ESCOLA ESTADUAL DE DANÇA MARIA OLENEWA 94 ANOS - LANÇAMENTO DO E-BOOK COMEMORATIVO.


 

Professores que Construíram Nossa História:                                                                                Escola Estadual de Dança Maria Olenewa 94 anos

No dia 27 de abril, próxima terça-feira, a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa completa 94 anos! Com o patrocínio Ouro Vale, a mais antiga e tradicional escola de formação em ballet clássico no Brasil apresenta mais uma #AulaEmCasa, desta vez para falar sobre a trajetória da EEDMO e do lançamento do e-book “Professores que Construíram Nossa História: Escola Estadual de Dança Maria Olenewa 94 anos”. Com realização e pesquisa de Paulo Melgaço e Miguel Alves, a live vai abordar a trajetória dessa Instituição de Ensino tão amada por inúmeras gerações.

O Diretor da EEDMO, Hélio Bejani considera esta data muito especial: ”Estamos homenageando todos os professores que, nestes 94 anos, deram continuidade ao legado técnico, artístico e pedagógico deixado pela Mestra Maria Olenewa.”

             Foto: acervo Escola

Desde 1927, graças aos esforços de sua fundadora Maria Olenewa, a EEDMO vem formando gerações e gerações de bailarinos que atuam nacional e internacionalmente na arte da dança. A escola, além de formar bailarinos com excelente qualidade técnica e artística, forma também cidadãos conscientes da importância da educação e da cultura na identidade de um país. A Escola conta atualmente com 280 alunos e todos têm acesso gratuito, com um elenco de professores de ponta da dança clássica do país.

O professor e pesquisador da Escola, Paulo Melgaço, conhece bem a importância de um grande mestre:

“Para comemorarmos o aniversário de 94 anos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, estamos homenageando todos os mestres que por aqui passaram e contribuíram para o desenvolvimento e a formação de milhares de alunos ao longo dos tempos” – destaca o pós-doutor em Educação pela UFRJ.

                         Foto: Javier Gamboa

A bailarina e professora da EEDMO, Liana Vasconcelos, aproveita a data para revelar o quanto a trajetória dentro da Escola foi fundamental para o desenvolvimento de estudos acadêmicos. Liana é Bacharel em Produção Cultural pela UFF, Mestre em Memória e Acervos pela Fundação Casa de Rui Barbosa/UFRJ e Doutoranda em Artes Cênicas pela UNIRIO, com pesquisa sobre o trabalho de pontas da professora Jacy Jambay:

“Trago neste breve texto uma reflexão sobre três palavras fundamentais ao pensarmos na importância de uma escola de formação em Ballet Clássico. São elas: memória, tradição e evolução. A memória, segundo Pollack , exerce um papel fundamental ao proporcionar o sentimento de continuidade necessário para a construção dos sentidos de pertencimento social, de um indivíduo ou de um grupo. Nós professores, ensinamos aos nossos alunos, ao longo dos seus nove anos de formação, a importância da valorização da memória de nossa escola e de todos aqueles que fizeram parte da história da mesma” – ressalta Liana.

Depoimentos de diversos professores estarão no e-book que será disponibilizado nas redes oficiais do Theatro a partir de terça - feira (27).

Comentários

Postagens mais visitadas