O EXCELENTE BEETHOVEN DE JORDI SAVALL. CRÍTICA DE ISAAC CARNEIRO VICTAL NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

 


Provavelmente um dos melhores lançamentos para comemorar o jubileu Beethoven é essa caixinha que o grande Savall lançou pela sua própria gravadora independente Alia Vox, na qual temos algumas das melhores interpretações das cinco primeiras sinfonias desse compositor tocadas em instrumentos de época já gravadas.

Esse é um Beethoven que canta e dança, muito diferente das interpretações dos conjuntos com instrumentos de época do norte da Europa. Notamos que o maestro sabe conduzir o drama contendo em certos momentos a música para melhor explodir em outros. Nesse sentido escutam-se infinitas e sutis variações de dinâmica, especialmente na Quinta a Sinfonia do Destino. Todos os instrumentos se fazem ouvir com clareza, inclusive as madeiras em algumas passagens escutamos cacarejando como galinhas em meio ao conjunto orquestral. Le Concert des Nations é uma orquestra que não tem vergonha nenhuma do som muitas vezes rústico dos instrumentos de época. Os andamentos estão bem pra frente, mas sem a corrida maluca de muitos regentes. Cito como exemplo a recente Nona de Manfred Honeck, essa é uma grotesca disputa para dar cabo da peça bem depressa. Jordi Savall escolhe seguir as aceleradas metronômicas de Beethoven de acordo com a própria cachola, se desviando delas ao longo das obras segundo seu próprio juízo. Da nossa parte não apreciamos as verdadeiras galopadas em que estão se transformando muitas interpretações históricas de Beethoven, mas no caso desse ciclo do maestro catalão até em disparada o cuidado com os detalhes é notável o tempo inteiro, meus parabéns!

Apesar de ser uma versão bem característica da escola a qual pertence, essas interpretações espanholas são capazes de atraírem a atenção até daqueles normalmente não interessados em instrumentos de época interpretando Beethoven.

Jordi Savall terminará de gravar as sinfonias restantes se tudo correr bem, pois a pandemia do Corona atrapalhou essa empreitada, bem como esse acontecimento ainda está causando muitas desgraças por aí, por mais que idiotas ainda queiram negar a praga.

Isaac Carneiro Victal.

Comentários

  1. Sempre agradecemos ao Ali Hassan Ayache pela liberdade de comentar nesse blog e aviso não recebi um centavo para elogiar esses discos aqui está bem.Eu ouvi e gostei muito e decidi elogiar só isso.Apenas uma correção,gostaria de dizer "Jordi Savall escolhe seguir as aceleradas marcas metronômicas de Beethoven".Isaac Carneiro Vtctal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas