THEATRO MUNICIPAL DE SP - PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA TEMPORADA 2021.

 


O Theatro Municipal de São Paulo, equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo e ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo, retoma sua programação artística presencial para o segundo semestre de 2021, sob gestão da organização social de cultura Sustenidos.

Até o fim do ano, os corpos artísticos da instituição apresentam 30 programas de concertos, da Orquestra Sinfônica MunicipalOrquestra Experimental de RepertórioCoro Paulistano e Coro Lírico, dois programas do Balé da Cidade e duas óperas. Para respeitar os protocolos sanitários tanto na plateia como no palco, todo o repertório foi pensado para formações artísticas reduzidas, e no decorrer dos próximos meses, o Theatro Municipal seguirá atualizando a sua agenda de espetáculos. Ingressos começam a ser vendidos a partir de 22 de junho.

Toda programação é norteada pelo tema Liberdades Reinventadas, promovendo reflexões sobre os contornos da liberdade para diferentes indivíduos e coletivos. Até o fim do ano, serão apresentados 11 programas pela Orquestra Sinfônica do Municipal, sete programas pelo Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e mais sete pela Orquestra Experimental de Repertório. O Coro Lírico se apresenta em três ocasiões e o Coral Paulistano sobe ao palco quatro vezes. O Balé da Cidade de São Paulo também retorna aos palcos apresentando duas remontagens e duas novas coreografias, criadas especialmente para espaços abertos.

As duas óperas da temporada, que serão apresentadas nos meses de setembro e novembro, trazem a perspectiva da jornada de aprendizagem a partir das tensões entre indivíduo e sociedade. A história da prostituta Maria de Buenos Aires, com música de Astor Piazzolla e libreto de Horacio Ferrer, será contada pelas lentes do cineasta Kiko Goifman, que encenará a obra utilizando técnicas de cinema ao vivo.  Já The Rake’s Progress, de Igor Stravinsky, que conta a trajetória de um jovem libertino na cidade de Londres, será dirigida por uma colaboração artística de Maria Thaís e Julianna Santos.

Abrindo a retomada da temporada 2021, o primeiro grupo a retornar aos palcos é o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, que já nesta quinta-feira, 24 de junho, às 20h, se apresenta na Sala do Conservatório da Praça das Artes, com um repertório que contempla obras do compositor brasileiro Henrique Oswald e do tcheco Antonin Dvořák.

Na sequência, em 25 e 26 de junho, o Coro Lírico do Theatro Municipal retoma as apresentações presenciais com a Missa da Coroação, de Wolfgang Amadeus Mozart, sob regência de Sérgio Wernec, com participação da atriz Chica Portugal e direção cênica de Julianna Santos e Menelick de Carvalho.

 

 Concertos com público

Toda a programação seguirá rígidos protocolos sanitários, refletindo a preocupação da Sustenidos em oferecer um ambiente o mais seguro possível a todos.

Para evitar o contato físico com os bilheteiros e orientadores de público, os ingressos serão vendidos exclusivamente pela internet, gerando um QR Code a ser apresentado na entrada dos espaços de cada apresentação. O número de espectadores será limitado a 25% da capacidade total, tanto no Theatro Municipal quanto na Praça das Artes, possibilitando assim o distanciamento necessário para que os atuais protocolos sanitários sejam cumpridos.

Seguindo as recomendações de estudos científicos recentes, será necessário o uso de máscaras cirúrgicas ou N95/PFF2 durante todo o período de permanência nos espaços do Complexo do Theatro Municipal.

Todos os integrantes dos corpos artísticos e equipes realizarão testes de antígeno, a cada semana antes de ensaios e apresentações.

 

Aniversário de 110 anos do Theatro Municipal

O aniversário de 110 anos do Theatro será celebrado em diferentes pontos da cidade. Iniciando as comemorações, a partir de 12 de setembro, o prédio do TMSP será transformado em um percurso-instalação que mostrará peças do acervo de cenários, figurinos e adereços da instituição, com intervenções cênicas dirigidas por Daniela Thomas e Felipe Hirsch, envolvendo todos os corpos artísticos da casa.

