A ÓPERA NACIONAL PERDE NIZA DE CASTRO TANK, MAIOR INTÉRPRETE DAS OBRAS DE CARLOS GOMES.

 


Faleceu no dia 24/04/2022 o soprano Niza de Castro Tank. Grande cantora lírica nacional e especialista na obra de Carlos Gomes. Natural de Limeira, (01/3/1931) Niza estudou com o Prof. Silvio Bueno Teixeira suas lições de canto.

O Maestro Armando Belardi, foi quem deu a oportunidade a Niza, ouvindo-a nos estúdios da Radio Gazeta, o qual se interessou pela técnica apurada e musicalidade da cantora. A seguir integrou-a no elenco da Rádio Gazeta, onde ela apresentou-se em várias Cortinas Líricas. 
Foi na década de 1950 que ela,  já em 1955 integrava o elenco na temporada lírica do Theatro Municipal, e  em 1957 estreou como Gilda do Rigoletto, de Verdi. 
A maior intérprete da Ceci de Il Guarany, de Carlos Gomes, realizou a primeira gravação em Long-Plays dessa ópera sob a regência de Armando Belardi. 
Interpretou Il Guarany no Teatro San Carlo de Napoles (1971) e no Teatro Massimo de Palermo (1974) com elenco brasileiro excursionando à Itália, sob a direção também de Armando Belardi. 
Doutora em Música, especializou-se com tese em Carlos Gomes e chegou a dar aulas de canto na UNICAMP.
Interpretou vários personagens da ópera, La Traviata, Lucia di Lammermoor, O Galo de Ouro,Lakmé,
Rigoletto, Cosi fan tutte, A Flauta Magica, La Sonambulla, e as óperas de Carlos Gomes: Lo Schiavo, Condor, A Noite no Castelo e Colombo, sob a regência de renomados maestros nacionais e estrangeiros.
Intérprete notável também de "Carmina Burana", de Carl Orff e da Nona Sinfonia de Beethoven, cantando-as sob a batuta de renomados regentes brasileiros. 
Marco Antônio Seta

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas