SÃO PAULO CIA DE DANÇA INICIA VENDA DE NOVAS ASSINATURAS PARA A TEMPORADA 2022.

 



(1) Cena de O Lago dos Cisnes, de Mario Galizzi │ Foto: Silvia Machado

(2) Cena de Infinitos Traçados, de Esdras Hernández Villar, Jonathan dos Santos e Monica Proença │ Foto: Charles Lima



No programa estão obras inspiradas pelo modernismo e versão

de O Quebra-Nozes por Márcia Haydée

São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança, dá início à venda de Assinaturas para sua Temporada 2022, intitulada Cor do Arco-Íris. Assinantes da SPCD têm ingressos a preços promocionais, prioridade na escolha de assentos, direito a visitas na sede da SPCD e aos bastidores das apresentações (mediante agendamento prévio) e descontos em outros espetáculos da Companhia. As novas assinaturas pode ser adquiridas até o dia o dia 4 de maio de 2022 pelo site www.spcd.com.br/seja-um-assinante e pelo telefone (11) 3224-1383.

Neste ano, o pacote de Assinaturas da SPCD traz uma novidade: ele contempla as apresentações realizadas pela Companhia no Teatro Sérgio Cardoso e no Theatro São Pedro, totalizando quatro programas distintos, com obras clássicas e contemporâneas que revelam toda a diversidade do repertório da SPCD. A assinatura da Temporada custa a partir de R$ 126,00.

Programação 2022

As primeiras apresentações inclusas no Programa de Assinaturas 2022 da SPCD acontecem entre os meses de maio e junho, no Theatro São Pedro, com espetáculos acompanhados por música ao vivo executada pela Orquestra do Theatro sob a regência do maestro Claudio Cruz. De 26 a 29 de maio, a SPCD estreia Di, primeira criação de Miriam Druwe para a Companhia. A coreografia dialoga com os traços do pintor Di Cavalcanti (1897-1976) – refletidos no cenário, figurinos e nos movimentos da dança – e o modernismo na música do compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959). O lirismo também se faz presente em Madrugada, assinada por Antonio Gomes, que completa a programação.

Na semana seguinte, de 2 a 5 de junho, o Theatro será palco de Desassossegos, nova criação de Henrique Rodovalho, coreógrafo residente da SPCD. A obra celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 ao reinterpretar, no século XXI, o sopro de inovação deixado pelos modernistas, com figurinos de Fabio Namatame inspirados nos desenhos de Flávio de Carvalho (1899-1973) para A Cangaceira, espetáculo do Balé do IV Centenário. A noite segue com Infinitos Traçados, desenvolvida a partir de olhares múltiplos, com coreografias de Esdras Hernández Villar, Jonathan dos Santos e Monica Proença, concepção e direção cênica de William Pereira, direção musical de Ricardo Ballestero e direção de dança de Inês Bogéa.

Entre os dias 9 e 12 de junho, o Teatro Sérgio Cardoso se abre ao encantamento do público com o balé O Lago dos Cisnes, uma criação de Mario Galizzi especialmente para a SPCD a partir do original de Marius Petipa e Lev Ivanov. Esse também será o palco da estreia de O Quebra-Nozes, grande clássico de Natal que ganha toques brasileiros em uma versão inédita da coreógrafa Márcia Haydée programada para duas semanas de dezembro (1 a 4/12 e 8 a 11/12). A montagem deste clássico de repertório marca o reencontro da artista com a Companhia, para a qual montou O Sonho de Dom Quixote, um sucesso de público e de crítica no Brasil e na Europa.

A Temporada 2022 da São Paulo Companhia de Dança conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Patrocínio Prata de Itaú e Eurofarma, Copatrocínio de Deloitte e Sodexo, apoio de CPF e realização da Associação Pró-Dança, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada, tendo recebido cerca de 40 premiações e indicações nacionais e internacionais. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 865 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.060 apresentações e acumulando mais de 40 prêmios nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital, criado em 2020, realizou mais de 40 espetáculos virtuais e transmissões de apresentações que somam quase um milhão visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

INÊS BOGÉA - Direção Artística e Educacional | É doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

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