O projeto Cine-Ópera trará projeções em grande escala em pontos estratégicos da cidade, permitindo que o público assista a trechos de grandes montagens na segurança de suas casas. Os corpos artísticos do Theatro se apresentarão presencialmente no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, e em teatros dos CEUs.

A partir de setembro, serão lançados episódios mensais de uma web série em seis episódios, contando diferentes aspectos da história do Theatro Municipal, no site oficial da instituição.

 

Novos Modernistas

Ao longo do ano, cinco programas darão continuidade ao projeto Novos Modernistas, que propõe o cruzamento entre diferentes manifestações culturais e linguagens artísticas.

Os povos originários – que durante a pandemia contribuíram com importantes reflexões sobre nossa relação com o tempo e a natureza – dão o tom do projeto no mês de agosto, com uma apresentação dos Waujá, indígenas do Alto Xingu, e da obra Icamiabas – Cantata Concertante, de João Guilherme Ripper. Na semana seguinte, um concerto com obras de compositores brasileiros em diálogo com uma intervenção do artista Ibã Huni Kuin.

Já em setembro, uma intervenção urbana em parceria com o coletivo BijaRI levará ópera para lugares inusitados da cidade. Em outubro, aproveitando a inspiração do último média metragem lançado por Pedro Almodóvar, a OSM apresenta A Voz Humana, com libreto de Jean Cocteau e música de Francis Poulenc, seguida da performance Ópera aberta para cantora e halterofilista, de Gilberto Mendes.

 

Teatro no Theatro

O projeto apresentará seis produções teatrais entre setembro e dezembro, com ênfase nas experimentações formais que se desenvolveram durante a pandemia.

Em setembro, a atriz Grace Passô e artistas convidados encenam os espetáculos multimídia com streaming online Ficções Sônicas I e II, que trazem narrativas musicais norteadas pela ideia de transmissão e comunicação de espaços-quilombos. Na sequência, o grupo canadense de teatro documental Porte Parole realiza, em coprodução com artistas brasileiros, a versão brasileira de seu projeto internacional Assembleia, que convida o público a pensar criticamente questões sociais.

 

Temporada Sinfônica

A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM) realizará 11 programas que contemplam obras de mais de 15 compositores como Villa-Lobos, Carlos Gomes, Villani-Côrtes, Mozart, Schumann, Dvořák e Monteverdi. Em novembro, será apresentado um programa de compositores modernos como Edgar Varèse e Charles Ives, em diálogo com uma exposição que estará em cartaz na Pinacoteca do Estado. Todos os concertos acontecem no Theatro Municipal.

O primeiro concerto acontece no dia 2 de julho, sexta-feira, às 20h, sob a batuta do regente assistente do grupo, Alessandro Sangiorgi. Na ocasião, a orquestra presta uma homenagem aos 90 anos do compositor brasileiro Edmundo Villani-Côrtes e traz os convidados Raïff Dantas, ao violoncelo, e Cecília Moita, ao piano.

A Orquestra Experimental de Repertório (OER) apresenta sete programas de junho a dezembro, sob regência de Jamil MalufGuilherme Rocha e Thiago Tavares. A programação conta com convidados como a bandoneonista Milagros Caliva, os violinistas Alejandro Aldana e Cláudio Micheletti e o pianista Lucas Thomazinho. Os programas contemplam compositores como Alberto Nepomuceno, Camargo Guarnieri, Brahms, Puccini e Mendelssohn. Em outubro, a Experimental apresenta um programa infantil com a suíte Os Comediantes, de Dimitry Kabalevsky, e Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev, em parceria com o grupo Giramundo – que comemora seus 50 anos de existência.

 

 Coro Lírico e Coral Paulistano

Após a abertura da temporada em junho e da apresentação de As Icamiabas em agosto, o Coro Lírico volta ao palco em setembro com o programa Liebeslieder Walzer Op. 52, de Johannes Brahms, trazendo os pianistas Marcos Aragoni e Anderson Brenner como convidados. Ainda em setembro, o Coro Lírico também participará da ópera María de Buenos Aires e, em dezembro, apresenta o já tradicional concerto de Natal.

 Em outubro, o Coral Paulistano realiza o segundo concerto comemorativo dos seus 85 anos, sob regência de Maíra Ferreira, com obras de Murray Schafer, Juliana Ripke, Guilherme de Almeida, Antônio Ribeiro, Aylton Escobar, Lili Boulanger, Einojuhani Rautavaara e Eric Whitacre. Em novembro, estará na ópera The Rake’s Progres e, em dezembro, apresenta o Vespro della Beata Vergine, de Claudio Monteverdi, com a Orquestra Sinfônica Municipal.

 

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, grupo formado pelo violista Marcelo Jaffé, pelos violinistas Betina Stegmann e Nélson Rios e pelo violoncelista Rafael Cesário, realiza sete concertos na Sala do Conservatório da Praça das Artes, entre junho e dezembro. A programação contempla obras do repertório popular e erudito e conta com convidados como o contrabaixista Thiago Hessel, o pianista Hércules Gomes e o cravista Fernando Cordella.

 

Balé da Cidade de São Paulo

Em 30 de julho, o Balé da Cidade de São Paulo retoma suas atividades com a reapresentação da coreografia A Casa, de Marisa Bucoff, em conjunto com a remontagem da coreografia Árvore do Esquecimento, de Jorge Garcia. Já em outubro o grupo se apresenta na Praça das Artes, estreando duas coreografias inéditas de Henrique Rodovalho concebidas em diálogo com a linguagem do Passinho, com trilha sonora de Leo Justi e criação em vídeo do coletivo Heavy Baile.


SERVIÇO

 Bilheteria: em função da pandemia de Covid-19, a bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo está fechada por tempo indeterminado. As vendas de ingressos ocorrem por meio do site do Theatro Municipal de São Paulo (www.theatromunicipal.org.br).

 Manual do Espectador e Informações sobre os protocolos sanitários do Complexo Theatro Municipal: veja os protocolos de segurança do Theatro Municipal em nosso site.

 Theatro Municipal de São Paulo: Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Sé – próximo à estação de metrô Anhangabaú

 


PROGRAMAÇÃO

JUNHO

– Dia 24 – quinta-feira – 19h

Sala do Conservatório
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Henrique Oswald
Quarteto de Cordas Op. 17 n. 2 em Mi Menor

Antonin Dvorak  
Quarteto de Cordas n. 12, Op. 96 em Fá Maior “Americano”

Ingressos R$20 e R$10 (meia)
Classificação: Livre

 

– Dia 25 – sexta-feira – 19h e 26 – sábado – 17h

Theatro Municipal de São Paulo
Orquestra Sinfônica Municipal e Coro Lírico

DO SAGRADO AO PROFANO PARTE  1 – MISSA DA COROAÇÃO

Sérgio Wernec, regência / Menelick de Carvalho, direção cênica /; Juliana Santos, concepção / Chica Portugal, atriz

Elaine Morais, soprano
Lígia Monteiro, mezzosoprano
Eduardo Trindade, tenor
Diógenes Gomes, barítono

Wolfgang Amadeus Mozart 
Missa da Coroação K 317 em Dó Maior

Ingressos R$40 a R$10
Classificação: Livre

 

– Dia 27 – domingo – 11h

Theatro Municipal de São Paulo
Orquestra Experimental de Repertório

Jamil Maluf, regência
Lucas Thomazinho, piano

Franz Liszt
Totentanz – Fantasia para Piano e Orquestra

Alberto Nepomuceno 
Sinfonia em sol menor

Ingressos R$30 a R$10
Classificação: Livre

 

JULHO

– Dia 02 – sexta-feira – 19h
– Dia 
03 – sábado – 17h
– Dia 04 – domingo – 11h

Theatro Municipal de São Paulo
Orquestra Sinfônica Municipal

Alessandro Sangiorgi, regência
Raïff Dantas, violoncelo
Cecília Moita, piano

HOMENAGEM A VILLANI-CÔRTES

Villani-Côrtes
Luz para violoncelo e orquestra
Catedral da Sé
5 Miniaturas
Ânfora para piano, vibrafone e cordas
Caêtê Jurerê

Ingressos R$60 e R$10
Classificação: Livre

– Dia 09 – sexta-feira – 19h
– Dia 10 – sábado – 17h

Theatro Municipal de São Paulo
Orquestra Sinfônica Municipal

Roberto Minczuk, regência
Jennifer Campbell e Paola Baron, harpas

Maciej Malecki 
Concertino em estilo antigo para duas harpas e orquestra

Robert Schumann 
Sinfonia n.3 Op. 97 em Mi bemol Maior “Renana”

Ingressos R$60 a R$10
Classificação: Livre

 

– Dia 22 – quinta-feira – 19h

Sala do Conservatório
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Heitor Villa-Lobos 
Quarteto de Cordas n.5

Dmitri Shostakovich  
Quarteto de Cordas n.3 em Fá Maior, Op. 73

Ingressos R$20 e R$10 (meia)
Classificação: Livre

 

– Dia 23 – sexta-feira – 19h
– Dia 24 – sábado – 17h

Theatro Municipal de São Paulo
Orquestra Sinfônica Municipal

Roberto Minczuk, regência
Brian Fountain, contrabaixo
Alejandro Aldana, violino

Giovanni Bottesini  
Gran Duo Concertante para violino, contrabaixo e orquestra

Robert Schumann
Sinfonia n.4 Op. 120 em Ré Menor

Ingressos R$60 a R$10
Classificação: Livre

 

– Dia 25 – domingo – 11h

Theatro Municipal de São Paulo
Orquestra Experimental de Repertório

 Jamil Maluf, regência
Claudio Micheletti, violino

Johannes Brahms  
Variações sobre um tema de Haydn op. 56a

Camille Saint-Saëns 
Concerto para Violino n. 3 op. 29 em Mi bemol maior

Ingressos R$30 a R$10
Classificação: Livre

 

– Dia 30 – sexta-feira – 19h
– Dia 31 – sábado – 17h

Theatro Municipal de São Paulo
Balé da Cidade de São Paulo  

Árvore do Esquecimento

Jorge Garcia, coreografia
Eder O Rocha, música original

A Casa

Marisa Bucoff, concepção e coreografia
Ed Côrtes, música original

Ingressos R$80 a R$10
Classificação: Livre

 

AGOSTO

– Dias 01,07 e 08 – domingo, sábado, domingo – 17h
– Dias, 05 e 06 04 – quarta, quinta e sexta-feira – 19h

Theatro Municipal de São Paulo
Balé da Cidade de São Paulo 

Árvore do Esquecimento

Jorge Garcia, coreografia
Eder O Rocha, música original

A Casa

Marisa Bucoff, concepção e coreografia
Ed Côrtes, música original

Ingressos R$80 a R$10
Classificação: Livre

 

– Dia 13 – sexta-feira – 19h
– Dia 14 – sábado – 17h

Theatro Municipal de São Paulo
Orquestra Sinfônica Municipal

Homenagem a Alexandre Ficarelli pelos seus 25 anos de OSM

Roberto Minczuk, regência
Alexandre Ficarelli, oboé

Wolfgang A. Mozart 
Abertura da ópera Bodas de Fígaro

Brenno Blauth 
Concertino oboé e cordas

Johannes Brahms
Sinfonia n.3 Op. 90 em Fá Maior

Ingressos R$60 a R$10
Classificação: Livre


– Dia 15 – domingo – 11h

Theatro Municipal de São Paulo
Orquestra Experimental de Repertório
Coro Lírico

Alessandro Sangiorgi, regência
Alejandro Aldana, violino

Giacomo Puccini 
Capricho Sinfônico

Johannes Brahms
Concerto para violino e orquestra Op. 77 em Ré Maior

Ingressos R$30 a R$10
Classificação: Livre

 

– Dia 19 – quinta-feira – 19h

Sala do Conservatório
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Thiago Hessel, contrabaixo

Alberto Nepomuceno 
Suíte Antiga op. 11

Liduíno Pitombeira 
Suíte Bumba meu bom

Clóvis Pereira  
Três Peças Nordestinas

Ingressos R$20 e R$10 (meia)
Classificação: Livre

 

– Dia 20 – sexta-feira – 19h
– Dia 21 – sábado – 17h

Theatro Municipal de São Paulo
Orquestra Sinfônica Municipal e Coro Lírico

Roberto Minczuk, regência
Rafael Cesário, violoncelo

João Guilherme Ripper  
Icamiabas – Cantata Concertante
Waujá (Indígenas do Alto Xingu)

Ingressos R$60 a R$10
Classificação: Livre


– Dia 27 – sexta-feira – 19h
– Dias 28 e 29 – sábado e domingo – 17h

Theatro Municipal de São Paulo
Orquestra Sinfônica Municipal

Roberto Minczuk, regência

Programa a definir

Intervenção artística de Ibã Huni Kuin

Ingressos R$60 a R$10
Classificação: Livre

 

SETEMBRO

– Dia 05 – domingo – 11h

Theatro Municipal de São Paulo
Orquestra Experimental de Repertório

Jamil Maluf, regência
Milagros Caliva, bandoneón

Nikolai Rimsky Korsakov
Sinfonia n.2 Op. 9 em Fá sustenido Menor

Astor Piazzolla 
Aconcágua – Concerto para Bandoneón e Orquestra

Ingressos R$30 a R$10
Classificação: Livre

 

– Dias 10, 15, 16 e 17 – sexta, quarta, quinta e sexta-feira – 19h
– Dias 11, 12, 18 e 19 – sábados e domingos – 17h

Theatro Municipal de São Paulo
Orquestra Sinfônica Municipal e Coro Lírico

Roberto Minczuk e Alessandro Sangiorgi, regência
Kiko Goifman, direção
Catalyna Cuervo, soprano

Astor Piazzolla
María de Buenos Aires
– Libreto de Horacio Ferrer

Ingressos R$100 a R$20
Classificação: Livre

 

– Dia 23 – quinta-feira – 19h

Sala do Conservatório
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Hércules Gomes, piano

Hércules Gomes
Cantiga, baião e frevo para quarteto de cordas

Pixinguinha
Soluços

Gilberto Gil
Ladeira da Preguiça

Hércules Gomes
Allegro em 3
Platônica

Amélia Brandão Nery
Bordões ao Luar
Saracoteando
Sorriso de Bruno

Hércules Gomes
Nação n. 3

 Ingressos R$20 e R$10 (meia)
Classificação: Livre

 

– Dia 24 – sexta-feira – 19h
– Dia 25 – sábado – 17h

Theatro Municipal de São Paulo
Coro Lírico

 Do Sagrado e o Profano – Parte 2

Sérgio Wernec, regência
Julianna Santos, direção cênica
Chica Portugal, atriz
Marcos Aragoni e Anderson Brenner, pianos

Johannes Brahms 
Liebeslieder Walzer Op. 52

Ingressos R$40 a R$10
Classificação: Livre

 

 – Dia 26 – domingo – 19h

Theatro Municipal de São Paulo
TEATRO NO THEATRO: Ficções Sônicas

 Com: Grace Passô, Lucas Andrade e Barulhista

Ingressos R$40 e R$20 (meia)
Classificação: Livre

 

SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

 O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil.

O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.

Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebida para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

 

SUSTENIDOS

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), do Conservatório Dramático-Musical dr. Carlos de Campos – Tatuí e do Complexo Theatro Municipal. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir neste link.

Fonte: movimento.com

Comentários

Postagens mais visitadas