ÓPERA NA ESCOLA CHEGA A 10ª COM ESPETÁCULO "BASTIÃO E BASTIANA".

 


Serão 16 apresentações gratuitas, de 5 de agosto a 2 de setembro, em sete cidades do estado de São Paulo: São Caetano do Sul, Araçariguama, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Cotia

O projeto Ópera na Escola estreia no dia 5 de agosto, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, o espetáculo "Bastião e Bastiana", que marca a 10ª edição da iniciativa que tem a proposta de disseminar a música clássica em comunidades sem a oferta de ações culturais.

Ao todo, 16 escolas receberão as apresentações com entrada gratuita entre os meses de agosto e setembro. Após a estreia em São Caetano do Sul, o projeto circula por Araçariguama, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Cotia. 

O espetáculo acontece em escolas públicas abertas aos finais de semana para eventos culturais e, paralelamente à apresentação, fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra. "É muito gratificante chegarmos à 10ª edição desse projeto que cumpre um papel tão importante, sendo, muitas vezes, o primeiro contato de jovens e seus familiares com esse gênero musical. Nesses 10 anos, promovemos o acesso a apresentações artísticas de qualidade. Estudos mostram que projetos musicais têm o poder de trazer perspectiva de vida e esperança de um futuro mais justo e o Ópera na Escola vem impactando de maneira positiva”, destaca Cléia Mangueira, diretora e produtora do projeto.

Para Lucimara Batista de Lima, diretora da E.M Assis José de Oliveira, de Cotia, é um orgulho e desafio receber o projeto . "Orgulho, porque o projeto é maravilhoso, com profissionais excelentes. E um desafio, porque é um tipo de espetáculo que os alunos raramente têm acesso, por isso é vital levarmos até eles", completa.

Bastião e Bastiana

Para marcar sua 10ª edição, o projeto apresenta uma adaptação de "Bastião e Bastiana", famosa obra do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, que conta a história da pastora Bastiana, que chora a perda de Bastião, jovem que nega seu amor em nome de uma rica dama do castelo.

“Quem nunca se perguntou se é verdade que dinheiro não compra felicidade? Dividido entre o amor da sua pastora Bastiana e os tesouros da bela dama, Bastião nos convida a pensar: qual o valor que o amor tem em nossas vidas? Qual a importância que damos à fidelidade dentro de uma relação? Através de uma mistura de delicadeza e humor, de inocência e ironia, ‘Bastião e Bastiana’ nos faz rir de suas personagens e, através dessa risada, refletir sobre nós mesmos”, explica Mauricio Veloso, diretor cênico do espetáculo e responsável pela tradução e adaptação da obra.

O projeto Ópera na Escola é realizado pela Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, através do Instituto Gerdau, firmado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC ICMS.

Confira a programação

Projeto Ópera na Escola | Espetáculo "Bastião e Bastiana"

Entrada gratuita

05 de agosto | São Caetano do Sul 

10h - EMEF Dom Benedito Paulo Alves de Souza: R. Martim Francisco, 177 - Santa Paula

13h - EMEF Ângelo Raphael Pellegrino: Estrada das Lágrimas, 1656 - Mauá

06 de agosto | Araçariguama

10h - EMEIF Rada Smaili: Estrada da Pedreira Santa Rita S/N - Lagoa

14h - EMEIF Rosalina Silvestrini Bonifacio: Estrada Imperial, 25 - Santa Ella

12 de agosto | São José dos Campos

10h - E.E Elmano Ferreira Veloso: R. Monte Azul, 795 - Chácaras Reunidas

14h - E.E Profº Alceu Maynard Araújo: R. dos Miosótis, 75 - Jardim Motorama

19 de agosto | Pindamonhangaba

10h30 - E.M Profº Joaquim Pereira da Silva: R. Dr. Carlos Martins de Almeida Júnior, S/N - Res. Mantiqueira

14h30 - E.M João Kolenda Lemos: Estr. Mun. Carlos Lopes Guedes Filho, 2625, B - Araretama

20 de agosto | Guarulhos

10h - E.E Profº Antônio Rosas da Silva Galvão: Rua Zeferino Alves de Oliveira, S/N - Jardim Pte. Alta I

14h - E.E Profº Flávio Xavier Arantes: R. Miguel Fer. Maldonado, 276, Jd. Sta. Rita/Taboão

26 de agosto | Pindamonhangaba 

10h30 - E.M Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães: Av. Dr. João Ribeiro, 131, Jardim Boa Vista

14h30 - E.M Profª. Julieta Reale Vieira Tv. da Rua Felício Carpana Vitalli, 149 - Castolira

27 de agosto | Mogi das Cruzes

10h - E.E Profª Lucinda Bastos - Rua São Jorge, 50 - Conj. Res. Santo Ângelo

14h - E.E. Isabel Ferreira da Silva Belinha Rua José Benedito dos Santos, 187 - Vila Brasileira

02 de setembro | Cotia  

10h30 - E.M Assis José de Oliveira: Av. Pref. Ivo Mário Isaac Pires, km 8 - Vila do Apache

14h30 - Centro Educacional Unificado Cotia CEUC: Av. Luiz Sacramento, 730 - Caucaia do Alto

Sobre a Tulipa Produções Artísticas

A produtora atua na gestão, administração e produção cultural e realiza projetos nas áreas de música clássica, ópera, teatro e artes plásticas. Dentre os principais projetos, são destaques, o projeto Ópera na Escola – na oitava edição, as produções operísticas Il Matrimonio Segreto (coprodução com Ato Primo Produções Culturais), A WaterBird Talk, The Bear, I Pagliacci realizadas no Theatro São Pedro e L’Enfant et lês Sortilèges para comemoração do Centenário do Theatro Municipal de São Paulo. Por esse último projeto, conquistou o Prêmio Carlos Gomes 2012 como melhor produção operística.

Comentários