiência que adquiriu Em formato já realizado na Bélgica também presencialmente e assistidos por inúmeras personalidades - dentre elas, o Rei Alberto II e a Rainha Paola da Bélgica, que se emocionaram publicamente com a visão artística da pianista brasileira -  os workshops contarão ainda com a participação de dois renomados profissionais estrangeiros, que trabalharam com Sylvia e Maria João Pires nos anos de Chapell: a fisioterapeuta do movimento Anne Schütt (Bélgica) e do musicoterapeuta Dominique Bertrand (França). As inscrições são abertas para o público em geral, poderão ser feitas por e-mail a partir do dia 28 de janeiro e os participantes receberão ao final do curso, por e-mail, um diploma de participação.

“A transmissão da tradição musical de excelência sempre foi uma prática dos maiores mestres da música”, destaca a pianista que complementa: “não é só uma compreensão de responsabilidade com gerações futuras e com o futuro da arte, mas sobretudo com o aprimoramento de si mesmo.... não há, a meu ver, verdadeiro artista sem generosidade. Nesse sentido, compreendo que é só em me doando ao outro que encontro minha essência mais verdadeira”, conclui.

No primeiro workshop que será disponibilizado no dia 13 de fevereiro, sábado, intitulado “Música como Discurso”, Sylvia irá abordar a retórica musical e a arte de fazer a música “conversar com o ouvinte”. No dia seguinte, será a vez do tema “O Corpo e a Virtuosidade”, com a participação de Anne Schütt, fisioterapeuta do movimento, especializada na relação corpo-instrumento. No sábado, dia 20, Sylvia aborda “A Construção do Som”, apresentando conceitos e elementos que compõem a identidade do artista. No Domingo, dia 21, com o tema “Despertando o ouvido interior”, o workshop vai contar com a participação do musicoterapeuta francês Dominique Bertrand, especialista na metodologia de ensino da pianista Maria João Pires.

No dia 27, Sylvia Thereza fará uma abordagem filosófica sobre a transcendência artística com o tema “A concepção do Tempo na Música”, apontando rumos sobre o nosso entendimento humano do tempo. Encerrando o ciclo de workshops, no domingo, dia 28, com duração de duas horas, apresentado ao vivo, a pianista promove uma masterclass onde vai interagir com os participantes. Contemplado no edital Prêmio a Projetos de Fomento à Todas as Artes, o projeto tem o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, além de parceria e chancela da Instituição Belga, Uaná - Association for the Arts.


 

A inclusão social através da música

 

O projeto “Sylvia Thereza Encontra Jovens Pianistas” é mais uma importante realização da artista que enxerga a música como grande ferramenta de inclusão e transformação social. Com uma vasta experiência como solista e camerista, tendo estudado com renomados nomes do cenário mundial, sua atuação na educação e qualificação de crianças e jovens desfavorecidos é parte de seu compromisso social e de sua filosofia musical – no Rio, foi coautora de um projeto pioneiro que introduziu a música erudita para mais de 12 mil crianças e que teve como madrinha a atriz Malu Mader. Na Bélgica, é cofundadora e diretora artística da Associação Uaná – Association for the Arts, instituição que visa reunir artistas com o propósito de produzir arte com a missão de colaborar com projetos sociais. Através dela, vem proporcionando cultura e rompendo barreiras sociais para crianças necessitadas e deficientes, unindo renomados profissionais do mundo artístico e educadores, através de projetos de educação musical, concertos, exposições e discos.

Mestres e artistas como Maria da Penha, Myrian Dauelsberg, Bella Davidovich, Allan Weiss, Maria João Pires e Nelson Freire, proporcionaram a cultura artística que lhe permitiu despontar no cenário internacional, logrando atingir desde cedo um notável grau de maturidade pianística. Desde sempre imbuída deste sentimento de transformação social através da música, a artista já tem o apoio de robustas instituições nacionais e internacionais (entre elas o Instituto Kodaly, da Hungria) e de conceituados artistas do cenário internacional para a realização do programa “Mestres em Residência”, que vai estabelecer um intercâmbio entre renomados músicos, sólidas instituições europeias e inúmeros projetos sócio-artísticos, buscando treinar e qualificar mais de 24 mil jovens brasileiros em diversas cidades do país.

Aliás, tradição musical e tesouros da cultura nacional é o que abunda também nos mestres que Sylvia Thereza teve a sorte de ter: Myrian Dauelsberg (filha da violinista Mariuccia Iacovino e do pianista Arnaldo Estrela) grande artista e empresária que abriu visionárias frentes culturais para o país, e que teve em seu círculo artistas como Vlado Perlemuter, Villa-Lobos, Manoel Bandeira, Pavarotti, entre tantos outros. E Maria da Penha, celebrada pianista brasileira com diversos prêmios internacionais e discípula da francesa Marguerite Long. Ambas são verdadeiros tesouros da cultura nacional.  

 

 

Sylvia Thereza Encontra Jovens Pianistas

 

Inscrições e mais informações: encontro@sylviathereza.com

 

 

13/02 - "Música Como Discurso" - Retórica Musical

 

14/02 - "O Corpo e a Virtuosidade" - Participação especial da Fisioterapeuta do Movimento Anne Schütt da Bélgica.

 

20/02 -"A Construção do Som" - Identidade do Artista 

 

21/02 - "Despertando o Ouvido Interior" - Participação especial do Musicoterapeuta francês Dominique Bertrand.

 

27/02 -"A Concepção Do Tempo Na Música" - Uma abordagem filosófica sobre a transcendência artística. 

 

28/02 - Masterclass / Conclusão do curso.

Comentários

Postagens mais visitadas