FESTIVAL DE ÓPERA (ONLINE) DE PERNAMBUCO LANÇA DIVERSAS ÓPERAS EM VÍDEO.

 


Em sua segunda semana, festival traz Don Giovanni

 

Don Giovanni, de Mozart, será a estrela, esta semana, do II Festival de Ópera de Pernambuco (FOPE) virtual. A peça é considerada uma das obras-primas do gênero e será a segunda do compositor austríaco - que é o homenageado deste ano do festival  – a ser disponibilizada no Youtube na próxima terça (08/06), a partir das 20h.

O II FOPE entrou no ar na última terça (01/06) com As bodas de Fígaro, em formato de gala lírica. Nesta sua segunda edição, o grande homenageado será Mozart, um dos maiores compositores da música clássica ocidental de todos os tempos e grande operista e cujo aniversário de 230 anos de morte será no dia 5 de dezembro deste ano. Cinco das mais famosas óperas deste emblemático compositor foram escolhidas para essa homenagem e serão gravadas e disponibilizadas para o público através do Youtube. 

Viabilizado graças ao incentivo da Lei Aldir Blanc e por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, o II Festival de Ópera de Pernambuco é uma realização da Gárgula Produções, juntamente com a Academia de Ópera e Repertório da UFPE (AOR) e Sinfonieta UFPE, grupos de extensão da UFPE criados em 2016 pelo maestro Wendell Kettle, também professor do Departamento de Música da UFPE e Diretor Artístico do festival. Fazem parte ainda da equipe de direção o cenógrafo e figurinista Marcondes Lima, que assina a Direção de Artes Visuais, e a cantora lírica e produtora cultural Jéssica Soares, Diretora Executiva do evento.

A Associação Comercial de Pernambuco (ACP) nesta edição é a uma das principais parceiras, disponibilizando o belo “Palácio do Comércio”, sediado no Marco Zero, para as gravações de todo o festival. 

“Mesmo nesse momento difícil que atravessamos, a ópera, enquanto manifestação artística plural, se fará presente ao público pernambucano através dessa versão virtual que temos preparado com muito carinho e dedicação. O fascínio e a fruição estética que as óperas de Mozart têm nos proporcionado durante todo o período de preparação desse festival é o que queremos transmitir ao nosso público”, diz Wendell Kettle sobre a iniciativa, lembrando que “Todos – equipe de direção, criação, produção, cantores, instrumentistas de orquestra – estão imbuídos do melhor “”fazer artístico”” para que esse seja mais um evento em prol do desenvolvimento da ópera em nosso estado e da confirmação do nosso Festival pernambucano como um evento representativo da ópera em nosso país”. 

 

Novidades

 

O FOPE trará duas novidades nesta edição virtual, realizando sorteios de livros e de aulas de canto, (popular/erudito). Tudo a partir de parcerias firmadas com as Livrarias “Musimed” e “Imperatriz”, e com os professores-cantores integrantes da Academia de Ópera de Pernambuco da UFPE. Os sorteios serão realizados no Instagram do Festival: @festivaloperape, durante a semana de lançamentos dos vídeos.

             O II Festival de Ópera de Pernambuco contará com cinco atrações: as montagens de duas Óperas - Cosi Fan Tutte e O Empresário (ambas acompanhadas pela formação camerística da Sinfonieta UFPE) – e de três Galas Líricas das óperas Bodas de FígaroDon Giovanni e A Flauta Mágica (acompanhados de piano). Galas Líricas são trechos de ópera acompanhados por um piano. Elas serão em solo, duos e ensembles.

Toda a equipe artística e técnica envolvida nesta edição do Festival é formada por pernambucanos ou radicados no estado, fomentando, oportunizando, fortalecendo e dando reconhecimento aos profissionais locais

 

 

Lançamentos

Como o festival será virtual, durante o mês de junho, será lançada uma produção por semana (todas as terças, às 20h) no canal do Festival, que pode ser acessado pelo link: https://linktr.ee/festivaldeoperadepernambuco.

 

 

Datas

 

01/06 – Gala Lírica – As Bodas de Fígaro

08/06 – Gala Lírica – Don Giovanni 

15/06 – Gala Lírica – A Flauta Mágica

22/06 – O Empresário

29/06 – Così fan Tutte

 

 

Incentivo à cultura operística

 

A produção do festival pretende, também, usar seu espaço nas redes sociais, em especial no Instagram, para tirar dúvidas sobre ópera e música clássica. A ideia é desmistificar a linguagem e estimular o amor e o conhecimento desta arte que vem se expandindo em Pernambuco, mas que já conta com um público potencial bastante expressivo.

“O público brasileiro em geral tem muitas dúvidas sobre ópera e nosso projeto também se dedica a esclarecê-las, pois alguns temas são comuns de serem confundidos, como por exemplo diferenças entre um concerto sinfônico, como Carmina Burana e uma montagem operística, um recital de canto lírico e uma ópera, por isso convidamos quem tiver alguma pergunta que as faça no nosso Instagram, será um prazer respondê-las!”, afirma Jéssica Soares, Diretora Executiva do evento e cantora lírica.

 

Ingressos espontâneos

 

Como evento virtual e sem a cobrança de ingressos, o II Festival de Ópera de Pernambuco permitirá que o público contribua com os valores que julgar compatíveis através do PIX: 17542197000193 da Gárgula Produções – CAIXA. Mais uma inovação que os tempos de pandemia trouxe para apresentações que seriam em espaços hoje fechados.

                       

 

 

Ficha Técnica

 

Elenco Artístico

 

Academia de Ópera e Repertório da UFPE (AOR)

Sopranos: Abiquelia Vieira / Anita Ramalho / Aryma Nascimento / Cleacy Ribeiro / Gleyce Melo / Natalia Duarte / Natalina Chikushi / Mariane Mariz / Patricia Calado / Vanessa de Melo 

 

Mezzosopranos:  Gabriela Martinez / Jéssica Soares/ Monica Muniz / Vanessa Santana

Tenores: Diel Rodrigues / Elias Marques / Jaedson Araújo / Lucas Melo

Baixo-barítono:  Adriano Soares / Anderson Rodrigues / Caio de Marias / Rodrigo Cruz / Rodrigo Lins / Tiago Costa

 

Sinfonieta UFPE 

 

Violino I: Gilson Filho (Spalla) / André Luiz Serapião / Leandro Ivo 

Violino II: Eurico Cosme Neto / Eduardo Silva / Joyce Silva

Viola: Alan Denis Silva / Cícero Júnior

Violoncelo: Davi Christian / Miqueias Santana 

Contrabaixo: Stive Lima

Pianista acompanhador: Ednaldo Neves / Jetro Rodrigues

Bailarinos: Manuella Freitas (coreógrafa) / Juliana Cavalcanti /Willams Pedro

 

 

 

Equipe Técnica 

 

Direção Artística e Regência: Wendell Kettle

Direção Executiva e Produção: Jéssica Soares

Direção de Artes Visuais: Marcondes Lima

Direção de Fotografia e Edição dos Vídeos: Fábio Alexandre (Foco Digital)

Desenho de Luz: João Guilherme (Farol da Luz)

Captação e Edição de Áudio: Yago Luz (Áudio Pro)

Assessoria de Conteúdo e Produção: Eduardo Mousinho

Assistente de Direção: Diel Rodrigues

Designer: Enaile Lima e Celso Costa

Assessoria de Imprensa: Mila Portela

Fotógrafo: Caio Delmas e Diego Martins

Maquiagem e Cabelo: Werônica Albuquerque e Juliana Vila Nova

Contrarregra: Jhonatan Jhon e Rafael Leão 

Assistente de Camarim: Amanda Alves

Local de Gravação: ACP: Associação Comercial de Pernambuco

Mês: Abril/Maio de 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas