ABERTURA DE TEMPORADA 2022 DO CENTRO DE MÚSICA BRASILEIRA COM CANTO E PIANO.


Obras de 11 compositores e 11 poetas

Dia 30 de abril, sábado, às 18h, acontece a abertura da Temporada 2022 do Centro de Música Brasileira no Auditório do Seminário da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas. A apresentação terá a pianista Eudóxia de Barros e o duo Eduardo Janho-Abumrad (canto) e João Moreira Reis (piano). Grátis!

 

Em comemoração aos 70 anos de fundação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a instituição promoverá eventos em suas unidades de Campinas, Alphaville e São Paulo. O CMB participará desses eventos com 8 recitais de música erudita brasileira. Fundado em 1984, o Centro de Música Brasileira é uma instituição sem fins lucrativos que tem o objetivo principal defender e difundir a música erudita brasileira. Nessa apresentação serão interpretados 11 compositores, com textos de 11 poetas.

 

Eudóxia de Barros fará homenagem ao compositor Osvaldo Lacerda que faria 95 anos em março e tocará ainda obras de Ernesto Nazareth, Fernando Cupertino e Lina Pesce. A pianista se apresenta anualmente em todo o país. Algumas cidades em que a pianista esteve em recitais recentes foram Cuiabá, Porto Alegre, Vitória, Campos do Jordão e em São Paulo, capital. Em 2017 lançou a Obra Integral para Piano de Osvaldo Lacerda pela Paulinas.



Eduardo Janho-Abumrad João Moreira Reis interpretam canções de Achille Picchi, Lorenzo-Fernandez, Luciano Gallet. Mário de Andrade, Nepomuceno, Nilson Lombardi, Osvaldo Lacerda e Villa-Lobos. As obras trazem poemas de Adelmar Tavares, Castro Alves, Drummond, Juvenal Galeno, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Osório Duque Estrada, Ribeiro Couto, Ricardo Abumrad, Ronald de Carvalho e Sylvio Salema. Eles formaram o duo em 1983 e possui em seu currículo apresentações em prestigiosas salas de concertos, pelo Brasil e pela Europa. Gravou Remeiros do São Francisco de Ernst Widmer pela Paulus e Way of the voice, para o selo Akron.

Programas

 

Eudóxia de Barros (piano):

 

Ernesto Nazareth - Espalhafatoso e Tenebroso

 

Lina Pesce - Bem-te-vi atrevido 

 

Fernando Cupertino - Improviso nº 11 (homenagem a Osvaldo Lacerda pelos 10 anos de seu falecimento em 2011) 1ª audição

 

Osvaldo LacerdaSonata nº 1 (homenagem a Scarlatti)Sonata para cravo ou piano (Allegro giusto, Andantino com moto e Allegro vivo)Estudo nº 12 (dedicado à Eudóxia de Barros)

 

Eduardo Janho-Abumrad (canto) e João Moreira Reis (piano): 

 

Luciano Gallet - Foi numa noite calmosa    

 

Mário de Andrade - Que noites eu passo...

 

Oscar Lorenzo-Fernandez Noite de Junho (poesia de Ronald de Carvalho)Toada para você  (poesia de Mário de Andrade)

 

Nilson Lombardi - Noite cheia de estrelas (poesia de Adelmar Tavares)

 

Heitor Villa-LobosEvocação (poesia de Sylvio Salema)Lundu da Marquesa de SantosCantiga do Viúvo (poesia de Carlos Drummond de Andrade)

 

Osvaldo LacerdaMinha Maria  (poesia de Castro Alves)O herói que matara o reizinho inimigo (poesia de Ribeiro Couto)Poema tirado de uma notícia de jornal  (poesia de Manuel Bandeira )

 

Achille PicchiSinfonia dos Corpos (poesia e Ricardo Abumrad) – 1ª audição Simbiose (poesia de Ricardo Abumrad) 1ª audição 

 

Alberto NepomucenoTrovas nº 1 (poesia de Osório Duque Estrada)Jangada (poesia de Juvenal Galeno)

 

Temporada 2022 do Centro de Música Brasileira

Todas as apresentações são aos sábados, às 18h, e gratuitas.

 

30 de abril - em Campinas

Eudóxia de Barros (piano)

Eduardo Janho-Abumrad (canto) e João Moreira Reis (piano)

 

21 de maio - em Alphaville

Edelton Gloeden (violão)

Antônio Eduardo (piano)

 

Em junho todas as apresentações seguintes acontecem no Mackenzie São Paulo de Higienópolis

 

25 de junho

Cristiane De Leon (violino) e Larissa Paggioli (piano)

Sandro Bodilon (canto) e Roseli Freire (piano)

 

30 de julho

Wendy Rolf dos Estados Unidos (flauta) e Maria José Carrasqueira (piano)

Lucas Gonçalves (piano) - vencedor por unanimidade do Concurso de Interpretação Pianística da obra de Osvaldo Lacerda, em 2015

 

27 de agosto

Elipsoidal Guitar Trio (trio de violões)

Adriana Bernardes (canto) e Sandra Abraão (piano)

 

17 de setembro

Leonardo Feichas (violino) e Maria Emília de Moura Campos (piano)

Celina Charlier (flauta) e Maria Emília de Moura Campos (piano)

 

22 de outubro

Consuelo Quireze (piano)

Festival com obras da compositora Emilia De Benedictis (1919-1996)

Pergy Grassi (canto) e Sylvia Maltese (piano)

 

26 de novembro

Rodrigo Miranda (violoncelo) e Elise Pittenger (piano)

Orquestra de Cordas Laetare - regência de Muriel Waldman

 

Currículos do recital de abril:

 

Eudóxia de Barros é dona de um extenso e premiado currículo, e agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros. Destaca-se no cenário musical brasileiro e dedicar-se a levar a música a todos os rincões brasileiros. Algumas cidades que a pianista esteve em recitais em 2019 foram Porto Alegre, Canoas, Curitiba, Rio de Janeiro, Goiânia, Miguel Pereira, São Pedro, Campinas e Campos do Jordão. Em 2017 lançou a Obra Integral para Piano de Osvaldo Lacerda pela Paulinas. Mesmo as cidades mais longínquas e pequeninas têm tido a oportunidade de apreciar um repertório de alto nível e cuidadosamente selecionado, no qual sempre se destacam obras-primas de compositores nacionais.Suas interpretações vigorosas e cuidadosamente trabalhadas vão de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda; de Bach a Beethoven e a Chopin, muitas delas registradas em CDs e DVD. São um marco cultural importante para nosso país e um exemplo a ser sempre lembrado, aplaudido e imitado. – Texto de Lino de Almeida Cardoso. Pertence à Academia Brasileira de Música fundada por Villa-Lobos, desde 1989, ocupando a cadeira nº 14. Fundou com Osvaldo Lacerda o Centro de Música Brasileira.Site: https://www.eudoxiadebarros.com.br/Youtube: Estudo nº 12  de Osvaldo Lacerda por Eudóxia de Barros https://youtu.be/k1xoWa0OYno

 

Eduardo Janho-Abumrad estreou no Theatro Municipal de São Paulo (1976) com La Traviata e Macbeth, onde também cantou Oedipus Rex, Werther e a Messa da Requiem de Verdi, 9ª Sinfonia de Beethoven, Johannes Passion (de Bach), Die Zauberflöte, Tosca, Bastien und Bastienne e vários Galas Líricos, incluindo Serenade to music, de Vaugham Williams, na reabertura do Teatro, em 2011. Estreiou na Europa em Werther (Bruxelas), tendo cantado, em diversos países Nabucco, Il Corsaro, Aida, La Bohéme, Turandot e em vários concertos vocais sinfônicos, na RAI de Turim, RAI/Conservatório Verdi, de Milão, Museu Reina Sofia de Madrid, Festival Machine a l’Eau da Bélgica, Festival de Martina Franca, Itália, Teatro Independencia de Mendoza, Argentina. No Brasil cantou em várias capitais óperas tais como Il GuaranySalvator RosaLo Schiavo e Colombo, de Carlos Gomes além de Il TrovatoreNormaDon GiovanniLucia di LammermoorMacbeth, Il Barbiere di SivigliaIl Signor Bruschino, A Tempestade, de Ronaldo Miranda, estreia mundial. Gravou Nourabad, de  Les Pêcheurs de Perles (Nuova Era) além de Ways of the Voice, de Kupper (Akron). Tem um duo com o pianista João Moreira Reis, com o qual realiza recitais e master classes pelo Brasil e exterior. Foi criador do Curso "A voz na Canção brasileira" para o Festival de Inverno de Campos do Jordão, no ano de 1981. Deve sua formação a Tiana Amarante, Hermínia Russo e Romolo Gazzani. Atualmente prepara seu repertório com Ricardo Ballestero.

João Moreira Reis é formado pelo Conservatório Musical "Carlos Gomes", de Barretos, em São Paulo, sob orientação de Janette Bampa e pela Faculdade Paulista de Arte, na capital, onde estudou com Vera Velloso e André Müller, aperfeiçoou-se com Luís Gonzaga de Oliveira, no Brasil e com Fábio Luz e Adriana Maimone, na Itália. Apresentou-se regularmente, também como camerista, em muitas salas no País, como MASP, FIESP e Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Auditório Thomas Jefferson, em Brasília, e no exterior, como no Estúdio Bennet Kleintje, em Munique/Alemanha, Auditório RAI de Turim, Palazzo Ottolenghi e Palazzo dei Leoni de Asti, e Academia Européia de Música de Erba, na Itália. Gravou o CD “Dedicatórias”, pela Algol (São Paulo), com o baixo Eduardo Janho-Abumrad e repertório nacional.

 


                             Obras de 11 compositores e 11 poetas

O Centro de Música Brasileira - CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.

O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Realizou 340 apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Em 2022, as apresentações acontecem nos auditórios da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros e por anuidades de músicos interessados, R$ 150,00 (individual) e R$ 280,00 (casal).Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira

Serviço:

Dia 30 de abril, sábado, às 18h

Abertura da temporada 2022 do Centro de Música Brasileira

Eudóxia de Barros – piano

Eduardo Janho-Abumrad (canto) e João Moreira Reis (piano)

 

Local: Auditório do SeminárioUniversidade Presbiteriana Mackenzie CampinasAv. Brasil, 1220 - Jardim BrasilCampinas - SP; CEP 13073-148

 

Capacidade: 333 lugares

Classificação Livre

Grátis!

Comentários

Postagens mais visitadas