MAESTRO E PIANISTA RICARDO CASTRO NO ENCONTROS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE MÚSICA.

          Músico de renome internacional será entrevistado pela acadêmica Flávia Toni

 

 

Nesta quinta-feira, dia 26 de agosto, às 18h, a Academia Brasileira de Música vai promover mais uma edição dos "Encontros ABM". Dentre entrevistas, palestras e mesas-redondas, estão previstas na programação de 2021 oito atividades, tendo por tema geral Música e Educação.  Com transmissão online pelo canal da ABM no YouTube, esta edição terá como convidado o maestro e pianista Ricardo Castro, que será entrevistado pela acadêmica Flávia Toni.

 

Nascido em Vitória da Conquista, Bahia, em 1964, Ricardo Castro é o criador e Diretor-Fundador do NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. Estabeleceu-se na Europa em 1984, onde estudou piano com Maria Tipo e Dominique Merlet e regência com Arpad Gerecz. Premiado no Concurso da ARD de Munique em 1987 e Geza Anda de Zurique em 1988, tornou-se um pianista de renome internacional ao receber o primeiro lugar no Leeds International Piano Competition na Inglaterra, em 1993.

 

Ricardo Castro começou a tocar piano aos três anos de idade e iniciou seus estudos musicais aos cinco com Esther Cardoso na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, uma admissão extraordinária dada sua tenra idade. Três anos depois fez sua estreia num recital solo e com 10 anos tocou como solista com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia.

 

Seu percurso inclui apresentações nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo como Concertgebouw de Amsterdam, Musikverein de Viena, Theatre de Champs Elysées de Paris e com renomadas orquestras, tais como a Gewandhaus Leipzig, BBC, London Symphony, English Chamber, a Filarmônica de Tóquio, a Tonhalle de Zurique, a Filarmônica de Varsóvia, a Suisse Romande e a OSESP. Hoje mantém uma atividade musical intensa e tem vários discos gravados para o selo BMG-Arte Nova e um duplo CD na Deutsche Grammophon.

 

Ricardo leciona desde 1992 na classe de mestrado da Haute École de Musique de Lausanne, Suíça e, em 2020, foi convidado a integrar o corpo de professores da Haute École de Musique de Genebra, cuja classe de piano foi criada em 1835, por Franz Liszt. Ele irá comandar uma das classes de piano da instituição, uma das mais destacadas do mundo.

 

Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Juvenil da Bahia desde sua fundação em 2007, Ricardo Castro tornou-se em 2013 o primeiro brasileiro a receber o Honorary Memberships of the Royal Philharmonic Society, titulação iniciada em 1826 e concedida apenas 131 vezes em reconhecimento a importantes serviços prestados à Música. Foram celebrados entre outros grandes nomes da música Brahms, Wagner, Tchaikovsky, Stravinsky e Aaron Copland.

 

 

 

 

FLÁVIA CAMARGO TONI (1956) é Mestre (1985) e Doutora (1989) em Artes, é Livre-Docente (2004) e Professora Titular (2009) da Universidade de São Paulo. Pesquisadora no Instituto de Estudos Brasileiros, onde foi Presidente e Coordenadora do Programa Culturas e Identidades Brasileiras entre 2010 e 2014. Orienta também na pós-graduação em Musicologia do Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (USP). Antes de seu ingresso na Universidade, como pesquisadora do Centro Cultural São Paulo, processou e descreveu todo o acervo constituído pela Missão de Pesquisas Folclóricas trabalhando, a partir da década de 1990, pelo restauro e preservação da Coleção.

 

Na Musicologia tem trabalhado com ênfase nos assuntos da primeira metade do século XX atuando principalmente nos seguintes temas: a literatura musical de Mário de Andrade, Modernismo e Música, Camargo Guarnieri: vida e obra, Etnomusicologia, Metodologia da Pesquisa em Música. Foi do Conselho Editorial da Revista do IEB entre 2017 e 2018 e é vice-diretora da instituição.

 

 

Canal do YouTube da ABM - https://www.youtube.com/channel/UCyzNQD1f5xFDB_Sj85DeDVA

Mais informações: 21 2221-0277 | abmusica@abmusica.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas