NESTA SEMANA: CONCERTOS DA OSESP COM 11 MÚSICOS CHINESES INTEGRADOS À ORQUESTRA E REGÊNCIA DE KEVIN JOHN EDUSEI.


 

Apresentações celebram amizade e cooperação entre Brasil e China e trazem no programa obras de Beethoven, Ligeti e Janácek, além de Abertura do compositor chinês Li Huanzhi; performance de sexta (21/abr) será transmitida ao vivo no YouTube da Osesp.

Dando continuidade à Temporada 2023 – Sem Fronteiras na Sala São Paulo, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp apresenta concertos especiais nesta semana, entre quinta (20/abr) e sábado (22/abr). Pela primeira vez em sua história, nossa Orquestra vai dividir o palco simultaneamente com 11 instrumentistas convidados, entre eles o spalla, Li Zhe, que fazem parte da Orquestra do National Centre for the Performing Arts de Pequim – NCPA. As apresentações terão regência do alemão Kevin John Edusei e o violinista chinês Ning Feng como solista convidado (interpretando o Concerto para Violino de Beethoven). O programa terá, ainda, obras de György Ligeti (que completaria 100 anos em 2023) e Leos Janácek. Lembrando que a performance de sexta-feira (21/abr), às 20h30, será transmitida ao vivo no canal oficial da Osesp no YouTube.A comitiva chinesa, que também passará por Argentina e Uruguai, é composta por 20 representantes do NCPA no total, entre eles o vice-presidente da instituição, Zhao Tiechun. A participação dos músicos da Orquestra do NCPA nestes concertos da Osesp tem o intuito de celebrar e fortalecer a amizade e a cooperação entre Brasil e China, e é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, do Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo, do NCPA – National Centre for the Performing Arts de Pequim, e da Fundação Osesp.Abertura do Festival da Primavera, composta por Li Huanzhi (1919-2000) na década de 1950, foi originalmente escrita para ser o primeiro movimento da Suíte do Festival da Primavera e hoje é conhecida ao redor do mundo como uma peça autônoma. Festival da Primavera é o termo usado na China para aquilo que no Ocidente convencionou-se chamar de “Ano Novo Lunar” ou “Ano Novo Chinês” – as celebrações duram 15 dias. A música que ouviremos com a Osesp se refere especificamente às festividades de Shanbei, na província de Shaanxi, Noroeste da China. Muito popular em seu país de origem, a obra foi uma das 30 escolhidas, em 2007, para ser enviada ao espaço a bordo do “Chang’e nº 1”, primeiro satélite lunar da China, que transmitiu a música de volta para a Terra a uma distância de cerca de 380 mil quilômetros.O ano de 1806 foi de intensa criatividade na vida de Ludwig van Beethoven (1770-1827). Nele, o compositor completou seu Concerto para Piano nº 4, a Quarta Sinfonia e os três Quartetos “Razumovsky”, entre outras obras, além de trabalhar em sua ópera Fidelio. Em dezembro, deu-se a estreia do Concerto para Violino em Ré Maior, Op. 61, uma das grandes obras na história da música ocidental e a única que Beethoven completou para o instrumento, sob encomenda do violinista Franz Clement. O Concerto ficou pronto poucos dias antes da estreia, programada para 23 de dezembro daquele ano, e aparentemente Clement viu-se obrigado a ler boa parte da obra à primeira vista ao executá-la, dadas sua complexidade e sua concepção incomuns.Concluído em junho de 1951, o Concerto Romeno é a primeira obra orquestral em grande escala de György Ligeti (1923-2006) e um dos principais frutos criativos de suas incursões etnomusicológicas. Inspirado também na tradição da música de concerto de que era herdeiro, ele apresenta figurações e perfis melódicos que aludem à Rapsódia nº 1, do romeno George Enescu, e dialoga com a escrita orquestral das Danças Romenas, da Suíte de Danças, do Concerto para Orquestra ou do Concerto para Viola de Bartók, seu “ídolo” declarado.Encomendada para a 8ª Convenção Nacional da Sokol – associação tcheca de ginástica e instituição crucial na promoção de uma consciência nacional –, a Sinfonietta do autor tcheco Leo Janácek (1854-1928) conta com cinco movimentos. Apesar dos títulos descritivos, não se trata de uma peça programática, amarrada por uma narrativa, mas de um conjunto de sugestões. Com exceção do primeiro movimento, “Fanfarras”, todos os demais foram livremente inspirados em locais de Brno (antiga capital da Morávia, parte da atual República Tcheca) afetivamente relevantes para o compositor: “O Castelo”, “O Monastério da Rainha”, “A Rua”, “A Prefeitura”.Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OsespFundada em 1954, desde 2005 é administrada pela Fundação Osesp. Thierry Fischer tornou-se Diretor Musical e Regente Titular em 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, por Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Seus antecessores foram Yan Pascal Tortelier, John Neschling, Eleazar de Carvalho, Bruno Roccella e Souza Lima. Em 2016, a Orquestra esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê na China. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira. Em outubro de 2022, a Osesp estreou no Carnegie Hall, em Nova York, realizando dois programas – o primeiro como convidada da série oficial de assinaturas da casa, o segundo com o elogiado projeto Floresta Villa-Lobos.Orquestra do National Centre for the Performing Arts – NCPAEm 2010, a Orquestra do NCPA foi estabelecida em Pequim, evento marcante que abriu um novo capítulo no desenvolvimento sinfônico chinês. Quanto à Orquestra, em média, ocorrem mais de 100 apresentações em uma temporada anual de 48 semanas. Cooperando com grandes artistas de todo o mundo, a NCPAO fez parte de inúmeras cenas inesquecíveis, atingindo uma marca de 200.000 espectadores. Como embaixadora cultural, a NCPAO entrou em turnê pela Europa, América e Ásia, sendo a primeira orquestra chinesa a fazer parte da temporada oficial do Carnegie Hall, em Nova York, do Centro Sinfônico em Chicago, do Salão Davis em São Francisco e do Salão Sinfônico em Montreal. Lü Jia assumiu a posição de Chen Zuohuang em 2012 e tornou-se o Regente Principal, tendo também atuado como Diretor Musical a partir de 2017.Kevin John EduseiRegente Titular Convidado da Orquestra Sinfônica de Fort Worth (Texas), Kevin John Edusei é um nome frequentemente requisitado nas salas de concerto e de ópera ao redor do mundo. Na temporada 2022-23, estreia junto a orquestras do Reino Unido e dos Estados Unidos, incluindo a Filarmônica e a Sinfônica de Londres, a BBC Symphony, as Sinfônicas de Utah, Cincinnati, Baltimore e Colorado, além da Sinfônica Nacional (Washington). No festival BBC Proms, Edusei vai reger a Nona Sinfonia de Beethoven junto à Chineke! Orchestra, grupo que promove a diversidade na música clássica, especialmente para pessoas negras. Ainda nesta temporada, estreia na Royal Opera House e na English National Opera, além da própria Osesp. O maestro também atuou junto à Semperoper Dresden e à Ópera Estatal de Hannover. Atuou como Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Munique.Ning FengReconhecido internacionalmente como um artista de grande lirismo e inata musicalidade, Ning Feng tem se apresentado com algumas das maiores orquestras do mundo, como as Filarmônicas de Los Angeles, Nova York e Helsinki e as Sinfônicas de Berlim, Birmingham e das Rádios Bávara e de Frankfurt. Junto à Filarmônica de Hong Kong, realizou turnês pela Europa, Ásia e Austrália, e tem se apresentado com inúmeras orquestras em itinerâncias na China — dentre elas a Osesp, com a qual percorreu, em 2019, Pequim, Jinan e Hong Kong. Nascido em Chengdu, no sudoeste da China, vive atualmente em Berlim, onde é professor de violino na Hanns Eisler Hochschule, além de lecionar na Royal Northern College of Music (Manchester). Ning Feng se apresenta com um Stradivarius de 1710 conhecido como “Vieuxtemps Hauser”.

PROGRAMA

TEMPORADA OSESP: KEVIN JOHN EDUSEI E NING FENG

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULOMÚSICOS DA ORQUESTRA DO NATIONAL CENTRE FOR THE PERFORMING ARTS – NCPAKEVIN JOHN EDUSEI regenteNING FENG violinoLi HUANZHI | Abertura do Festival da PrimaveraLudwig van BEETHOVEN | Concerto Para Violino em Ré Maior, Op.61György LIGETI | Concert RomanescLeos JANÁCEK | Sinfonietta

SERVIÇO

20 de abril, quinta, às 20h3021 de abril, sexta, às 20h30 – Concerto Digital22 de abril, sábado, às 16h30Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16, Campos ElíseosTaxa de ocupação limite: 1.484 lugaresRecomendação etária: 07 anosIngressos: Entre R$ 50,00 e R$ 258,00 (preços inteiros)Bilheteria (INTI): Neste link(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.Estacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para portadores de necessidades especiais; 33 para idosos.

* Estudantes, pessoas acima dos 60 anos, jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idade de 15 a 29 anos, pessoas com deficiências e um acompanhante e servidores da educação (servidores do quadro de apoio – funcionários da secretaria e operacionais – e especialistas da Educação – coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores – da rede pública, estadual e municipal) têm desconto de 50% nos ingressos para os concertos da Temporada Osesp na Sala São Paulo, mediante comprovação.

A Sala São Paulo é um equipamento do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerenciada pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.

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