ÓPERA PARA MAROMBADOS, PROGRAMAÇÃO DE ÓPERAS DO THEATRO MUNICIPAL DE SP PARA 2021. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

    


   A pandemia esta camuflando o problema de muitas instituições. As desculpas são as mais esfarrapadas possíveis. O Theatro Municipal de São Paulo vive há anos uma confusão de entrada e saída de organizações sociais em sua administração, diversas vezes esse tema foi pautado no blog. 

   A nova gestora é a organização social denominada Sustenidos, esta anunciou a temporada 2021 intitulada Liberdades Reinventadas (o povo adora nomes bonitos para as temporadas, Arthur Nestrovsky está fazendo escola) de 30 eventos, sendo 3 óperas. 

   Os títulos só podem ser uma piada, vejamos eles: para Setembro teremos Maria de Buenos Aires, de Astor Piazzolla, com direção de Kiko Goifman, em outubro, A voz humana, de Poulenc, com Ópera aberta para soprano e halterofilista, de Gilberto Mendes e em novembro, The Rake’s progress, de Stravinsky, com direção de Maria Thais e Julianna Santos.

   Inventaram um tal de Cine-Ópera onde exibirão vídeos de montagens ao ar livre, em setembro, quando o Municipal completa 110 anos. Como se não existissem canais de transmissão pela rede.

   Isso não é nada perto do que pode fazer o Theatro Municpal de São Paulo e toda sua estrutura de corpos estáveis. Não entendi o que seria uma Ópera aberta para soprano e halterofilista? Se alguém souber me informe. Por que será que a assessoria de imprensa da Sustenidos sequer envia a programação para esse blog?

   Quando penso que a decadência do teatro chegou no fundo do poço, sempre tem uma novidade pior que a outra. 

Ali Hassan Ayache

Comentários

  1. Ópera Aberta é uma composição de Gilberto Mendes relevante, com confluências com os trabalhos de Cage e Adorno, mas que, apesar do titulo, não tem nada a ver com a ópera convencional, é necessária uma abertura conceitual e conhecimento de arte contemporânea para valorizar este tipo de obra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas