PIANISTA OLGA KOPYLOVA LANÇA O ÁLBUM "MINIATURES : THE MUSIC OF CÉCILE CHAMINADE."


 
Foi em meio à pandemia, dedicando-se aos estudos pessoais, que Olga Kopylova – pianista titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) desde 2000 – se aproximou da obra da compositora francesa pós-romântica Cécile Chaminade (1857 - 1944), com a qual estabeleceu um forte laço de admiração e reconhecimento. Fascinada por sua rica musicalidade, a pianista foi aos poucos definindo o que seria seu próximo projeto: interpretar e gravar as peças da brilhante e pouco conhecida compositora. Nasceu, a partir daí, o álbum “Miniatures: The Music of Cécile Chaminade”, que será lançado em formato digital pela gravadora Azul Music.

 

“Fiquei absolutamente fascinada com toda a obra dela. Miniaturas, sonatas, ciclos, estudos – ela escreveu mais de 300 obras para piano e todas elas apresentam elementos musicais riquíssimos.” declara Kopylova. Em 15 faixas, o álbum – seu primeiro projeto como artista solo – consegue delinear com maestria a percepção da pianista sobre a compositora. Elencando peças como “Air de Ballet”, “Toccata”, “Poèmes Provençaux”, e “Trois Dances Anciennes”, Kopylova é bem-sucedida em transmitir tanto a potência e virtuosismo de Chaminade, quanto a sensibilidade e beleza de sua música. Acima de tudo, a intérprete se beneficia de sua impressionante técnica e notável experiência, para enaltecer o precioso valor composicional da musicista francesa.

 

Em decisão alinhada com a gravadora, a pianista decidiu escolher como segundo single a música “Poèmes provençaux, Op. 127 II. Solitude” (ouça aqui), que demonstra com excelência o conceito por trás de todo o álbum. A música é lançada após a virtuose “Toccata, Op. 39”, que chegou aos streamings no dia 12/03, e pode ser escutada aqui.

 

Para ouvir “Poèmes provençaux, Op. 127 II. Solitude”:

https://orcd.co/solitudechaminade

 

O álbum completo “Miniatures: The Music of Cécile Chaminade”, chega às plataformas em 09/04, pela Azul Music, gravadora paulistana que, nos últimos anos, vem se dedicando a construção de um significativo catálogo de música erudita, com artistas e trabalhos excepcionais.

 

 

Sobre Cécile Chaminade:

A compositora Cécile Chaminade (1857 – 1944) compôs mais de 400 obras, ficando conhecida principalmente por sua música de salão e brilhantes peças para piano. Apesar de ter sido extremamente popular em vida, foi relegada ao esquecimento depois que parou de compor e tocar por problemas de saúde. Hoje, sua música está sendo resgatada e incluída no repertório de grandes pianistas. Foi a primeira mulher a receber a condecoração francesa da Legião de Honra

 

Sobre Olga Kopylova:

Nasceu no Uzbequistão, na antiga União Soviética. Estudou na Escola de Música Uspensky e se formou no Conservatório de Moscou. Veio ao Brasil em 2000, para assumir a posição de pianista titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP – onde permanece até hoje. Além disso, Kopylova desenvolve atividades pedagógicas e socioeducativas, voltadas à formação de público e é professora da Academia de Música da OSESP.

 

Sobre a Azul Music:

Gravadora e editora musical, fundada em 1993, com mais de 20 milhões de álbuns vendidos, 6 indicações ao Grammy e um prêmio Latin Grammy, assim como diversos prêmios nacionais de prestígio. Vem representando ilustres artistas no mercado nacional e internacional, tais como Claudio Cruz, Clara Sverner, Emmanuele Baldini, Andre Matos, Olga Kopylova, Raïff Dantas Barreto, entre outros, além de seu fundador, Corciolli. Nos últimos anos a empresa vem se dedicando à música clássica e trabalhos autorais de compositores e intérpretes contemporâneos.

 

Miniatures: The Music of Cécile Chaminade

Olga Kopylova

 

Faixas:

 

  1. Poèmes provençaux, Op. 127: I. Dans la lande   (4:33)
  2. Poèmes provençaux, Op. 127: II. Solitude   (4:08) – https://orcd.co/solitudechaminade
  3. Poèmes provençaux, Op. 127: III. Le passé   (3:42)
  4. Poèmes provençaux, Op. 127: IV. Pêcheurs de nuit   (4:25)
  5. Nocturne, Op. 165   (4:09)
  6. Toccata, Op. 39   (3:11) - https://orcd.co/toccata
  7. Au pays devasté, Op. 155   (5:42)
  8. Barcarolle, Op. 7   (3:19)
  9. Arlequine, Op. 53   (2:32)
  10. Les Sylvains, Op. 60   (3:32)
  11. Air de ballet, Op. 30   (4:47)
  12. Tristesse, Op. 104 (3:32)
  13. 3 Danses anciennes Op. 95: I. Passepied   (2:25)
  14. 3 Danses anciennes Op. 95: II. Pavane   (3:02)
  15. 3 Danses anciennes Op. 95: III. Courante   (1:28)

 

Gravação, mixagem e masterização: Adonias Souza Jr. (Estúdio Arsis-SP)

Produção: Olga Kopylova

© 2021 Azul Music. Todos os direitos reservados

Comentários

  1. Gostaria de saber onde eu acho o vinil ou o CD desta gravação...Afinal, não irei pegar um autógrafo virtual...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas