THEATRO MUNICIPAL DO RJ DE PORTAS ABERTAS OM-LINE - PIERROT LUNAIRE, DE ARNOLD SHÖENBERG.

 


 (Arte: Carla Marins)

                     (Crédito da foto: Daniel Ebendinger)

Nos 70 anos de morte de Schoenberg, Pierrot Lunaire, uma das mais marcantes obras do revolucionário compositor austríaco, vai tomar conta das redes oficiais do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No dia 06 de agosto, a partir das 18h, o Canal do YouTube vai apresentar um ciclo de vinte e uma canções baseadas nos poemas do belga Albert Giraud, traduzidos para o alemão por Otto Erich Hartleben, para soprano e um pequeno conjunto de câmara. O estilo de canto é o "sprechgesang", o canto-falado, algo entre o melodrama teatral, a declamação e o canto propriamente dito. Com direção artística de Ira Levin, maestro titular do TMRJ, concepção cênica de Julianna Santos e regência de Priscila Bomfim, maestrina assistente do TMRJ, o espetáculo terá a participação especial da artista lírica brasileira de maior destaque internacional, a soprano que foi Kammersängerin da Ópera de Viena, Eliane Coelho. Ela acaba de completar 70 anos de vida, em plena forma.  Esta obra, escrita para a voz feminina e considerada um marco na superação da música tonal, tem sido raramente executada no Brasil.

“Pierrot Lunaire é uma obra emblemática dentro do repertório do século XX, não somente pelo fato de abrir um caminho na música atonal, mas principalmente pela forma como Schoenberg conseguiu dar significado a estes 21 poemas de Giraud, traduzidos para o alemão. Poder interpretá-los com o célebre soprano Eliane Coelho, sem dúvida é um marco na carreira de qualquer músico e maestro” - destaca Priscila Bomfim.

A montagem conta ainda com a participação do grupo, denominado tradicionalmente como Ensemble Pierrot, composto por cinco solistas, integrantes da Orquestra Sinfônica do TMRJ: Sofia Ceccato (flauta e piccolo), Marcos Passos (clarinete e clarone), Marcio Sanchez (violino e viola), Pablo Uzeda (violoncelo) e a pianista convidada Katia Balloussier.

A apresentação inédita será transmitida no dia 06 de agosto, sexta-feira, a partir das 18h, no Canal do YouTube do Theatro.

(https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro)

(Crédito da foto: Daniel Ebendinger)

Arnold Schoenberg foi o fundador da “Escola de Viena”. Sua primeira obra conhecida e, talvez, a mais popular, é o sexteto "Noite transfigurada", posteriormente arranjada para orquestra de cordas. A partir de 1907 começa, gradativamente, a abandonar o sistema tonal tradicional e consequentemente seguiram-se os primeiros de uma série de escândalos, com o "Quarteto em ré menor" e o “Quarteto em fá sustenido menor". Recebeu grande aclamação pública pelos "Gurrelieder", espécie de epitáfio do romantismo alemão, mas novos escândalos se seguiriam com a "Sinfonia de Câmara", as "Peças para piano Op. 11" e o "Pierrot Lunaire". Na "Suíte para piano op.25", de 1923, e nas obras seguintes, Schoenberg aperfeiçoou um novo método para o relacionamento tonal numa composição, o qual ficou conhecido como Dodecafonismo (sistema que faz suceder de acordo com uma ordem fixa os 12 tons da gama cromática). Com a ascensão do nazismo, emigrou para os Estados Unidos e naturalizou-se cidadão norte-americano. Morreu em Los Angeles, deixando inacabada a ópera "Moses und Aron".

(Crédito da foto: Daniel Ebendinger)

Sobre Eliane Coelho

Considerada a artista lírica brasileira de maior destaque internacional, a carioca Eliane Coelho diplomou-se na Alemanha, onde começou sua brilhante carreira. Em 1991 foi contratada para a Ópera de Viena, na qual, em 1998, recebeu o título de Kammersängerin. Protagonizou numerosos papeis dos quais se destacam Maria Stuarda, Arabella, Fedora, Tosca, Butterly, Electra (Idomeneo), Lady Macbeth, Aida, entre outros. Seu papel-título mais marcante e internacionalmente elogiado é a Salome, de R. Strauss. Cantou sob a regência de Sr. Colin Davis, Peter Schneider, Donald Runickels e Zubin Mehta, e vários outros maestros de destaque. Apresentou-se em importantes teatros na Europa e na Ásia, ao lado de artistas como Bruson, Terkel, Nucci, Domingo, Carreras, Pavarotti, Furlanetto, Samuel Ramey.

(Crédito da foto – Lipe Portinho)

Sobre Priscila Bomfim

Priscila Bomfim é pianista e ocupa o cargo de maestrina assistente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo sido a primeira mulher e diretora musical a reger óperas da temporada do Theatro Municipal: Serse, de Handel, com elenco da Academia de Ópera Bidu Sayão (2016) e La Tragédie de Carmen, de Bizet/Constant (2017). Nos anos seguintes, regeu récitas das óperas Un Ballo in Maschera, de Verdi (2018) e Fausto, de Gounod (2019), como assistente, além da ópera Os Contos de Hoffmann, de Offenbach (2019) e Orphée, de Philip Glass (2019). Em 2018 fez a estreia brasileira da versão de câmara da ópera Piedade, de João Guilherme Ripper, na Sala Cecília Meireles, e foi uma das seis maestrinas escolhidas internacionalmente para participar da 4ª Residência do Linda and Mitch Hart Institute para Mulheres Regentes, do The Dallas Opera (Texas/EUA). Tanto Piedade quanto a ópera Serse foram espetáculos eleitos pela crítica entre os destaques do ano na cidade do Rio de Janeiro, em 2016 e 2018. Em 2019, regeu os concertos de lançamento da Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro, orquestra que marca a representatividade feminina no meio musical e artístico carioca. Atualmente é a regente convidada da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca “Chiquinha Gonzaga”, um orquestra formada por meninas alunas da rede municipal de escolas do Rio de Janeiro, dentro do programa “Orquestra nas Escolas”. Em 2021, Priscila tem na agenda concertos com a Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Academia de Ópera do Theatro São Pedro em São Paulo, além de concertos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Priscila nasceu e iniciou seus estudos musicais em Portugal, onde venceu seu primeiro concurso, de piano, aos nove anos de idade. Além de atuar nas produções de ópera do Theatro Municipal, foi a maestrina preparadora da Academia de Ópera Bidu Sayão, preparando jovens cantores solistas em 2016 e 2017.

      (Crédito da foto: Daniel Ebendinger)

Serviço:

Theatro Municipal de Portas Abertas On-line

Pierrot Lunaire, de Arnold Schoenberg

Data: 06 de agosto (sexta-feira)

Horário: 18h

Concepção e Direção Artística – Ira Levin

Fotos: Daniel Ebendinger e Lipe Portinho

Site

http://theatromunicipal.rj.gov.br/

Canal do YouTube

https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro

Facebook

https://www.facebook.com/theatro.municipal.3

Instagram

https://www.instagram.com/theatromunicipalrj/?hl=pt-br

Classificação: Livre

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto - 94.1 FM

Patrocínio Ouro Petrobras

Lei de Incentivo à Cultura

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal

Realização: Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal

Comentários

Postagens mais visitadas